Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Mulheres poderão optar por serviço militar

Publicado em 12 de fevereiro de 2016 por - 5 Comentários

Concurso Senado FederalEstá em pauta para discussão na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no próximo dia 18, um projeto que dará às mulheres o direito de prestar o serviço militar (PLS 213/2015). A comissão realizará reunião deliberativa após sabatina de indicado a embaixador do Brasil na Coreia.

O projeto altera a Lei do Serviço Militar (Lei 4.375/1964) para garantir às mulheres a prestação voluntária do serviço, com alistamento no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica no ano em que completarem 18 anos.

De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora da proposta, a ação tem caráter afirmativo, proporcionando às mulheres a oportunidade de seguir a carreira militar. Lídice da Mata (PSB-BA), relatora, foi favorável ao texto apresentando emenda para determinar que as despesas decorrentes da prestação voluntária do serviço militar por mulheres sejam custeadas com recursos orçamentários específicos.

Haverá necessidade de construção de alojamentos e vestiários apropriados, além da confecção de vestimenta específica, entre outras despesas. Os órgãos responsáveis pelo serviço militar terão até dois anos após a publicação da nova lei para oferecer o serviço às brasileiras.

Com informações da Agência Senado.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 comentários

  • joão paulo

    quem falou pra Lídice da Mata que quem presta serviço voluntário segue carreira?
    isso é inconstitucional, tem que fazer prova, prova e títulos para ingressar em órgão público para carreira permanente.

    • Driele

      Quem falou para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que quem presta serviço voluntário segue carreira???
      Acho que a pergunta correta seria essa, ou não?

    • Felipe Mariano

      Você acha que essa corja comunista se dá ao trabalho de ler constituição? Ou melhor, de ler alguma coisa que não seja os seus sapiritos? Admira-me o fato de Vanessa Grazziotin ter feito essa proposta, geralmente correm como o diabo da cruz quando o assunto é militar.

  • Michelle Osse

    Concordo plenamente com o João, quem presta serviço voluntário não segue carreira sem prestar o concurso propriamente dito, já que não há plano de carreira para quem serve o serviço voluntário.
    Agora sou a favor de ter o serviço militar, já que foi aberto concursos como a AMAN para mulher, porque ela então deve prestar o serviço obrigatório também?

  • Felipe Mariano

    Tem mais é que extinguir essa aberração de serviço obrigatório, onde já se viu? Lei remanescente de ditadura passou limpinha na belíssima constituição de 1988, grandes coisas, não basta termos republica com seus infinitos problemas? serviço voluntário… Essa é boa.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *