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Má postura ao estudar atrapalha qualidade do estudo

Publicado em 29 de outubro de 2015 por - 3 Comentários

Quanto tempo você passa em frente ao computador? Ou sobre livros e cadernos enquanto estuda?

Conforme o tempo que passamos realizando alguma atividade (no caso, estudando), nosso corpo começa a buscar posturas de conforto, que nem sempre são adequadas ou ergonômicas. O tempo prolongado de uma atividade, associado a postura inadequada pode trazer uma série de consequências físicas e também cognitivas, que refletem diretamente no resultado de seus estudos.

http://www.fafit.com.br/cont.php?c=noticia&id=1473

Este artigo de Irene Dornelles aborda a postura inadequada durante o estudo, bem como suas consequências diretas sobre a qualidade e produtividade do mesmo. “Alguns estudos mostram que boa parte dos estudantes acaba lendo ou escrevendo com a cabeça apoiada na mão, com o tronco para frente. Nessa postura, há um maior gasto energético do corpo e promove mais dores. Se o estudante está numa posição desconfortável, ele acaba se mexendo mais vezes e vai perdendo a concentração”.

Confira também as dicas destacadas pela autora do artigo, para uma boa postura durante os estudos:

1 – Procure ter uma cadeira ajustável, na qual você possa manter os pés apoiados no chão. Caso não seja possível, utilize algum objeto (caixas, livros) para apoiar os pés;

2 – Mantenha tronco encostado na cadeira;

3 – Os cotovelos devem estar apoiados sobre a mesa num ângulo reto;

4 – O teclado e monitor devem ficar em frente ao estudante.

5 – A altura do monitor deve estar alinhada à altura dos olhos. Se estiver acima gera cansaço e se estiver muito baixa há um desgaste no pescoço;

6 – A distância entre o estudante e o monitor deve ser mais ou menos igual a um braço de distância;

7 – Uma boa iluminação é essencial. Uma luz fraca força a visão e a musculatura do rosto. Isso acaba resultando em um cansaço mental maior e mais sono.

8 – Afaste objetos que causam distrações, como celular, tablet, entre outros;

9 – Procure estudar num lugar tranquilo onde não exista grande circulação de pessoas dentro de casa, como a cozinha, por exemplo. Se a casa não tem nenhum minuto de tranquilidade é melhor ir para uma biblioteca.

10 – Faça pausas programadas de 5 a 10 minutos para “refrescar” o cérebro e o corpo.


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