Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 dicas para gerenciar melhor seu tempo de estudo

Publicado em 11 de agosto de 2016 por - 24 Comentários

tempo-dica

Tempo, um bem tão precioso que tantas vezes nos escapa entre os dedos. Falamos que não temos tempo para isso ou para aquilo, mas estamos cada vez mais adicionando tarefas em nosso dia, e ele ainda continua contendo as mesmas 24 horas de mil anos atrás. Mas esse período diário pode se tornar pouco ou suficiente para seus estudos, só depende da sua organização.

Para ajudar a gerenciar as atividades da vida de concurseiro, separamos cinco dicas fundamentais para que você e esse tal de tempo comecem a se entender melhor. Vamos lá?

 

Organize a sua rotina!
Esse é o momento de pegar uma folha de papel e uma caneta e fazer uma tabelinha com os horários das suas principais atividades diárias, aquelas que consomem mais o seu tempo. Como por exemplo, trabalho no período das 8h às 17h, aqui é importante também contar com o deslocamento da volta para casa. Assim, é possível saber quanto tempo disponível você tem para os estudos.

E a partir disso, conseguir se programar para por exemplo: Estudar Língua Portuguesa – Das 21h às 22h. Defina sempre os horários de início e término. Criar uma rotina de estudos é importante para acostumar seu corpo e sua mente para aquela tarefa, do mesmo jeito que sabemos que perto das 12h é o horário do almoço.

 

Carregue os materiais de estudo com você!
Sabe aquele tempo no ônibus até chegar ao trabalho? Ou a espera na fila do banco ou no consultório médio? Esse tempo é valioso se você souber aproveitar. Por isso, carregue sempre suas anotações na bolsa, um fone de ouvido para conseguir acompanhar as videoaulas do Aprova Concursos ou até um aplicativo de gravador de voz no celular, assim você pode deixar recadinhos para si mesmo, como “estudar sobre o uso da crase”.

 

Mantenha seu ambiente de estudos organizado!
É difícil ser organizado em um local bagunçado. Então é importante que o seu espaço de estudos esteja sempre bem organizado. Assim você conseguirá encontrar aquele caderno de anotações ou o livro indicado pelo professor na videoaula de forma rápida, sem perder tempo. Um local com boa iluminação e ventilação adequada também pode te ajudar a render mais!

 

Não exagere!
Você não é uma máquina de estudos, então não se programe para estudar o dia todo sem nenhum descanso. Respeite seus limites e as necessidades do seu corpo. Para conseguir seguir as metas pré-estabelecidas em sua tabela de atividades, mencionada na primeira dica, é preciso parcimônia.

 

É preciso adequar o método!
Somos todos diferentes, então não há um padrão comum a todos. O importante é experimentar e se for preciso adaptar. Com qual matéria eu devo começar os estudos de hoje: Com a mais fácil ou a mais difícil? A mais extensa ou a mais curta? E a resposta é: Com qual você preferir. E se não der certo começar com a mais fácil, tenta inverter. Aos poucos você cria um jeito próprio e funcional de estudar.

 

Bom estudo, concurseiros!

Gostou das nossas dicas? Quer indicar algum tema para a próxima edição? Comenta e conta pra gente!

 

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

24 comentários

  • Nadja Delmira Barbosa

    Gostaria de saber se tem estimativa do concurso da receita federal. É às prováveis disciplinas que cairão

  • claudiane

    Amei as dicas, vou colocar em prática.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Claudinei,
      Isso mesmo, essa é hora de colocar em prática.
      Temos outra matéria sobre como se manter motivado nos estudos que também pode te ajudar, segue o link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/08/30/5-dicas-para-manter-motivacao-e-o-foco-nos-estudos/

      Bons estudos, abraços!

  • luciano ferreira da silva

    boa noite, gostei das dicas faço três matérias por dia mais exercícios estou no caminho certo. muito obrigado.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Luciano,
      Está no caminho certo, parabéns!
      Temos outro artigo que também pode te ajudar, com dicas para que você se mantenha motivado e focado nos estudos, segue o link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/08/30/5-dicas-para-manter-motivacao-e-o-foco-nos-estudos/

      Bons estudos, abraços!

  • Ângelo Beck

    Normalmente consigo me concentrar mais nas primeiras horas de estudos. Por isto, inicio pelas matérias novas. Quando sinto que a mente já está começando a se desconcentrar, então passo a rever matérias já conhecidas, das quais não vou sofrer muito se me desconcentrar um pouco.

    • Andréa Faria

      Gostei da dica! Vou tentar seguir! Obrigada

      • Blog Aprova Concursos

        Olá Andréa,
        Ficamos felizes que tenha gostado, toda semana terá uma matéria nova com outras dicas.
        O novo texto sobre o assunto acabou de ser postado, e aborda sobre motivação e foco nos estudos, segue o link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/08/30/5-dicas-para-manter-motivacao-e-o-foco-nos-estudos/

        Bons estudos, abraços!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Ângelo,
      Essa é uma boa tática. O segredo é você não pegar nenhuma fórmula pronta, as dicas são legais para você manter uma base e ir adequando, levando em conta a sua rotina.

      Temos outro artigo que também pode te ajudar, com dicas para se manter motivado e focado nos estudos, segue o link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/08/30/5-dicas-para-manter-motivacao-e-o-foco-nos-estudos/

      Bons estudos, abraços!

  • ADRIANA CRISTINA DO NASCIMENTO NÓBREGA

    Dicas hiper importantes. Obg.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Adriana,
      Ficamos felizes que tenha gostado. Toda semana teremos novas postagens com dicas aqui no blog, continue acompanhando.

      Bons estudos, abraços!

  • Franciele

    Gostei das Dicas

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Franciele,
      Que bom que gostou. Já deu uma olhada na nossa outra matéria sobre com dicas sobre os pontos mais importantes do edital? Segue o link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/08/15/quais-sao-os-pontos-mais-importantes-do-edital/

      Bons estudos, abraço!

  • rodny

    Rodny gostei das dicas muito boas….

  • FABRICIO JOSE

    Em relação a quantidade de horas … Quantas horas de estudo por dia são indicadas? Visando sempre uma maior eficiência e aprendizado máximo do estudante…

    Desde já agradeço
    Obrigado

    E em relação a prf alguma novidade…

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Fabricio,
      Infelizmente não há uma fórmula mágica, você precisa tentar e ir adaptando a sua rotina.
      Mas vale definir algumas metas de estudos por dia ou por semana, assim você consegue ter uma noção de quantas horas precisa.

      Já sobre a Polícia Rodoviária Federal, a última notícia que temos é que o concurso está previsto e que já foi aprovada a criação de 1.500 vagas. Se quiser saber mais pode acessar esse link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/06/06/aprovada-criacao-de-1-500-vagas-na-prf/

      Bons estudos, abraços!

  • neandres

    legal essas dicas só me falta coloca lás em pratica …………..

    • Blog Aprova Concursos

      Bom dia!
      Essa é a hora, comece agora mesmo a colocá-las em prática.
      Há um outro artigo que também pode te ajudar nessa jornada, o texto aborda sobre como se manter motivado e focado nos estudos, segue o link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/08/30/5-dicas-para-manter-motivacao-e-o-foco-nos-estudos/

      Boa sorte.
      Abraços!

  • claudiane

    Por favor,o aprova tem alguma informação sobre o concurso do TRE do tocantins?

  • claudiane

    E o concurso da PF nível médio, tem alguma previsão? Agradeço à atenção do aprova concurso.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Claudiane, tudo bem?
      A expectativa é de que a Polícia Federal divulgue um edital ainda neste ano.
      Continue acompanhado as notícias em nosso blog e também na página facebook.com/aprovaconcursos/
      Abraços,

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *