Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

8 maus hábitos das pessoas inteligentes

Publicado em 18 de agosto de 2015 por - 7 Comentários

post motivacaoVocê sabe que é inteligente, dá só uma lidinha na matéria e consegue ir bem na prova, às vezes só assistindo às aulas já garante um bom desempenho na escola, faculdade ou pós-graduação, então pode ser que você pense que só porque é uma pessoa inteligente não deveria ter maus hábitos. Entretanto, muitas pessoas espertas têm hábitos que atrapalham sua capacidade de ser eficientes e produtivas. E também como acontece com todo mundo, esses maus hábitos podem limitar seu potencial e desviá-lo dos seus objetivos, como por exemplo, passar em um concurso público.

Baseados em um artigo publicado na revista Inc, traduzido pela Época Negócios, listamos 8 maus hábitos que podem te prejudicar nos estudos ou na vida!

Para se livrar deles, o primeiro passo é admitir que eles existem.

1. Esperar que a vida seja fácil

É simples assim: nada vem fácil para a maioria de nós. O sucesso acontece quando você se prepara para ele e trabalha duro. Então, não seja passivo. Faça as tarefas de hoje melhor do que fez as de ontem. Estude com ânimo e empenho!

2. Não pedir ajuda
Especialmente se você é inteligente, é fácil cair no mito do “eu mesmo faço”. Pedir ajuda, no entanto, não apenas o conecta com os recursos necessários para que atinja o que pretende, como deixa claro que você é seguro o bastante para admitir que não sabe tudo, que é autêntico e que está disposto a aprender. Por exemplo, peça ajuda naquelas disciplinas que você tem mais dificuldade, pode ser para o professor ou para um amigo que domine o assunto.

3. Perseguir objetivos que não pode alcançar

Algumas pessoas simplesmente amam correr atrás de projetos, pessoas ou coisas. Mas, muitas vezes, no fundo, elas não querem pegar o que perseguem. Então, coloque os pés no chão e canalize sua energia para ações que vão gerar frutos realmente interessantes.

4. Entregar os pontos
Quando você percebe que está fraquejando em seu esforço, lembre a si mesmo quem você é, qual é sua paixão e por que está trabalhando tão duro, estudando tanto. Lembre-se da conhecida frase dos concurseiros, você não estuda para passar e sim até passar.

5. Pensar que sabe tudo

O dia em que você não está mais aberto a aprender – em que para de cultivar novos conhecimentos – é o dia em que você para de se mover. Faça tudo o que pode para abraçar novas informações e sabedoria. Esteja sempre aberto para receber novos conhecimentos.

6. Ter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes
Se você quer ser mais inteligente, melhor, mais rápido, então tem que parar de fazer o que sempre fez. O crescimento acontece quando você tenta novas possibilidades. Mude!

7. Pensar que pessoas inteligentes nunca falham
Não há exclusividade quando se trata de falha. Qualquer um que assuma um risco pode falhar, mesmo as pessoas mais inteligentes. A diferença é o que você faz com a falha. Isso, sim, pode torná-lo mais eficaz. Exemplo, fez a prova do concurso e não passou, não desista! Prepare-se para outra prova.

8. Esperar até que esteja 100% pronto
Ninguém está totalmente pronto quando uma oportunidade surge. A maioria está presa no círculo seguro da zona de conforto. E, para estar pronto para uma grande oportunidade, é preciso desenvolver uma nova mentalidade. Você provavelmente não está pronto, mas assuma o risco e o desafio de qualquer forma. Pagou a inscrição mas acha que não está totalmente pronto? Vá e faça a prova, avalie seus conhecimentos, se tiver preparado o suficiente será sua hora!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

7 comentários

  • Elizangela Cotrim de Rezende

    As pessoas sempre me disseram que eu era muito inteligente e eu acreditava nisso. Com o passar do tempo, ao invés desse comentário me engrandecer eu me sentia frustrada, porque apesar de me sentir inteligente, mais até que alguns amigos meus, nunca sai do lugar, não alcancei metas traçadas, não “decolei” na vida. Este artigo veio de encontro comigo em vários aspectos, o primeiro hábito ruim que é listado eu tenho/tinha, assim como o quarto, quinto e sexto. Digo tenho/tinha porque estou em uma fase de transição, tentando efetivamente mudar meus hábitos e visão de mundo, o que não é fácil mas é possível e ler essa postagem me fortaleceu ainda mais, pois vi que não sou a única q tem esse tipo de visão e nem sou a única que deseja mudança. Valeu pela dica, super válida.

  • Nina

    O meu problema era falta de orientação/organização mesmo..aí fui entrando em várias áreas do conhecimento e dei voltas em vão. Graças a Deus estou focada em um projeto só em 2015 e sou grata ao curso Aprova c/ seus professores maravilhosos que eu adoro ( Jonas, Back, Sartori, Cosme, Renato Baggio, Guilherme,
    todos vcs, s/ exceção..;) muito obrigada mesmo

  • Victor

    Inteligência ajuda qualquer concurseiro… mas o que resolve é CORAÇÃO e HUMILDADE.

  • JA

    conforme uma das colocações do AC, Acreditar e confiar em Deus é o Ato d inteligência maior de todos.

  • Samira de Almeida Fernandes

    Fico maravilhada com o empenho do Aprova Concursos, não só em nos manter sempre informados e atualizados, mas também, nos motivar, nos dar dicas super bem fundamentadas e úteis. Com certeza, Deus está neste negócio! Deus abençoe toda a Equipe do Aprova Concursos!!!

  • JOSE RAMOS DOS SANTOS

    As pessoas realmente inteligentes NÃO teriam esses 8 maus hábitos. Ou não seriam inteligentes.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *