Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Quais são os pontos mais importantes do edital?

Publicado em 15 de agosto de 2016 por - 8 Comentários

edital_1O documento que regulariza os concursos, mais conhecidos como edital, pode se tornar um “bicho de sete cabeças” quando visto pela primeira vez (e às vezes até pela segunda e terceira vez também). São muitas informações que devem ser lidas com atenção e cuidado. Mas para que você não se perca em meio aos prazos, dados e cargos, criamos um mini-manual para te ajudar.
 
1. Eu quero participar desse concurso?
Para decidir se você será ou não um candidato no concurso é preciso procurar por algumas informações: Quais são os cargos oferecidos? Qual o salário? Qual a cidade de lotação? (ou seja, onde você irá trabalhar se passar no certame) e qual a jornada de trabalho?
 
Dica: Depois de ler o edital completo, você pode apertar a tecla “F3” do teclado e pesquisar uma palavra, como “vagas”, e assim encontrar a informação de forma mais fácil.
 
Cuidado: É importante prestar atenção se o concurso abriu vagas ou formação de cadastro de reserva. Se for a segunda opção, isso significa que são vagas que surgirão durante a validade do concurso, nada de contratação imediata.
 
2. Eu posso participar desse concurso?

Os requisitos para cada cargo precisam ser observados com cuidado. Normalmente está nítido já no início do edital se as vagas são para nível fundamental, médio, técnico ou superior. Às vezes, ainda é cobrado alguns cursos específicos ou Carteira Nacional de Habilitação.

 

Tirando as especificações de cada concurso há exigências gerais que não mudam a cada edital, elas costumam ser:
– ser brasileiro nato ou naturalizado;
– estar de acordo com o Serviço Militar Obrigatório, se o candidato for do sexo masculino;
– ter no mínimo 18 anos completados na data da posse;
– ter situação regular perante a legislação eleitoral;
– comprovar a escolaridade exigida para o cargo;
– possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
– cumprir as determinações do edital.
 
3. Quais são os prazos?
Não adianta o concurso ser perfeito para você, mas o prazo de inscrição já ter terminado. É preciso ficar de olho nas datas das seguintes etapas: Inscrição, provas, divulgação de gabarito e resultado final.
 
Por falar em inscrições, no edital também há o endereço físico ou eletrônico para se inscrever na seleção, assim como a taxa que será cobrada nesta etapa. O ideal é se inscrever logo ou anotar em uma agenda caso as inscrições ainda não estejam abertas.
 
Atenção: Se você pretende solicitar a isenção da taxa de inscrição é preciso ficar atento, pois o prazo é diferenciado. E é melhor ser rápido, pois se o seu pedido for negado, você ainda pode se inscrever no concurso mediante ao pagamento da taxa.
 
4. O que será cobrado?
O conteúdo da prova objetiva ou discursiva é diferente entre os cargos. O detalhamento sobre o que será cobrado para cada disciplina normalmente está no fim do edital ou em anexo.
 
Aqui, já entra o planejamento de estudos, para que o concurseiro consiga reforçar e aprender todas as matérias que serão cobradas no dia da prova.
 
 
É isso concurseiro, como regra geral vale fazer seu próprio resumo do edital publicado, frisando as informações e datas importantes, para conseguir consultar esse conteúdo sempre que necessário. Bons estudos!

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

8 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *