Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Os sete pecados dos concurseiros

Publicado em 13 de outubro de 2015 por - 6 Comentários

Vença a batalha mental!

1) Fazer a inscrição em um concurso sem ler o edital

O candidato deve prestar atenção às exigências do edital para não ter surpresas desagradáveis. Não basta apenas ler o conteúdo programático e as datas das provas, por exemplo, é preciso verificar tópicos importantes, como condições para exercer determinado cargo, remuneração, carga horária de trabalho, cidade em que será lotado, dentre outros pontos.

2) Estudar só quando o edital do concurso for lançado

É ilusão o candidato achar que conseguirá estudar todo assunto exigido e obter bom desempenho na prova com uma preparação de apenas dois ou três meses. Outro erro cometido pelos concurseiros é, depois de uma reprovação em um concurso, passar meses sem estudar. O ritmo de estudo deve ser mantido. Afinal, para concurso estuda-se até passar.

3) Fazer concursos de áreas completamente diferentes, como judiciária e bancária

O concurseiro deve planejar a sua preparação, definir as matérias que estudará e persistir até conseguir a aprovação nos concursos da área que escolheu. Claro que o estudante pode participar de seleções de outras áreas, desde que tenham conteúdo semelhante ao da área definida inicialmente.

4) Não elaborar um cronograma de estudo

Concurseiros que passam para o papel a rotina diária de estudo conseguem, na maioria das vezes, estudar todo conteúdo exigido em determinado concurso. Com o planejamento, o estudante torna-se mais disciplinado e motivado à medida que consegue colocar em prática o que foi estabelecido.

5) Não fazer exercícios

Para obter um melhor rendimento, é fundamental colocar em prática o que foi estudado. Além de testar os seus conhecimentos, resolver questões permite aos concurseiros conhecer a maneira que cada organizadora aborda os assuntos. Comece já a praticar resolvendo as Questões do Aprova Concursos.

6) Estudar por qualquer resumo ou apostila disponibilizados na internet, sem saber a procedência

Existem muitos materiais voltados para concursos públicos repletos de erros. Os concurseiros devem ficar atentos e preferir os materiais indicados por professores ou pessoas experientes na área de concursos.

7) Ficar desanimado ao ouvir algum comentário ou piadinha de mau gosto

Para o concurseiro que não trabalha, esse tipo de situação é mais comum. A dica é não dar importância a opiniões dessa natureza. Com esforço, disciplina e dedicação você conseguirá a aprovação e isso será a melhor resposta!

Fonte: IBEG


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

6 comentários

  • Penha Dias.

    Ler muito bem o edital é de grande importância.Ler e reler.

  • Jones

    Item 2″, estudar só quando for lançado o edital, o site todos os dias manda e-mail ofertando cursos para concursos que ainda não tem edital. Ex: INSS.
    Abs.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Jones. “Estudar só quando for lançado o edital” é um dos pecados cometidos pelos concurseiros. O que recomendamos é que o candidato inicie o quanto antes sua preparação.
      Abs

  • Brigitte

    O grande desafio na preparação de um concurso previsto é o desconhecimento da agência organizadora responsável pela elaboração das provas. Como a aprovação da agência se dá por meio de licitação, em princípio, corre-se o grande risco de estudar aleatoriamente, visto que cada agência tem seus próprios “moldes”. O estudo, mesmo realizado com afinco e antecipadamente, baseado em editais e provas anteriores, pode provar-se quase inútil, dependendo da agência. Sou consciente que sempre é um desafio preparar-se adequadamente para qualquer concurso, mas esse desafio torna-se quase inatingível quando desconhce-se a agência, sem contar as retificações que ocorrem com tanta frequência.

  • Cristiane

    Olá, agora que saiu a banca responsável pelo concurso do INSS , vai ter um novo curso de Direito e Legislação Previdenciário focado no Cespe? outra dúvida, comprei o curso do INSS e ainda não terminei de ver todas as aulas (todas as matérias) continua vendo as aulas antigas ou foco agora nas aulas que já estão disponível do Cespe.

    Obrigada.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Cristiane. Recomendamos que você continue assistindo as aulas do curso para o INSS normalmente. Já estão sendo liberadas novas aulas focadas no Cespe. Quando o edital for publicado lançaremos um curso totalmente novo e os alunos que ainda estiverem com o prazo de acesso vigente ao curso atual receberão o acesso a este novo curso.
      Abs

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *