Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

PEC pretende restringir a quantidade de cargos em comissão na administração pública

Publicado em 7 de outubro de 2015 por - 6 Comentários

senado-federalCom o objetivo de restringir a quantidade de cargos em comissão na administração pública, está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), elaborada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A proposta estabelece que o preenchimento dos cargos em comissão deverá acontecer por meio de concurso público, com critérios baseados em conhecimentos técnicos, capacidades e habilidades específicas.

Ainda de acordo com a PEC, os cargos comissionados não poderão superar 1/10 (décimo) dos cargos efetivos de cada órgão, e pelo menos a metade destes cargos caberá aos ocupantes de cargo efetivo.

Atualmente, considerando somente o governo federal, existem 23 mil cargos de comissão, ocupados por pessoas que não prestaram concurso público. Nos estados, o número passa dos 100 mil.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

6 comentários

  • Alexandre

    Gostando da pessoa elaboradora da PEC ou não, devemos admitir que trata-se de uma grande oportunidade para nós concurseiros. Aprovado!

  • Alexandre Siqueira

    Seria uma boa mesmo enxugar essa máquina de fazer empregos a troco de favores! É difícil ser aprovada, vamos aguardar!

  • Anderson Kohout

    Concordo com Alexandre. Melhor Aécio trabalhando como senador, já que foi eleito para isso, do que pensando somente na sua possível candidatura para as próximas eleições e maquinando como pode tirar de sua reta e colocar na reta da Dilma os escândalos das doações de empreiteiras corruptoras à campanha de ambos. Trabalhe pelo Brasil, Aécio, ao invés de jogar a bomba no colo do governo para tentar fugir da cadeia pelos seus próprios escândalos. Se todos os políticos decidissem trabalhar pelo Brasil, ao invés de se degladiarem na luta pelo poder, pelo apoio e pela grana das grandes empresas, não estaríamos vivendo nenhuma crise e muitas vagas para concurso estariam naturalmente se abrindo.

    • Joana D`Arc

      Parabéns Anderson Kohout, muito feliz mesmo em ler seu texto que, representativo, contempla… Fechou com chave de ouro cravada com diamantes! Grande abraço!

  • Sidnei Medeiros Vicente

    É como já bem disseram: gostando ou não do tal senador.. é louvável essa PEC!

  • Davi

    Não suporto nem olhar para a cara desse Aécio Neves, mas concordo que essa PEC realmente é louvável. Que ele fique como Senador mesmo, trabalha melhor assim do que sendo hipócrita e babando igual a um cão raivoso para chegar na marra à Presidência.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *