Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 122 – Como estudar Atualidades para concurso

Publicado em 1 de setembro de 2015 por - Comentar


Olá, concurseiro! Você sabe como estudar Atualidades para Concursos? É o que iremos ver neste Aprova Informa. Inscreva-se no canal do Aprova Concursos no Youtube: https://goo.gl/04zM83

Um dos primeiros passos é ler atentamente o que está escrito no edital do concurso – é lá que você vai encontrar os tópicos que poderão aparecer na prova.

Vamos analisar como exemplo o conteúdo de Atualidades cobrado no edital do concurso da Polícia Federal de 2014, para o cargo de Agente de Polícia:

As áreas de conhecimento exigidas foram: segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Para ir bem nesta prova, o candidato deveria estar a par do que estava acontecendo no Brasil e no mundo relacionado a estes assuntos.

Veja quais temas acabaram sendo cobrados na prova da Polícia Federal: as questões de atualidades envolveram: tráfico de drogas pela internet e crimes virtuais ligados à pedofilia.

Podemos concluir que o objetivo dos organizadores do concurso foi o de selecionar pessoas que estavam bem informadas no que diz respeito à relação entre avanço tecnológico e criminalidade – fatos diretamente ligados à rotina atual de um Agente da Polícia Federal.

Portanto, ao ler o edital, pense como cada tema pode se vincular com a atividade desenvolvida pelo cargo. Isso fará com que você leia jornais, sites e revistas ou assista aos telejornais de forma mais crítica.
E ao identificar uma notícia que traga um assunto em potencial para a prova, procure se aprofundar e conhecer sua “raiz histórica”, ou seja, tente descobrir as origens do fato e seus possíveis desdobramentos. Dificilmente o tema será abordado de maneira superficial na prova, por isso é importante ter um bom embasamento.
Acompanhar os noticiários é a principal forma de estudar Atualidades. E mesmo que o edital ainda não tenha sido divulgado, você deve criar esse hábito o quanto antes.

Veja mais algumas dicas:
– Cuide para não confundir os países. Saber onde se localizam e quais são suas principais características políticas e socioeconômicas é fundamental!
– Faça anotações sobre os temas mais importantes, para não correr o risco de esquecer.
– Aproveite seu tempo no trânsito e sintonize o rádio em uma estação de notícias.
– Os grandes jornais costumam publicar matérias completas e importantes para os concursos aos domingos. Fique de olho.
– Selecione 4 ou 5 veículos de comunicação confiáveis e procure acompanhá-los toda semana.

E, além disso, você deve ficar ligado no nosso programa Aprova Atualidades – nele o professor Laércio de Mello traz dicas valiosas sobre os assuntos mais importantes do momento!

Por hoje é isso! Vejo você no próximo Aprova Informa. Até lá!

Veja aqui outras edições do Aprova Informa: https://goo.gl/KQGKas


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *