Prova comentada pelo professor do Aprova Concursos Cosme Sérgio e Tatiani Carvalho, das disciplinas de Noções de Administração Pública e Gestão.

Cargo de técnico administrativo- área administrativa, prova Tipo TA 004.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Administração Pública

  1. Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como
    (A) macroprocessos, que consolidam as atividades de caráter gerencial.
    (B) tarefa, que diz respeito estritamente a uma atividade
    de apoio.
    (C) principais, que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final.
    (D) gerenciais, que são os processos internos que geram entregas dentro da organização.
    (E) secundários, que são externos à organização.

Comentário: Questão passível de recurso e anulação, no minha visão seria a letra A, que trata de macroprocesos. Processos primários ou de negócios ou e suporte ou apoio são classificação  ou tipos de processos, não são categorização de processos, a própria banca já abordou esse tema de forma diferente, veja uma questão de outra prova da mesma banca:

( FCC-INFRAERO-ADM-2009). Em termos de capacidade de geração de valor, os processos em uma organização podem ser classificados como processos.

(A) primários, que correspondem a atividades que geram valor para o cliente, e de suporte, que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários.

(B) finalísticos, destinados à geração dos produtos finais, e intermediários, destinados à geração de produtos para clientes internos.

(C) verticais, relativos ao planejamento e orçamento empresarial e que se relacionam com a alocação de recursos escassos, e horizontais, que são aqueles baseados no fluxo do trabalho.

(D) de entrada, que definem a quantidade dos insumos e seus fornecedores, e de saída, que definem a quantidade dos produtos finais e os respectivos clientes.

(E) de mapeamento, que identificam os macroprocessos, e essenciais, que estão associados às regras básicas do negócio.

 

  1. A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associadosà incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade,

do desempenho dos recursos humanos, com a efetiva participação e controle da sociedade, objetivando o atendimento das necessidades do cidadão. O modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos a partir dos quais são estabelecidos os critérios de excelência, estes que, por seu turno,

(A) medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização.

(B) traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias.

(C) permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência.

(D) correspondem à visão de futuro da organização.

(E) contemplam o binômio liderança e constância de propósitos.

Comentário: questão passível de recurso e anulação, “Além dos Fundamentos, oito Critérios de Excelência compõem o MEG e garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. São características tangíveis, mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados.” Na minha opinião tem duas respostas corretas, pois a Letra B também está correta.

  1. O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

(A) o diagnóstico institucional, consistente na análise interna, que identifica as ameaças e oportunidades da organização.

(B) a fixação dos valores da organização, que devem ser passíveis de mensuração objetiva.

(C) o estabelecimento dos cenários, definidos pela realidade existente na organização.

(D) o estabelecimento da visão de futuro da organização, que traduz a razão de ser da entidade.

(E) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo.

 Comentário: gabarito correto, única correta a Letra E,  que traz o correto conceito de missão.

 

  1. O critério de departamentalização denominado funcional

corresponde ao grupamento de atividades

(A) agregando as etapas para produção do serviço voltado à clientela correspondente.

(B) relacionadas a uma mesma especialidade ou afins.

(C) relacionadas de acordo com determinado produto ou serviço.

(D) observando o grau de agregação de valor de cada etapa.

(E) de acordo com a cadeia produtiva e com base na área geográfica de atuação.

Comentário: gabarito correto, a única correta é a letra B, que determina a departamentalização funcional como um grupamento de atividades conforme a mesma especialidade.

  1. No bojo dos conceitos aplicáveis para o gerenciamento por projetos, pode-se apontar

(A) o COBIT, que está diretamente relacionado com o gerenciamento dos recursos humanos.

(B) o gerenciamento da qualidade, que se opera por intermédio da identificação do denominado caminho crítico.

(C) o gerenciamento de escopo, o qual identifica os “pacotes de trabalho”, que são as atividades que podem ser executadas de forma independente.

(D) a EAP Estrutura Analítica do Projeto, que consiste em uma representação gráfica de todo o trabalho do projeto.

(E) o gerenciamento de riscos, que objetiva exclusivamente assegurar que o projeto seja cumprido no prazo estabelecido.

Comentário: gabarito correto, Letra D analisando a estrutura analítica do projeto, temos uma representação gráfica de todo o trabalho a ser realizado no projeto (escopo – abrangência)

Noções de Gestão Pública
36. Considere as afirmativas abaixo sobre o Ciclo PDCA.
I. É uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez.
II. É um método utilizado para controlar e melhorar as atividades de um processo.
III. Também chamado de ciclo da melhoria contínua, é utilizado em processos de trabalho para maximizar a eficiência.
IV. Promove a redução dos níveis hierárquicos e transfere as operações não essenciais para terceiros.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) II e IV.
(B) II e III.
(C) I, II e III.
(D) I, III e IV.
(E) I e III.

A banca afirma que é uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez, porém o ciclo PDCA é uma ferramenta que busca a melhoria contínua através das etapas de Planejamento ( que define metas e planos de ação ) Execução ( qualifica o capital intelectual e materializa o plano de ação ) Verificação ( coleta dados e analisa ) e Ação Corretiva ( que aplica as correções necessárias no processo ), dentro desse lógica de uso da ferramenta, não cabe a afirmação de fazer correto desde a primeira vez, pois a ferramenta busca aplicar melhoria constante e não determinar uma única maneira de fazer e desde a primeira vez, outro ponto a ser citado é que a gestão é humana, principalmente a operacional que é o foco do ciclo PDCA, logo seria uma utopia e limitação determinar uma única maneira de se realizar uma tarefa. No ponto de vista da professora Tatiani Carvalho, caberia recurso.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *