Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Projeto de Lei considera deficiente quem tiver perda auditiva unilateral

Publicado em 31 de dezembro de 2015 por - 30 Comentários

senado-federalApós aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei PL 1361/15, que inclui na lista de pessoas deficientes quem tiver perda auditiva unilateral, segue para o Senado Federal.

A proposta, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá, estabelece que a deficiência auditiva constitui a perda unilateral ou bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 hertz, 1.000 hertz, 2.000 hertz e 3.000 hertz.

Na justificativa da proposta, o autor explica que a perda auditiva unilateral sendo considerada como deficiência possibilitará o acesso à reserva de vagas em concursos públicos e na chamada “Lei de Cotas”.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

30 comentários

  • Carlos Eduardo Leite Gimenez

    Tenho deficiência auditiva no ouvido esquerdo e gostaria de saber as vantagens no caso de participar de um concurso público

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Carlos

      Este projeto de lei ainda seguirá para análise do Senado Federal.

      Abs.

    • farias

      olha, o projeto está na CCJ do Senado e corre o risco de não ser aprovado. É preciso mobilizar as pessoas que se enquadram nesta condição pois, caso contrário, ficará pendurado por muitos anos…há projetos no Senado parado desde 2008.

    • Paula Garcia

      Olá!!! Carlos!!! Seja bem vindo na página do facebook e no grupo “Deficiência Auditiva Unilateral” lá tentamos nos manter sempre atualizados quanto ao tema.
      Vote também na PL 1361/2015 que tem a proposta de garantir na inclusão dos deficientes auditivos como deficientes pela lei.
      Abraços.

      • Robert Tourinho

        Bom dia! Saulo Jnior, como posso votar na PL 1361/2015? Pois minha esposa tem deficiência auditiva unilateral.

    • Paula Garcia

      Olá!!! Carlos!!! Seja bem vindo na página do facebook e no grupo “Deficiência Auditiva Unilateral” lá tentamos nos manter sempre atualizados quanto ao tema.
      Vote também na PL 1361/2015 que tem a proposta de garantir a inclusão dos deficientes auditivos como deficientes pela lei.
      Abraços.

  • Cristina Dias de Andrade Souza

    Oi sou a Cláudia irmã da Cris tina que tem deficiência auditiva,não temos grandes recursos,estou tentando ajudá la estudar,sendo que falta eliminar o ensino médio,ela tem 35 anos,e estou a procura de ajuda para que ela possa usar uma prótese mais potente,sendo que ela não entra no SUS,devido a idade e não ser oralisada,obrigada.

  • Sandro Reis Silveira

    Ola!

    Eu tenho uma deficiência unilateral (de perda de 30%, não chega ser moderada), e sou pardo.
    Gostaria de saber se posso concorrer com as vagas de NEGRO?

    Fico no aguardo!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Sandro

      Sugerimos que verifique no edital do concurso para o qual você deseja se inscrever quais são as condições para estas vagas.

      Abs.

  • Luciano Fernandes

    SURDOS UNILATERAIS FALTA POUCO!!!

    Depois de muitos anos, falta pouco! Precisamos nos posicionar a favor do projeto o quanto antes.
    Para isso basta ligar no 0800-619619, ISSO TEM QUE SER FEITO COM URGENCIA, os projetos mais
    apoiados tem destaque. Esse numero de apoio só é valido ligando.
    Ligue e se diga favorável ao projeto de lei 1361/2015, o atual projeto mais votado não tem nem
    900 apoios e já esta em destaque, o segundo uma media de 600 e outros com 200 ou menos.
    Podemos nos destacar BASTAR PEGAR O TELEFONE, É DE GRAÇA! NÃO DEIXE PARA DEPOIS POIS O COMUM É
    ESQUECER OU “DEIXAR PARA LÁ”. SE TODOS CONTAREM QUE “OUTROS VÃO LIGAR” O PROJETO NÃO VAI SAIR DO LUGAR!!!
    VAMOS LÁ, LUTAMOS MUITOS ANOS PARA ISSO!!! AGORA É SO FINALIZAR!!!!!

  • Salomao

    Bom dia!
    Como faço para seguir o andamento dessa PL no senado? Quando será avaliado?
    Obrigado

  • Edirlandi Ney da Silva

    Tenho deficiência auditiva total do lado direito,já perdi vaga de trabalho para outro cidadão por ter audição unilateral,fiquei reprovado quando apresentei meu exame. Não consigo homologação e nem consigo concorrer com quem tem audição dos dois lados 100%.

  • saulo junior

    SOMOS SURDOS UNILATERAIS E QUEREMOS SEU APOIO!
    Você pode nos ajudar votando pela PL através da Câmara dos Deputados, pelo telefone 0800-619619 e online. Diga que é a favor da PL 1361/2015 ! Pelo link http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco, você pode registrar seu voto selecionando no menu “Selecione o que você deseja comunicar”, marcando a opção Manifestação / Sugestão e no texto escreva “Quero votar favoravelmente ao Projeto de Lei nº 1361/2015.”
    Juntos nós somos +

  • Andréia de J. P.Briqueze

    Tenho deficiência unilateral total aguardo ansiosa espero que seja votada no senado logo o projeto de lei do deputado Arnaldo Faria de Sá. Já passei em 3 concursos em 1 lugar como deficiente mas nunca fui chamada oque eu faço?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Andreia!

      Devemos aguardar a votação no senado para que o projeto seja aprovado e você possa ser chamada nesses concursos.

      Abraços,

      • Andréia de J. P.Briqueze

        Obrigada por me responder à três anos perdi a audição do ouvido esquerdo e não foi descoberta a causa os exames teve resultado normal o médico me falou que eu tive um mal súbito da audição, desde o dia que perdi a minha audição tenho um zumbido forte dentro do ouvido e ele aumenta quando estou entre várias pessoas conversando e etc… sinto um pouco de discriminação porque para as pessoas a deficiência tem que ser aparente ou ser surdo e não falar com elas mas a gente sabe oque passou e ainda passa por não ouvir mesmo que seja unilateral por isso aguardo ansiosa a aprovação do Senado e faça valer os meus , os seus, os nossos direitos desculpa pelo desabafo tenham um bom dia.

      • Andréia de J. P.Briqueze

        Obrigada por me responder à três anos perdi a audição do ouvido esquerdo e não foi descoberta a causa os exames teve resultado normal o médico me falou que eu tive um mal súbito da audição, desde o dia que perdi a minha audição tenho um zumbido forte dentro do ouvido e ele aumenta quando estou entre várias pessoas conversando e etc… sinto um pouco de discriminação porque para as pessoas a deficiência tem que ser aparente ou ser surdo e não falar com elas mas a gente sabe oque passou e ainda passa por não ouvir, mesmo que seja unilateral ,desculpa pelo desabafo tenham um bom dia.

      • Blog Aprova Concursos

        Olá Andréia!
        Não há motivo para se desculpar.
        Nós do Aprova estamos aqui para ajudar no que for possível, portanto, sempre que tiver alguma dúvida sobre concursos conte conosco.
        Tudo de bom para você e tenha um excelente dia!
        Abraços!

  • Andréia de J. P.Briqueze

    Bom dia gostaria de entender como funciona o calculo feito para as pessoas com deficiência, geralmente as reservas de vagas são de 5 porcento, por ter deficiência auditiva unilateral tenho que aguardar a votação do senado ou eu posso entrar com ação para exigir os meus direitos tenham um bom dia.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Andréia!
      Tudo bem?
      Neste caso, é preciso aguardar a votação e aprovação da lei, para que depois sejam tomadas as medidas cabíveis.
      Abraços!

  • divino silva

    meu filho de 10 anos usa aparelho auditivo tem perda bilateral,sofremos muito com uma oficina que funciona ao lado de nossa casa o barulho é insuportavel ,tem lei que ampare o deficiente auditivo nesses casos.

  • Andréia de J. P.Briqueze

    BOA TARDE HOJE PROCUREI ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DESCOBRI QUE MESMO TENDO PASSADO EM 1 LUGAR COMO DEFICIENTE NOS CONCURSOS PÚBLICOS MUNICIPAIS TENHO QUE AGUARDAR O 3 COLOCADO SER CHAMADO PARA SER CHAMADA E TENHO QUE FICAR ATENTA AS CHAMADAS PORQUE NOS CONCURSOS ESTÃO COLOCANDO UMA VAGA NO EDITAL E DEPOIS ACABAM CHAMANDO MAIS ASSIM FICA DIFÍCIL PARA NÓS DEFICIENTES ESCOLHER A VAGA PARA CONCORRER SABENDO DA PORCENTAGEM COM CERTEZA IRIA ESCOLHER A VAGA QUE OFERECE MAIS VAGAS

  • Gilgleison Martins da Silva

    Bom dia, tenho deficiência unilateral e sofro muito a me candidatar a vaga de emprego pois não me enquadro como uma pessoa normal porque tenho deficiência em um ouvido, e nem me enquadro como uma pessoa com deficiência auditiva porque a deficiência não é bilateral…estou me sentindo excluído da sociedade e já estou entrando em desespero
    pois quero apenas trabalhar…o que faço?

  • Vanessa

    Olá a todos. Descobri a surdez unilateral em 2012, foi um choque, ainda mais ter que me acostumar com o zumbido. Desde então permaneço exercendo minhas funções profissionais, porém prestei um concurso que pede como exame pericial a audiometria, ou seja serei reprovada neste exame, porém fiz minha inscrição como deficiente, alguém já teve esta experiência?
    Obrigada pela atenção.

  • Rogerio Gatti P Silva

    Pessoal precisamos divulgar o tema e o mais importante é votar na consulta publica do senado que está disponível no link: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125796

  • Edir Silva

    Opa precisamos desta aprovação.

  • SORAYA

    Bom dia meu nome é Soraya tenho petda auditiva unilateral no ouvido direito gostaria de botar a favor gostaria de mais orientações sobre o assunto grata.

  • Rogerio Gatti P Silva

    Soraya, segue o link para votar no projeto de lei. Agora o Senador Paulo Paim está aguardando um entendimento entre o CONADE, que é contra a alteração da lei que inclui os surdos unilaterais no sistema de cotas, e os representantes dos surdos unilaterais.
    link: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125796

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *