Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 123 – Técnicas de Concentração

Publicado em 15 de setembro de 2015 por - Comentar

Olá, concurseiro!

Ter uma boa capacidade de concentração é fundamental para quem está se preparando para um concurso. É e sobre isto que vamos tratar nesta edição do Aprova Informa. Inscreva-se no canal do Aprova Concursos no Youtube: https://goo.gl/04zM83

Muitas pessoas encontram dificuldades na hora de focar sua atenção nos estudos. Como a quantidade de conteúdo costuma ser grande e os assuntos podem parecer difíceis em um primeiro momento, parte delas acaba desistindo.

A boa notícia é que algumas técnicas simples podem ajudar você a aumentar rapidamente seu potencial de concentração – e isto que vamos mostrar no programa de hoje. Acompanhe estas dicas que preparamos para você:

 

Estude em um local adequado

Eliminar as distrações enquanto estuda é essencial. Procure estudar em um lugar calmo, onde não haja interrupções – e não esqueça de desligar os aparelhos que você não irá utilizar, especialmente o celular. E se você usa o computador ou o tablet para estudar é importante sair das redes sociais, chats e sites não relacionados à matéria, pois eles podem tirar o seu foco.

Organize seus estudos

Uma boa organização ajuda a evitar o estresse. Por isso, faça um planejamento de estudos da semana e separe um tempinho para organizar os seus materiais antes de começar a estudar.

Esvazie a sua mente

Durante os estudos você precisa estar com a mente tranquila. Procure ter controle das suas emoções e não deixe que situações negativas reflitam em sua preparação. Se você teve um dia difícil, tente deixar isso de lado e lembre-se dos objetivos que levaram você a se inscrever no concurso – isso ajudará você a se manter motivado!

Aprenda a manter sua atenção

Para atingir um estado ideal de concentração você deve desenvolver a sua meta-atenção. A meta-atenção é aquele start que faz você voltar ao foco quando começa a se distrair. Um bom exercício para isso é parar por dois minutos todos os dias e tentar manter a mente vazia durante este tempo.

Pratique meditação

A prática da meditação é comprovadamente benéfica para a nossa mente. Existem diversos exercícios que podem ser feitos como manter o foco num objeto ou até mesmo na respiração. E você não precisa praticar por longos períodos de tempo – alguns minutinhos por dia já trarão bons resultados!

Faça pausas

Com o passar das horas a nossa mente fica sobrecarregada e perdemos a nossa capacidade de concentração. Isso é natural. Por isso, é importante fazer pausas para relaxar. Uma dica é parar por 20 minutos a cada duas horas de estudo – mas não se esqueça de retomar os estudos logo em seguida!

Respeite o seu ritmo

É natural estar mais ou menos produtivos dependendo do horário do dia. E você deve usar isso a seu favor. Deixe para estudar as matérias mais difíceis no período em que você está mais disposto, pois seu cérebro estará mais ativo. As matérias que você mais gosta ou têm maior facilidade podem ser alternadas nos momentos em que você sentir que sua concentração está menor.

Crie um pequeno ritual

Ao criar um pequeno ritual diário antes dos estudos, você estará preparando o seu cérebro. Vale respirar fundo por alguns minutos, alongar o corpo, ou que você achar mais adequado. Com o tempo, essas ações serão assimiladas pelo cérebro que irá automaticamente entender que está na hora de estudar.

Mantenha a sua saúde em dia

Não é apenas a situação emocional que afeta o nosso desempenho nos estudos. Quando estamos cansados, com fome ou com algum tipo de desconforto fica mais difícil manter a concentração.

Por isso, tente manter uma rotina de hábitos saudáveis: alimente-se de maneira adequada, durma bem e pratique exercícios. Não esqueça que a sua concentração também depende do seu bem-estar físico.

Alterne as atividades

Manter a concentração em uma mesma coisa por um longo período é muito difícil. Uma dica para isso é alternar os métodos de estudo.

Intercale videoaulas, com exercícios, leituras e elaboração de resumos. A mudança de atividade ajuda o seu cérebro a ativar diferentes habilidades.

E esta edição do Aprova Informa fica por aqui. Mande as suas sugestões pra gente. Até a próxima!

Veja aqui outras edições do Aprova Informa: https://goo.gl/KQGKas

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *