Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 121 – Cronograma de estudos para o INSS

Publicado em 18 de agosto de 2015 por - Comentar

Olá concurseiro! Nesta edição do Aprova Informa vamos ajudar você a montar um cronograma para a sua preparação para o concurso do INSS. Inscreva-se no canal do Aprova no Youtube: https://goo.gl/04zM83

Estão autorizadas 950 vagas. Pode não parecer, mas o tempo é curto. O edital tem o prazo para ser publicado até dezembro, mas a hora de estudar é agora. Geralmente as provas de concursos são aplicadas 60 dias após a publicação do edital. E, para ficar à frente da concorrência é preciso correr atrás do prejuízo.

A tendência é que a prova apresente um grau de dificuldade médio, de acordo com um levantamento feito pelo o Aprova Concursos com base nas questões das provas de 2008 e 2012.

E a concorrência estava bem preparada, basta darmos uma olhada para as altas notas obtidas pelos candidatos. Em 2012, no concurso realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), a nota de corte ficou entre 44 e 54 pontos, conforme a região. A nota máxima era de 60 pontos.

Já em 2008, a banca foi a Cespe. E a nota de corte variou de 74 a 100, também dependendo da região. Neste caso, a pontuação máxima era de 150 pontos.

Dá para perceber que será preciso estudar muito. Por isso, agora é hora de tomar um fôlego e organizar a sua preparação. Para quais matérias dar prioridade? Quanto tempo estudar por dia, ou por semana?

Tudo isso depende muito da sua rotina. Mas uma dica dos mentores do Aprova Concursos é dar prioridade à disciplina de Direito e Legislação Previdenciária.

O motivo é simples. No concurso de 2012, a prova continha 60 questões, sendo que 40 eram de Direito e Legislação Previdenciária, o que corresponde a quase 70% da prova.

Como já falamos, o cronograma deve se adaptar à sua rotina. O ideal é que você monte o seu próprio planejamento. E tente criar o hábito estudar com prazer. Não como uma obrigação ou um fardo.
Se você trabalha todos os dias, o ideal é aproveitar a hora do almoço para fazer exercícios e resumos, ou ler materiais de apoio da disciplina que mais gosta.

Na chegada do trabalho, deve seguir com a sua rotina diária, ou seja, se alimentar e descansar um pouco. Assim você pode seguir com os estudos de segunda a sexta-feira, a partir das oito e meia e até às 11 horas da noite, com um intervalo de 10 minutos.

Já no fim de semana, é preciso se dedicar um pouco mais aos estudos, não se esquecendo de separar pelo menos um turno da semana para descanso. O ideal é intercalar as disciplinas e também alternar videoaulas com prática de exercícios.

Não se preocupe se não conseguir cumprir com todo o planejado durante a semana. Você pode ir criando adaptações e até mesmo tirar alguns atrasos em seu tempo livre.

E esta edição do Aprova Informa fica por aqui. Até a próxima. Tchau!
Mande suas sugestões para a gente.

Veja aqui as edições anteriores: https://goo.gl/KQGKas

Veja mais notícias publicadas sobre o concurso do INSS!

INSS novo


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *