Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

E esse edital do INSS que não sai, meu Deus! Vou surtar, professor!!!

Publicado em 20 de dezembro de 2015 por - 13 Comentários

Pois é… O bendito edital ainda não saiu. Mas e aí? Vamos bater um papo? O texto ficou grande. Proporcional, digamos, à dimensão que esse concurso tomou. Leiam com atenção; sem pressa; reflitam cada parágrafo.

A primeira coisa que posso sugerir é que mantenham a calma acima de tudo. Isso é tão óbvio, tão claro, mas muitos de vocês já não estão conseguindo enxergar dessa forma. Calma! Só mais um pouquinho de paciência. Se o edital sair amanhã, ótimo! Se sair daqui a dois dias, ótimo! Se sair na próxima segunda-feira, ótimo! Fato é que, teoricamente, até o dia 29 de dezembro ele sai, certo? Então não se desgastem à toa na reta final… Muitos de vocês estão se preparando para esse concurso desde o dia em que saiu o resultado do concurso de 2012. Portanto, esperar mais algumas horas ou alguns dias é fichinha para vocês. Aproveitem as festas de final de ano para refletirem (sozinhos ou na companhia de familiares e amigos) sobre esse concurso. Tirem um folga se for possível. Tenho visto muitos de vocês quase surtando literalmente. Desgastados, afobados, estressados, mal humorados, alguns já entraram até no tarja preta por conta desse concurso. Isso não é bom, galera! Não adianta vocês se matarem antes da guerra. O momento mais importante é o que se aproxima, ou seja, a prova! CUIDEM MELHOR DE VOCÊS!

Novas Disciplinas

Brunnão, e se cair redação? E se sair Raciocínio Lógico? E se sair Informática? E se cair Atualidades? E se sair Previdenciário? E se a Dilma cair? E se… e se… e se…Quanta ansiedade! Quanto sofrimento! Tudo desnecessário nesse momento. Aconteça o que acontecer todos estão no mesmo barco. Se para você vai ficar complicado, para os outros candidatos também. Isso é fato! Portanto, NÃO PERCA O FOCO. Não deixe as especulações dos dias pré-edital atrapalharem. Ninguém sabe ao certo quais serão as disciplinas e nem quais serão os conteúdos. Mais uma vez: Calma! Paciência! Após a publicação do edital, caso apareça alguma novidade aguarde os comentários do seu professor de confiança. Ah, Brunnão mas vai cair o “estatuto dos servidores com lombalgia do Uzbequistão do Oeste”. Não estou encontrado material sobre isso… Socorroooo!!! Não vou mais passar. Já era! Vou jogar a toalha!

Calma! Não desespera, não. Espere o seu professor se pronunciar. Ele com certeza irá encontrar a melhor maneira para fazer com que esse conteúdo entre na sua cabeça. Ele saberá selecionar as questões mais pertinentes. Evitem perder tempo procurando questões, livros, apostilas e afins. O seu professor fará isso para você. Ele indicará os melhores caminhos. Seu tempo agora é precioso e deve ser usado para estudar, revisar, treinar. Destrinchar edital e escolher questões é função para nós, professores!

Escolha do local para onde irá prestar o concurso

Já pararam para pensar nisso? Você está se imaginando trabalhando em qual cidade desse país? Ok… Não sabemos ao certo ainda para quais cidades surgirão vagas, mas sabemos que boa parte delas será em cidades de pequeno / médio porte. Está disposto realmente a mudar de cidade? Mudar talvez até de região? Sua família apoia? Seu marido/esposa será feliz com essa mudança? Será que seus filhos se adaptarão? Analisem isso de maneira muito sensata. Ao sair o edital surgirão as especulações sobre onde será mais concorrido, qual será a nota média de corte, e blá… blá… blá… Poderemos auxiliar, sim! Trocar ideias com professores e colegas poderá clarear as ideias, mas tomem a decisão baseada na sua intuição. Sem medo! É o seu futuro que estará sendo decidido. Confie no seu taco. Já vi por muitas vezes alunos optarem por polos mais distantes por julgarem serem mais fáceis de entrar e depois serem surpreendidos com uma nota tão boa que poderiam ter optado por um polo mais próximo de casa ou mais desenvolvido talvez. Nesses anos de sala de aula em preparatórios para concursos muitos de vocês já me ensinaram que SALÁRIO BOM E ESTABILIDADE NEM SEMPRE CONSEGUEM TRAZER FELICIDADE PLENA. O local onde irão viver é decisivo! Pensem nisso desde já e acreditem em vocês!

Prioridade sobre conteúdos

Direito Previdenciário é a matéria com maior peso, maior número de questões. Como muitos dizem: “a matéria mais importante”! Não discuto isso. Mas humildemente vou sugerir que distribuam muito bem suas atenções nessa preparação. Estudem todos os conteúdos.

Anotem aí: teremos um vilão na prova. Aquele conteúdo que irá derrubar a maioria. Qual será o conteúdo que irá pegar todos de surpresa? Raciocínio Lógico? Informática? Grandes pedidas, certo? Mas porque não Administração Pública ou até mesmo Direito Administrativo? Preparem-se para o pior. Preparem-se para não serem surpreendidos. Sabemos que nem sempre o aluno aprovado é o que mais sabe os conteúdos. Muitas vezes o que fica com a vaga é o que tem uma melhor estratégia. Após a publicação do edital veremos muitos de vocês se debruçando sobre o Previdenciário mais do que nunca, mas não se esqueçam dos outros conteúdos. Por favor! Um dos segredos é o EQUILÍBRIO. Equilibrem suas balanças para que não pesem para um ou outro conteúdo. Será uma prova completíssima, organizada por uma banca que tem a fama de ser a que melhor seleciona os candidatos. Sempre repito: prova do CESPE não é prova para aventureiro. O estilo deles (seja certo/errado ou mesmo múltipla escolha) não admite vacilos.

Preparem-se para a vitória e para a derrota

Tenho visto muitos alunos apostando todas as fichas da vida nesse concurso. Por um lado acho isso totalmente válido, pois vejo que esse é o combustível que faz com que muitos de vocês passem horas e horas estudando, por dias e dias, anos e anos. Mas não façam desse concurso o único objetivo de vida!
Moçada, serão 800 vagas para técnicos. Sejamos realistas. Atualmente eu tenho muito mais alunos do que isso matriculados nos cursos online e/ou presenciais onde ministro aulas. Analisando friamente, muitos de vocês que estão lendo esse texto não serão aprovados. E aí? E se acontecer com você? Como irá reagir? Será o fim do mundo? Cairá numa depressão sem fim? Se sua resposta for sim, por favor, reflita. O mundo não vai acabar se você não passar no concurso do INSS. E você precisa se lembrar disso desde já.

Mas, ao mesmo tempo, teremos os nossos heróis. Siiiiim! Aqueles que conseguirão agarrar uma das 800 vagas. E que nos encherão de orgulho, não é mesmo? Quem sabe um deles realmente não será você? ÉÉÉÉÉ!!! VOCÊ que está aí estudando muito, contando os centavos para pagar suas contas nessa fase que largou tudo para estudar para esse concurso, VOCÊ que não sabe mais o que é vida social, VOCÊ que não dorme mais, VOCÊ que está mais para ET na face da Terra do que para funcionário do INSS. Isso aí… VOCÊ, VOCÊ, VOCÊ… VOCÊ poderá em breve ser aprovado no concurso mais aguardado dos últimos tempos. VOCÊ poderá ser aprovado num concurso cuja banca será o CESPE. VOCÊ poderá conseguir de uma vez por todas a estabilidade. VOCÊ poderá tirar férias, viajar, separar, casar, ter filhos, sair da casa dos pais, dar o pé na bunda daquele patrão enjoado, provar para a sua família que você é capaz. VOCÊ vai virar “mito”!!! Mas mantenha a CALMA. Um pouquinho de frieza nessas horas cai bem!

Para finalizar vai uma dica: anote suas principais deficiências. Suas falhas. Seus erros. Avalie suas qualidades. Controle-se e se conheça bem! Cada vez mais acredito que nosso maior inimigo somos nós mesmos. Não deixe de refletir sobre isso!

Moçada, A PROVA JÁ COMEÇOU! Vocês já estão concorrendo a essa vaga. Aparem as arestas e vamos com tudo!

Para quem for comigo estarei aqui no Aprova Concursos!
Boa sorte a cada um de vocês que estará nessa disputa. Desde já desejo que o melhor aconteça.

Abraço galera!

Banner interno site-02

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

13 comentários

  • Renan William Brito

    *799 vagas uma já tomei posse professor, estamos na reta final, vamos que vamos ruma à aprovação!
    Bons estudos a todos e desejo muito trabalho ou para quem acredita sorte!

  • Erislândia Aguiar

    Ufa.. que alívio receber estas palavras que refrigeraram minha alma cansada. Estou ficando louca de ansiedade. Mas, nosso mestre Bruno com muita sensatez disse o que precisávamos ouvir: CALMA GENTE, tá mais perto do que longe. Vamos juntos buscar nossa aprovação. No fim só vai ficar quem passar nessa peneira de ansiedade. Bons estudos a todos e Obrigada prof. Bruno Lima!!!

  • christiane Such

    Espero que os professores do Aprova concursos nos ajudem a entender todo o edital e o que faltou estudar em nossa preparação no curso. Reta final.

  • claudiane morais

    chegou a hora….da disciplina e força de vontade mais do que nunca….uma vaga ja é minha…..confiança acima de tudo….rs

  • Cloris Melo

    Professor, juro que no início do texto não vi seu nome e ao ler disse pra mim mesma: ” esse é o estilo do professor de lógica, o Brunno Lima”. Foi aí que olhei para o seu nome no cabeçalho do texto. Confesso que me vi nas entrelinhas…minha mente tá um pouco cansada pois há meses venho estudando.
    Não vejo a hora da prova acontecer e espero que meu nome esteja na lista dos aprovados.
    Obrigada Professor Brunno.

  • Paulo jose

    Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará!

  • Angela

    Show de Bola Brunno LIma!!! Para nós concurseiros esse texto é muito motivador….obrigada por se preocupar, isso mostra o grande interesse nos seus alunos, professor focado, honrando o compromisso que tem com seus alunos do APROVA!
    Valeu vamos que vamos rumo á Aprovação.

  • Irineu Dutra da Silva

    Farei minha inscrição no curso on-line INSS , amanhã .

  • Fábio

    A calma é um dos maiores aliados para ser aprovado nesse concurso. Gente, quem está estudando de forma planejada tem a si mesmo como seu maior concorrente. Por isso é tão importante ter calma e que essa seja convertida em organização, planejamento e eficiência para planejar os estudos pós edital. Bons estudos a todos. O INSS espera por vocês.

  • Elieni Nogueira

    Entao quando é que vai ser a prova mesmo gente..!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá!
      Veja aqui essa informação: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/12/23/concurso-inss-2015-2016-edital-publicado-para-tecnico-e-analista/
      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *