Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O que pode cair na prova de Técnico do Seguro Social no próximo concurso do INSS?

Publicado em 20 de agosto de 2015 por - 112 Comentários

O INSS vai abrir até o final deste ano de 2015 um novo concurso oferecendo 800 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio de escolaridade. E, para quem vai fazer esse concurso, a melhor decisão é começar a se preparar agora. (Acompanhe aqui as últimas notícias sobre o concurso do INSS)

Como saber o que é preciso estudar se o edital ainda não saiu?

A equipe do Aprova Concursos é expert no concurso do INSS e tem informações valiosas sobre a prova de Técnico do Seguro Social! Só para você ter uma ideia, 37 primeiros lugares do último concurso do INSS para o cargo de Técnico foram do Aprova Concursos. E, além das primeiras posições, tivemos pelo menos 240 alunos aprovados nesse concurso!

A Márcia Zgoda foi uma de nossas alunas aprovadas: “Em meu estado, Rondônia, havia mais de 7 mil candidatos para 15 vagas, fiquei na 3.ª colocação, já estou em exercício desde 04/06/2012. Das 60 questões cobradas, apenas uma não havia sido ‘esmiuçada’ no cursinho do Aprova”, conta.

Márcia dá três dicas de ouro para quem está fazendo concurso e quer conquistar uma vaga no setor público!marcia_inss

  • “O mais importante para realizar uma prova é estar seguro quanto ao conteúdo, ‘esgotar o edital’, ter certeza de que domina todo o assunto que será cobrado. No meu caso, é isso que me impede de ficar nervosa.”
  • “Diminuir o ritmo na semana da prova, me organizo para estar no local bem antes de abrir os portões, inclusive vou um dia antes ver o local para  não passar por nenhuma situação que me angustie e prejudique minha tranquilidade para a hora da prova.”
  • “Meu conselho é: FOCO, FOCO, FOCO e DISCIPLINA, DEDICAÇÃO e MUITO ESTUDO. Se você se propuser a fazer um concurso e ficar dando ‘escapadinhas’ só vai ser bom para os concorrentes.”

 

O segredo de tantas aprovações e primeiros lugares no concurso do INSS!

Fazer uma boa prova exige domínio do conteúdo cobrado, bem como colocou a nossa aluna Márcia Zgoda. E, portanto, o ponto de partida é saber quais conhecimentos serão requisitados aos candidatos. E não há motivo para desespero em função do novo edital ainda não ter sido publicado. Pois você não só pode como deve, se quiser ser aprovado, antecipar a sua preparação a partir dos estudos dos conteúdos cobrados no edital do último concurso!

E, além disso, o Aprova Concursos tem acesso a estatísticas exclusivas obtidas através de um sistema de questões online com milhares de provas e questões cadastradas. Com ele, obtemos dados relevantes de todas as disciplinas cobradas no edital, sendo possível priorizar os assuntos mais recorrentes, os conteúdos mais relevantes, ou com peso maior, as questões que os candidatos mais erram ou acertam nas provas, permitindo foco total nos principais conteúdos que o candidato deve saber para a prova.

Confira os conteúdos-chave para a prova de Técnico do Seguro Social:

INSS 2015

– Conteúdo cobrado no último concurso


Confira abaixo o conteúdo que foi cobrado dos candidatos ao cargo de Técnico do Seguro Social no último concurso do INSS. Conheça também os professores que ministram esses conhecimentos no preparatório do Aprova Concursos!

Conteúdo programático cobrado no edital de 2011, publicado pela FCC, para a prova aplicada em 2012
Veja quem é o professor desses conteúdos no Aprova Concursos
CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período.
8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
Professora Carolina Santana
Professora
Confira os artigos da professora no Dica de Mestre do Aprova!

 

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens. Professor Brunno Lima
Professor
Confira os artigos do professor no Dica de Mestre do Aprova!

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e à intranet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux. Professor Ricardo Beck
Professor
Confira os artigos do professor no Dica de Mestre do Aprova!

 

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94 e Decreto 6.029/07. Professor Valter Otaviano
Professor
Confira os artigos do professor no Dica de Mestre do Aprova!

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Da Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal). Professor Antonio Kozikoski
Professor
Confira os artigos do professor no Dica de Mestre do Aprova!

 

REGIME JURÍDICO ÚNICO: Lei 8.112/90 e alterações posteriores, direitos e deveres do Servidor Público.
O servidor público como agente de desenvolvimento social; Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta.
4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa.
5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade.
7 Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº. 8.429/92 e alterações posteriores (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências).
9 Lei n.°9.784/99 e alterações posteriores (Lei do Processo Administrativo).
Professor Leonardo Torres
Professor
Confira os artigos do professor no Dica de Mestre do Aprova!

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
DIREITO PREVIDENCIÁRIO – 1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios, 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a seguridade social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei n.° 8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 12 Lei n.º 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 13 Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores; 14 Lei de Assistência Social – LOAS: conteúdo; fontes e autonomia (Lei n° 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto nº. 6.214/07 e alterações posteriores). Professora Melissa Folmann
Professora
Confira os artigos da professora no Dica de Mestre do Aprova!

.

– Nível de dificuldade das questões da prova de Técnico do Seguro Social do INSS

Grande parte das questões são de nível médio de dificuldade e uma quantidade considerável é de nível fácil!
Veja no gráfico abaixo o nível de dificuldade das questões cobradas nas últimas provas do concurso de Técnico do INSS, aplicadas pelo Cespe (2008) e pela FCC (2012):

nivel_dificuldade_prova_inss_fcc_cespe

 

Veja abaixo o nível de dificuldade da prova por disciplina, levando em conta a prova do Cespe a da FCC.

Note: o gráfico revela que os concurseiros tem errado bastante questões de conhecimentos básicos de disciplina de Língua Portuguesa e principalmente Raciocínio-lógico. Outras disciplinas que apresentaram elevado nível de dificuldade são as de Gestão de Pessoas e Administração Geral, cobradas na prova do Cespe.

nivel_dificuldade_disciplina_prova_inss_fcc_cespe

As informações do gráfico foram obtidas da quantidade de acertos e erros dos concurseiros que usam o sistema de Questões do Aprova Concursos.
.

– Principais assuntos cobrados de Direito Previdenciário

Veja no gráfico abaixo os principais assuntos cobrados nas questões de Direito Previdenciário, que correspondem a quase 70% da prova. O gráfico também revela o nível de dificuldade das questões.
O gráfico revela que com certeza você precisa estudar os conteúdos de: Auxílio-doença, empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial, salário-maternidade, aposentadoria, salário de contribuição, segurados obrigatórios, pensão por morte, manutenção e perda das qualidade de segurado de dependente.

nivel_dificuldade_direitoprev_prova_inss_fcc_cespe
.

– Mudanças na Legislação Previdenciária

Estudar a partir do último edital deve ser o ponto de partida, mas você deve tomar cuidado com as atualizações na Legislação.
Assista o Tira-dúvidas de Direito Previdenciário e confira explicação da professora Melissa Folmann, referência em Direito Previdenciário, em relação às alterações que estão sendo aplicadas na Legislação Previdenciária!
Conteúdos importantes sofreram alterações: auxílio-doença, empregado doméstico, aposentadoria, pensão por morte e outros!

Dicas da professora Melissa sobre como estudar para o concurso

Confira também as dicas da professora Melissa de como estudar para a prova de Técnico do Seguro Social:


.

Ficou afiado para a prova? Teste seus conhecimento no Simulado online do Aprova Concursos!

O Aprova Concursos lançou um simulado gratuito específico para os candidatos às 800 vagas autorizadas no cargo de Técnico do Seguro Social do Concurso do INSS. Participe!

Com o simulado, o candidato poderá praticar e avaliar o próprio desempenho no conteúdo que será cobrado na prova, pois a quantidade de questões por disciplina e os assuntos escolhidos foram baseados no último edital do concurso do INSS, realizado em 2012 pela FCC.

O simulado ainda conta com:

  • Ranking – Os candidatos ainda poderão comparar, no ranking final, o próprio resultado com o dos demais participantes que responderam o simulado.
  • Vídeos comentados – Ao final do simulado, os participantes poderão assistir vídeos comentados pelos professores do Aprova Concursos de cada questão do simulado, e assim entender melhor principalmente as questões respondidas erradas.

Teste os seus conhecimentos no Simulado Online do Aprova Concursos! Clique aqui.

.

– GARANTA A SUA APROVAÇÃO
Aprofunde ainda mais seus conhecimentos para a prova com o novo curso para o cargo de Técnico do Seguro Social do INSS

Com o preparatório do Aprova Concursos para a prova de Técnico do Seguro Social do INSS você vai contar com a metodologia exclusiva do Aprova Concursos! Confira:

Curso baseado em estatísticas: O conteúdo deste curso preparatório adota uma metodologia diferenciada, sendo elaborado a partir de dados estatísticos.  Através de uma plataforma exclusiva, com milhares de provas e questões cadastradas, o Aprova Concursos obtém dados relevantes, garantindo o acesso a um conteúdo aprofundado e atualizado de todas as disciplinas cobradas no edital, priorizando os assuntos mais recorrentes, os conteúdos mais relevantes, ou com peso maior, as questões que os candidatos mais erram ou acertam nas provas.

Aulas inéditas: Todas as aulas deste curso preparatório são inéditas, sendo produzidas e liberadas no decorrer do curso.

Material de apoio: O curso inclui excelentes materiais de apoio para download, no formato PDF, contendo teoria, dicas, sinalizações importantes, resumos e questões comentadas pelos professores.

QUIZ: Oportunidade para treinar seus conhecimentos através de questões pré-selecionadas pelos professores para responder dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Prática de Questões: Acesso a um banco com 300 mil de questões online para praticar o quanto quiser.

No total, são oferecidas 209 aulas inéditas, cada uma com aproximadamente 30 min.

Disciplina Professor Nº Aulas
30 min
Conhecimentos Gerais
E agora, como estudar? Melissa Folmann 1
Ética no Serviço Público Valter Otaviano 4
Regime Jurídico Único Leonardo Torres 8
Noções de Direito Constitucional Antonio Kozikoski 24
Noções de Direito Administrativo Leonardo Torres 28
Língua Portuguesa Carolina Santana 40
Raciocínio Lógico Brunno Lima 32
Noções de Informática Ricardo Beck 24
Conhecimentos Específicos
Direito e Legislação Previdenciária Melissa Folmann 40
Resolução de Questões de Direito e Legislação Previdenciária Melissa Folmann 8

 

Inscrevendo-se no curso para técnico, você também ganha:

  • Maratona de Questões: curso com 800 questões resolvidas focadas no concurso do INSS.
  • Acesso as 34 mil questões comentadas do Questões de Concurso.
  • Curso do INSS atualizado com base no edital 2015: a ser liberado após a publicação do edital para alunos que ainda estiverem com acesso ativo.

INSS novo


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

112 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *