Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Estudar para concursos não dói!!!

Publicado em 1 de setembro de 2015 por - 3 Comentários

Post-desmarcar-resposta-certaNão, definitivamente estudar para concursos não dói.

Não que seja fácil, que não demande esforço. Mas, vamos combinar que se preparar para um concurso não pode ser sinônimo de sofrimento né?!

Se você está sofrendo, pare para refletir, pois algo está errado. Os principais motivos que levam um concurseiro ao sofrimento são a ansiedade, a falta de planejamento, problemas pessoais, baixa confiança, desmotivação e reprovação.

O que talvez você não tenha se dado conta é que é possível administrar cada um desses fatores e acabar com essa “sofrência” que não leva a nada.

Veja só:

Problema

Solução

Ansiedade Pratique atividades físicas, faça exercícios de concentração e relaxamento como ioga, faça terapia e, se isso não resolver, consulte um especialista.

Post relacionado:
Aprova Informa 114 – Como controlar a ansiedade

Falta de planejamento Não ter um planejamento ou ter um planejamento falho certamente será motivo de estresse e dor de cabeça. Da mesma maneira, um planejamento inviável de ser cumprido irá gerar frustração. Portanto, organize-se e veja como tudo irá fluir melhor.

Posts relacionados:
Como se organizar para um concurso público
Aprenda como estudar para concursos e monte já o seu cronograma

Problemas pessoais Todas as pessoas têm problemas, não há como fugir disso. No entanto, é preciso ser racional para tentar resolvê-los ou ao menos impedir que eles prejudiquem o foco nos estudos.

Post relacionado:
Administre seus problemas e renda mais no estudo

Baixa confiança A insegurança pode ser fatal, especialmente na hora de fazer uma prova. Confie no próprio taco, esqueça os concorrentes e dedique-se ao máximo. Pense no que você acha que é capaz de conseguir e vá um pouco além.

Post relacionado:
Quando você acredita que não é capaz

Desmotivação Você quer mesmo passar no concurso? Seus olhos brilham ao se imaginar ocupando aquele cargo? Você sabe tudo o que pode conquistar após ser nomeado? Pense nisso, todos os dias e com todas as suas forças. E, lembre-se, a motivação que você mais precisa vem de você e não dos outros.

Post relacionado:
5 atitudes antes de iniciar um dia de estudos

Reprovação É normal ficar triste ao ser reprovado em uma prova para a qual você se dedicou tanto. A tristeza, porém, não pode se prolongar. A vida continua e muitos, muitos outros concursos virão pela frente.

Post relacionado:
Como vencer a FRUSTRAÇÃO na preparação para provas e concursos?

 

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

  • Lucas Lira

    Excelentes dicas, mais uma vez, obrigado!

  • Aurilene

    Boa tarde Professor! Sou uma pessoa que me encaixo na listagem de baixa confiança. Para mim todos podem menos eu, e tenho um problema enorme, parece que não consigo entender o que leio,ou não memorizo, costumo dizer que a cada dia que passa fico pior, pois tenho 40 anos e ainda não sou concursada. Sou admiradora de pessoas que estudam pra concursos e conseguem passar, enquanto a mim fico sonhando apenas. O meu sonho, mais do que ganhar na mega sena, era poder estudar e conseguir aprender e entender o que estou lendo. Será que tenho algum problema? Sei que um dia se eu ver meu nome em uma lista de aprovados em concurso, vou ser a pessoa mais feliz do mundo, pois eu sempre sonho com isso.
    Abraços!
    LENE

    • Anna Carolina

      Olá Aurilene! Eu não sou professora, mas me comoveu o que você escreveu… Se o seu sonho é mesmo passar num concurso público, conta ele pra Deus, e também pede a Ele ajuda em seus estudos, na sua dificuldade de entender, você vai ver só como Ele vai te responder… mas tenha a certeza que Ele sabe o que é o melhor pra sua vida e peça pra Ele te mostrar se é mesmo fazer concurso. Talvez seja mesmo, mas pode ser que seja algo diferente. Um grande abraço e levanta sua cabeça, pois a bíblia fala que nós podemos TODAS AS COISAS NAQUELE QUE NOS FORTALECE! Fica com Deus!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *