Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprovada criação de 8 mil cargos na administração pública federal

Publicado em 16 de outubro de 2015 por - 5 Comentários

Concurso Senado FederalA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta semana o PLC 99/2015 que cria cerca de 8 mil cargos efetivos na administração pública federal, em áreas como saúde, educação e segurança pública. A proposta segue agora para votação no Plenário do Senado.

O provimento dos cargos será via concurso público, de forma gradual, condicionado à expressa autorização em anexo próprio da Lei Orçamentária Anual. O impacto da medida foi estimado pelo governo em R$ 958 milhões por ano.

Serão 127 cargos de especialista em regulamentação de saúde suplementar e 87 cargos de analista administrativo para a Agência Nacional de Saúde (ANS). Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está prevista a criação de 130 cargos de especialista em regulação e vigilância sanitária; 30 de técnico em regulação e vigilância sanitária; e 20 de analista administrativo.

O Executivo propõe ainda a criação de 1.200 cargos em diversas áreas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): pesquisador em saúde pública (300), tecnologista em saúde pública (450), técnico em saúde pública (250), analista de gestão da saúde (150) e especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde pública (50).

Na área da educação, a previsão é de 5.320 cargos de professores do ensino superior e 2.008 de técnicos administrativos em educação. O texto transforma 1.977 cargos vagos de técnico-administrativo em educação das instituições federais de ensino superior em cargos com perfis adequados às necessidades institucionais.

Por fim, no setor de segurança, devem ser criados cargos para os departamentos de Polícia Federal (PF) e de Polícia Rodoviária Federal (PRF), sem aumento de despesa, mediante contrapartida de extinção de cargos vagos. Na PF seriam 44 cargos de engenheiro, 5 de arquiteto e 36 de psicólogo. Já para a PRF, 19 cargos de administrador, 17 de engenheiro, 5 de estatístico e 3 de técnico de comunicação social.

Com informações da Agência Senado.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 comentários

  • Hitalo Braga

    Por favor expliquem a notícia. Pelo que entendi a PLC 99/2015 não faz referência a novos concursos pra PF e PRF. Estou correto?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Hitalo,

      Conforme diz no texto do post acima:
      “Por fim, no setor de segurança, devem ser criados cargos para os departamentos de Polícia Federal (PF) e de Polícia Rodoviária Federal (PRF), sem aumento de despesa, mediante contrapartida de extinção de cargos vagos. Na PF seriam 44 cargos de engenheiro, 5 de arquiteto e 36 de psicólogo. Já para a PRF, 19 cargos de administrador, 17 de engenheiro, 5 de estatístico e 3 de técnico de comunicação social.”

  • Ana Mota

    Espero que seja aprovado!

  • Margarete

    Gostaria de saber sobre todos concursos para região de Santa Catarina.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Margarete, tudo bem?
      Você pode consultar todas as oportunidades disponíveis para SC no link abaixo:
      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/regiao/santa-catarina/
      Abraços,

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *