Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

A VÍRGULA NOSSA DE CADA DIA DAI-NOS HOJE!

Publicado em 11 de setembro de 2015 por - Um Comentário

Sejam bem-vindos, nobres alunos e alunas do Aprova!

Segue mais um artigo que, tenho certeza, ajudará você na missão de conseguir sua tão sonhada vaga na carreira pública. Em primeiro lugar, leia uma questão sobre esse tema que pode cair “só” em qualquer prova que venha por aí:

“Parece incrível, (1) mas os grandes operadores do sistema econômico e político tratam os problemas das cidades como grilos que irritam ao estrilar. Passados os incômodos de cada crise, (2) quem ganha dinheiro no caos urbano toca em frente seus negócios e quem ganha votos, (3) sua campanha. Só alguns movimentos populares e organizações civis – Passe Livre, (4) Nossa São Paulo e outros – insistem em plataformas, (5) debates e campanhas para enfrentar os problemas e encontrar soluções sustentáveis”.

Nesse parágrafo do texto aparecem cinco casos de emprego de vírgulas devidamente numerados; os números que indicam casos em que a vírgula foi empregada em função de idênticos motivos são:

a) 1/2.
b) 1/3.
c) 2/3.
d) 3/4.
e) 4/5.

Nem preciso dizer que pontuação é um dos tópicos que caem, basicamente, em qualquer prova de concurso público, certo? Quem assiste aos meus comentários de questão, aqui mesmo no site do Aprova, já deve ter me ouvido falar “um milhão de vezes” que 80% dessas questões versam sobre a vírgula. Acho que há muito já passei da marca de dez mil questões comentadas, das bancas mais variadas e dos concursos mais diversos, e, quando esbarro numa questão de pontuação, raras são as vezes em que a vírgula não dá o ar de sua graça.

Bem, chega de “mi-mi-mi”. Vamos ao que interessa!

O gabarito desta questão aponta letra “E”. Por quê?

Em primeiro lugar, vamos aos “causos” de vírgula em questão. Em (1), a vírgula foi empregada para separar a oração coordenada sindética adversativa “mas os grandes operadores do sistema econômico…”. Beleza? Em (2), separa uma oração reduzida de particípio que inicia o período. Combinado? Em (3), marca claramente a omissão (elipse) do verbo “toca”. Tranquilo até aqui? Finalmente, em (4) e (5), separa termos de mesma função sintática, colocados numa enumeração. Assim, podemos constatar que a alternativa apontada como correta pelo gabarito é absolutamente pertinente.

Em segundo lugar, não posso deixar de fazer uma recomendação, meu/minha nobre: saiba tudo o que há para saber sobre emprego de vírgulas, pois isso não só aparece em 9 entre 10 concursos (talvez seja 10 entre 10!), como, para quem vai fazer uma prova que também tenha algum tipo de questão discursiva, tal conhecimento é simplesmente indispensável.

Por último, faça como muitos concurseiros têm feito nos últimos tempos e não deixe de tirar suas dúvidas comigo, por e-mail (professoram37@gmail.com) ou pelo Facebook: basta procurar por Andre Ben Noach que você me acha facilmente.

Um forte abraço e até a próxima!

AM Ben Noach.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *