Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

História de Sucesso – Aprovação no concurso do INSS

Publicado em 6 de julho de 2016 por - 39 Comentários

CinthyaNunca desistir!
Este foi o lema da candidata Cinthya Carelyne Teixeira dos Anjos Hohlenwerger, 32 anos, de Barra do Garças/MT, ao disputar uma vaga no concorrido concurso do INSS 2015/16, para o cargo de Técnico do Seguro Social.

Com nota final de 100.00 na prova objetiva, para a gerência executiva de Mato Grosso, Cinthya já se considera aprovada no concurso e comemora orgulhosa.

Como aluna do plano de Assinatura Completa do Aprova Concursos, ela foi convidada a compartilhar, de forma bastante breve, sua rotina de estudos e experiência como concurseira. Confira as informações na entrevista abaixo:

1) Como foi feita a sua preparação para o concurso do INSS?

Eu foquei em assistir as videoaulas do Aprova Concursos, sempre seguindo com as leis e fazendo anotações. Após ver o conteúdo fazia diversas revisões e resolvia inúmeros exercícios.
Como optei pelo plano de Assinatura Completa, assisti muitos professores de Português e aprendi bastante. Em todos os concursos que fiz, esta matéria foi um diferencial. Tanto, que gabaritei a disciplina na prova do INSS.

2) Qual era sua rotina de estudos?

Eu costumava dividir as matérias por grau de dificuldade. As disciplinas de Português e Direito Previdenciário eram estudadas todos os dias, e o restante ia alternando. Uma coisa que me ajudou bastante foi colocar sempre as matérias mais importantes no início dos estudos. Porém, quando batia o cansaço, eu revisava o conteúdo ouvindo as aulas novamente.

3) Quantas horas eram dedicadas diariamente à sua aprovação?

Minha rotina incluía 6h por dia de estudo, cronometradas. Assim que resolvi prestar concursos, pedi demissão do meu emprego para poder me dedicar integralmente.

4) Como era feita a distribuição do seu tempo? Largou mão de sair com amigos, baladas, diversão, academia ou conciliou com os estudos?

O estudo tomava conta do meu dia, e no período da noite buscava alguma atividade física, como andar de bicicleta ou fazer uma caminhada (isso, quando eu tinha coragem!). Na minha rotina de preparação não incluí estudos no fim de semana, assim, tive tempo para tudo.

5) Você já tentou outros concursos públicos? Foi aprovada em mais algum?

Sim. Prestei bastante. No início eu nem aparecia nas listas. Depois, o meu desempenho foi melhorando, minhas notas aumentaram e nas últimas provas consegui excelentes resultados como: Banco do Brasil – Aprovada em 30º lugar de 40 vagas; DETRAN (MT) – Cadastro de Reserva (38º lugar); Tribunal Regional Eleitoral – Cadastro de Reserva (15º nas cotas para negros) e Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ MT) – Aprovada em 1º lugar da Comarca. E por fim, INSS – Aprovada em 10º lugar de 15 vagas.

6) Pretende prestar outros concursos?

Sim. Ainda quero disputar uma vaga para Analista do Seguro Social e Analista do TRE.

7) Qual foi o papel da mentoria na sua aprovação?

A mentoria foi essencial! Meu mentor me ajudou muito com as dicas de estudo e também sobre como conciliar as revisões com exercício. Uma semana antes da prova, eu estava muito nervosa e ele me ensinou algumas técnicas de respiração para controle da ansiedade. Isso sem contar que ele me deu o maior presente de aprovação: falar pelo Skype com o professor Antonio Kozikoski! Neste dia, fiquei tão feliz quanto no dia do resultado do concurso.

8) Qual seria o principal conselho para quem está ingressando na rotina de concurseiro?

Nunca desistir, mesmo nos momentos de desânimo!

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

39 comentários

  • Isabel

    Parabéns Cinthya!!!

  • lucinea

    Parabéns Cinthya , Sei o quanto as vezes é difícil estudar, são imprevisto que acontece, mais com força de vontade e dedicação a pessoa consegue, eu também estudei com o aprova e fiz a prova de técnico do inss , eu consegui 78 pontos, Mais uma vez parabéns.

  • DAIANA SANTOS

    Parabéns!!! vc mereceu!!!

  • Michael bastos

    Quando sairá a classificação final??? Já com a nota de corte???

  • Michael bastos

    E parabéns cinthya!!!

  • Marlon

    Parabéns Cinthya por mais uma conquista, você é merecedora dessa vitória. Que resultados assim possa se repetir mais na sua vida. Sucesso grande abraços

  • Aclecio Cardoso Dos Santos

    Parabéns amiga, com fé em Deus e com muita dedicação, conseguimos as nossas conquistas, sucesso e espero que você seja logo convocada e muita paz e saúde.

  • Anne

    Cinthya, parabéns e parabéns pela futura aprovação de analista também. Porque do jeito que você tá organizada, estudando e focada já sei que vai ter boa sorte. Quanto mais estudo, mais sorte. Hahaha!

  • Patricia Takahashi

    Parabéns que você seja muito feliz Cinthya!! Parabéns ao Aprova e seus mentores !!

  • Larissa Alves

    Caracaaaa! Mais que meus parabéns.. Acompanhei um pouco da sua jordana e vi que você mais que merecia! Sucesso negaaa 😘

  • Juliana Almeida

    Parabéns Cinthya, por essa conquista!

  • Rosane

    Parabéns Cinthya, é isso mesmo, dedicação faz toda a diferença!

  • Oswaldo

    Muito bom.. PARABÉNS!! Nunca desistir, mesmo nos momentos de desânimo!
    Uma vez, o professor André Barbieri disse: “Um dia mal estudado é melhor do que um dia não estudado”. Isso ficou na minha cabeça e nesses 2 anos de jornada não teve um dia sequer que não alcancei minha meta diária. Muito obrigado por isso

  • jose antonio teixeira lima

    Acredito que poucos candidatos tem uma história concurseira iqual a minha, esse termo concurseiro fiquei conhecendo muito tempo depois , pois bem ,um sucinto curriculo ajuda muito as pessoas conhecerem meu caso e se expelhar para suas vitórias :engenheiro de minas turma de 1983(escola de minas de ouro preto) , fisico pela UFES , LICENCIADO EM CIENCIAS , ADOVOGADO DE CARTEIRINHA AHAHAHAHAHAHAHAHA , ESPECIALISTA EM ENG SANITARIA E AMBIENTAL , ESPECIALISTA EM ENG DE SEGURANÇA DO TRABALHO , PROFESSOR CONCURSADO DO INSTITUTO FEDERAL DO ES , PROFESSOR CONCURSADO EM FISICA DO ENSINO MEDIO DO ES, BOM AGORA EM FINAL DE CARREIRA TO LIGADO EM SER AUDITOR FISCAL DO TRABALHO PRA AMARRAR O BURO NA SOMBRA AHAHAHAHAHAHA, FELICIDADES A TODO O IMPORTANTE É SER FELIZ NO QUE FAZ O RESTO É BRINCADEIRA.

  • Juliana

    As cotas raciais ajudou a Cinthya nas aprovações? Até quando as cotas vão valer nos concursos?

    Não sou cotista mas acho bastante interessante o assunto.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Juliana, tudo bem?
      Em nossa conversa com a Cinthya, ela não mencionou a cota no último concurso. Por isso, não sabemos se ela concorreu por este método ou não.
      E com relação a validade das cotas nos concursos, acreditamos que não exista um prazo de validade fixado.
      Um abraço,

      • Juliana

        Ela menciona na verdade um dos Concursos que ela concorreu com cota racial: Tribunal Regional Eleitoral, outros não está explícito. Com certeza foi uma boa história de sucesso!
        Eu passei em alguns concursos estudando por conta própria, porém, na ampla concorrência: Prefeitura de Campo largo PR, Prefeitura Fazenda Rio grande. Consegui uma classificação razoável de 71º lugar no último e 80º lugar em Campo largo.
        Entretanto, os mais concorridos, necessito de suporte, por isso estou estudando em um novo concurso aqui.

    • Cinthya

      Oi Juliana.. nossa, antes tarde do q nunca… mas enfim.. olha só: do TJ/MT eu entrei nas cotas pq só tinha 1 vaga.. daí trabalhei 1 ano lá até ser chamada. Já no INSS eu fiz a inscrição como negra/parda mas minha nota ficou dentro da Ampla Concorrência por isso saí das cotas. O ruim é que na escolha das cidades os 3 cotistas escolheram na minha frente, mas enfim… está sendo ótimo!!
      Abraço e desculpa a demora.

  • José Conrado

    Parabéns , Cinthia. A perseverança deve ser nossa companheira

  • Elizabete Flôres

    Linda flor Cintya, meus parabéns! Deus a abençoe! Abraços! E muito obrigada, pelas dicas!

  • Alexsandra Marter

    Parabéns e muito sucesso

  • GISELE JUVENCIO

    Parabénssssssssssssssssss

  • Elaine Santiago

    Parabéns Cinthya pela conquista!! Muito guerreira. Também fui aprovada, sou da GEX -Feira de Santana -BA , mas ainda não fui nomeada, não sei se já está trabalhando ou ainda passa por esse tormento que está sendo as autorizações.

  • Natal

    Bacana sua história… Parabéns! Estou tentando a algum tempo e vou conseguir. Quando passar vou enviar um abraço para a galera do aprova. As vezes me falta força, mas é como disse a chamada daquele filme do karatê kid: “Render-se nunca, desistir jamais!”
    Minha família precisa de mim…

  • maisa

    Deus abençoe vc, fico feliz pela vitoria das pessoas, um dia tbm vai chegar a minha vez.

  • Oriel

    Parabéns!! Sucesso!!

  • Bruna Cristina

    Parabéns pela dedicação, muito merecido !!!

  • Dayane Martins

    Cinthya parabéns, admirável a sua força e determinação, pessoas como você são exemplo para nós, espero ter a mesma determinação sua.

  • Madalena

    Amei as dicas, especialmente esta: “Um dia mal estudado é melhor do que um dia não estudado”. Obrigada, Cinthya, pelo up. Sucesso sempre.

  • alecio a b oliveira

    Muito legal, pois estou iniciando este percurso, onde sei que será desgastante, mas espero com muito esforço e bençãos divinas consiga meu objetivo.
    Parabéns Cinthya, pois é motivador ler sua história.

  • Eduardo Sylvio

    Parabéns Cinthia! Obrigado por trazer o seu grande exemplo de dedicação aos estudos, pois isso nos estimula em muito a nossa caminhada estudantil. Você é um grande exemplo para quem quer vencer na vida, num país onde seus governantes e a própria mídia em geral não privilegia a educação.

  • Valdeci

    Parabéns Guerreira!

  • Silvio Sanches

    Parabéns Cinthya, e muito animador ver que todo o esforço não foi em vão !!!

  • Thiago Ribeiro

    Parabéns voce tem tudo que merece, se parou uma vez na vida para querer algo melhor e foi atras disso, fez por onde, entao voce merece tudo que tem…

  • césar de urzedo menezes

    parabéns cinthia, estou também nessa luta para o concurso do da SEE/MG e agora que vi como estudou, acho que estou no caminho certo porque coincidiu muito a sua maneira de estudar com a minha, espero que tenho a mesma capacidade e tranquilidade na hora da prova. abraço e obrigado por compartilhar com a gente sua maneira de estudo.

  • Dilma Oliveira

    Cinthya você é merecedora de tudo que plantou!!!
    Parabéns!!! Adorei saber sua história!!

  • kell alberth

    Com relação à pergunta da Julyana sobre a validade das cotas…
    A Lei 12.990/2014 determina 20% das vagas “oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União” serão reservadas aos negros, sempre que o número de vagas for superior a 3 […]. A medida implementada por essa lei tem natureza de ação afirmativa, restringe-se à esfera federal e tem duração determinada: 10 anos. (Leandro Bortoleto, p. 207, 2018)
    Deficientes, segundo a Lei 8.112/90, será de no mínimo 5% e no máximo 20%. Válido apenas para a esfera federal.

  • JUCELMA SILVEIRA FIGUEIREDO

    PARABENS CINTHYA

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *