Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dicas de estudo para os próximos concursos

Publicado em 1 de setembro de 2016 por - 6 Comentários

dicas-01-09-2016-blogPara ajudar na sua preparação, separamos dicas de estudo para os concursos públicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Tribunais Regionais Eleitorais de São Paulo e Pernambuco (TRE SP e TRE PE). Estes órgãos já divulgaram seus editais, as inscrições iniciam em breve. Veja também mais sugestões nas Dicas do Aprova!

Plano de estudos
Defina quais serão os horários dedicados ao estudo, sugerimos que crie um quadro mensal com as atividades obrigatórias, como trabalho, aulas, compromissos já assumidos e lazer. O importante é que fique evidente qual é o tempo disponível para o estudo.

A partir daí, você poderá distribuir as disciplinas, separando horários para todas a cada semana ou, no máximo, a cada quinzena, sempre lembrando de deixar intervalos a cada hora e meia ou duas horas de estudo. Porém, não fique preso ao quadro caso não consiga segui-lo à risca, imprevistos acontecem. O objetivo é sempre tentar cumprir da melhor forma possível a meta estabelecida.

Percebendo que tem condições de estudar por mais tempo do que o estabelecido, você pode aumentar um pouco o período de estudo no quadro de horários. Desde que não comprometa seu sono ou até mesmo o tempo reservado para o lazer. Porém, se observar que não consegue render tudo que é necessário, talvez seja melhor alterar o quadro de horários, reduzindo o tempo de estudo até ter reais condições de aumentá-lo. Isso evitará a frustração em não cumprir a meta, que pode acabar te desmotivando e atrapalhando no longo prazo.

Resolva questões de concursos anteriores da Anvisa e do TRE SP

Motivação
Você que trabalha o dia todo, cuida da casa e ainda precisa reunir forças para estudar deve manter o pensamento no desejo de conquistar uma vida melhor. Estabelecer uma meta para o dia ajuda bastante, é mais simples cumprir algo definido do que decidir na hora, quando outros fatores podem interferir, atrapalhando sua concentração.

Quem estuda à noite, após o trabalho, ao chegar faça apenas o que for preciso para iniciar os estudos (alimentação, banho, troca de roupa). Deixe pra lá a tentação de ligar computador ou TV, alguns minutos de pesquisa ou relaxamento podem ser uma armadilha. Encare a preparação para o concurso como o treino de um atleta, tentando manter um ritmo com o passar do tempo, criando um hábito.

Mesmo sabendo que deve estudar todas as matérias, sempre tem aquelas preferidas que você se identifica e até sabe um pouco mais, e as “odiadas” que são encaradas como mais difíceis. Como a prova cobrará todas elas, o importante é balancear os estudos, dedicando mais tempo ao que menos se sabe. Mais produtivo ainda é encarar todas as matérias como etapas para a vaga, sem rotulá-las, sabendo que todo o conhecimento adquirido irá te ajudar na conquista da vaga.

Acompanhe as novidades no Facebook: clique aqui para curtir!

Revisões e correções
Ao chegar no fim de uma matéria, volte ao início sucessivas vezes, até ter certeza que conseguiu absorver aquele conteúdo. Essa repetição facilitará à memorização, mas, para não tornar o processo chato, na primeira vez leia a teoria e faça exercícios, na segunda acrescente fichas com o resumo da disciplina.

Procure também por provas recentes realizadas pelo órgãos, ou até mesmo pela banca organizadora, para cargos semelhantes. Mas fique atento aos gabaritos que possam estar desatualizados, disciplinas como informática e legislação, por exemplo, sofrem constantes modificações.

Como em qualquer outro projeto de médio/longo prazo, serão necessários ajustes de estratégia na preparação para o concurso público. A cada mês trace novas metas, e prepare novos quadro de horários, com base em seu desempenho no mês anterior. As reprovações não devem ser vistas como fracassos, mas sim como oportunidade para revisão e ajuste da preparação.

Veja também os comentários sobre os editais da Anvisa, TRE PE e TRE SP


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

6 comentários

  • Joel Rodrigues Galvão

    Eu tenho dúvida sobre os termos “dia-a-dia” e dia a dia”.O Dicionário registra as duas formas. Orienta que “dia a dia” é cotidiano. Acontece que “diia-a-dia tambbém é cotidiano. Queria sua opinião a sua opinião pessoal, e se possível que mande exemplos.

  • angela

    uma duvida… com todas as video aulas, sera necessario a compra do livro do edital ?
    Desde ja agradeco !

  • Camylla Mendes

    Eu tenho uma duvida. No final de cada aula do curso da Anvisa, alguns professores falam para fazer os exercícios, até o momento não encontrei. Alguém poderia ajudar?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Camylla

      Veja questões de concursos anteriores neste link
      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/09/01/anvisa-resolva-questoes-de-concursos-anteriores/

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *