Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Mulheres podem seguir carreira para general

Publicado em 23 de maio de 2016 por - 3 Comentários

espcexPela primeira vez na história, o Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) abriu 40 vagas para candidatas do sexo feminino. A sede da instituição, em Campinas/SP, passou por obras e está pronta para receber as alunas.  As mulheres poderão posteriormente ir à linha de combate e, assumir o cargo de Comandante em 2063, após uma longa carreira militar.

De acordo com o coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, comandante e diretor de ensino da unidade, em entrevista ao portal G1,  a procura das mulheres pela carreira militar tem sido grande. Nas primeiras semanas de inscrição, dos 28.900 interessados em fazer a prova, 7.600 são mulheres.  “Dentro das Forças Armadas, na linha bélica, o Exército é o último a integrar a mulher. Elas são muito determinadas e destemidas, vão puxar para cima nosso nível intelectual, como já acontece nas escolas militares. Espero receber, no dia 24 de janeiro, 40 moças extremamente preparadas”, ressalta o comandante.

Depois de um ano de curso na EsPCEx, as aprovadas seguirão para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com opção de especialização no Quadro de Material Bélico ou Serviço de Intendência. As mulheres que ingressarem no próximo ano serão oficiais do exército em 2021 e, a partir daí precisarão chegar às patentes de 2º tenente, 1º tenente, capitã, major, tenente coronel, coronel, general de brigada, general de divisão, general de exército e, só depois, comandante do exército. Com a mudança, o Exército Brasileiro passa a seguir os exemplos dos EUA, Israel e Inglaterra, que já possuem mulheres prontas para combate.

Em caso de gravidez, de acordo com o edital do concurso, as alunas poderão trancar suas matrículas durante toda a gestação e no período da licença maternidade. Voltando a estudar no início do ano letivo, ou seja, em janeiro seguinte.

O concurso
As inscrições para a EsPCEx seguem abertas até 28 de junho. Para participar é necessário ter concluído ou estar cursando a 3ª série do Ensino Médio; idade entre 17 a 22 anos (até 31 de dezembro de 2017); altura mínima de 1,60m (masculino) e 1,55m (feminino).

ESTUDE PARA ESTE CONCURSO COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 725 8888

Na primeira fase de avaliação os candidatos passarão pelo Exame Intelectual, com provas escritas, nos dias 10 e 11 de setembro de 2016. O período de instrução e formação é de um ano em regime de internato. Dentre os benefícios, o aluno recebe auxílio fardamento, ajuda de custo mensal de R$ 969,54, alimentação, assistência médica e odontológica.

Após a conclusão da EsPCEx, o aluno ingressa na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende/RJ para um curso de quatro anos. Forma-se Aspirante a Oficial com vencimentos de R$ 5.622,00.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *