Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Trabalhe a sua autoestima e renda mais no estudo

Publicado em 20 de outubro de 2015 por - 3 Comentários

Meme-tentar-outra-vezOs professores do Aprova Concursos não cansam de falar durante as aulas: o pior inimigo do concurseiro costuma ser ele próprio. E parte desta verdade pode estar relacionada à baixa autoestima ou à falta de confiança em si mesmo.

Durante a preparação para um concurso é mais do que normal que o candidato se depare com dificuldades de concentração ou de aprendizagem, que cometa erros, que não consiga entender ou assimilar certos conteúdos, que tenha que lidar com reprovações. Mas é importante ressaltar que, de forma alguma, isso significa que o candidato não tem capacidade. Ainda assim, muitos se deixam levar pelo desânimo e pela descrença.

Para não deixar que isso aconteça com você, separamos algumas dicas de como manter a autoestima elevada, mesmo com as dificuldades e derrotas que inevitavelmente aparecem no caminho:

• Aceite seus erros e dificuldades. Canalize a energia negativa em busca de soluções.
• Procure encarar a vida com mais humor e criatividade.
• Não comece o dia reclamando, pois, segundo a lei da atração, pensamentos negativos atraem coisas ruins e vice-versa.
• Não tenha medo de errar. Decepções fazem parte da vida, mas só quem tenta consegue alcançar um objetivo.
• Comece a fazer as coisas por você mesmo e não para agradar os outros.
• Tenha bom-senso para administrar as críticas. Algumas podem ser construtivas enquanto outras podem e devem ser ignoradas.
• Todas as pessoas possuem defeitos e qualidades. Descubra quais são os seus pontos fortes e fracos. Dê um valor especial às suas habilidades. Se você não der valor ao que você tem de melhor, como poderá esperar isso dos outros?
• Cuide de você. Apesar da falta de tempo, tire uns minutos do seu dia para cuidar da sua higiene, da sua aparência ou para fazer algo prazeroso como ouvir música ou dançar. Sentir-se bem é um grande estímulo.
• Não espere uma oportunidade para ser feliz. Seja feliz agora e as oportunidades virão.

Pessoas que sabem lidar melhor com a autoestima são mais motivadas e tendem a ser mais cientes das dificuldades e mais envolvidas com tudo que esteja relacionado aos seus objetivos.

Fica a dica!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *