Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Paraná abrirá 100 vagas para Policiais e Bombeiros Militares

Publicado em 13 de agosto de 2015 por - 2 Comentários

Concurso PM PRO governador do Estado do Paraná, Beto Richa autorizou por meio do decreto n.º 2097, a abertura de 100 vagas para o Curso de Formação de Oficiais/turma 2016, divididas entre as funções de policial militar (90) e bombeiro militar (10). Haverá reserva de vagas para candidatos afrodescendentes.

O edital deve ser lançado até amanhã (14)  e o certame será realizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC UFPR), com prazo de inscrições até 11 de setembro.

Requisitos
Conforme inciso III do Art. 21 da Lei Estadual nº 1.943 de 23 de junho de 1954, o candidato deverá:
a) ser brasileiro;
b) ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição;
c) ter concluído o ensino médio;
d) aprovação em concurso público;
e) possuir capacidade física;
f) possuir sanidade física;
g) possuir aprovação em exame de adequação psicológica para o desempenho das funções institucionais, de caráter eliminatório e em conformidade com o perfil profissiográfico exigido do candidato, realizado de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia;
h) ser considerado indicado nos testes toxicológicos;
i) possuir idoneidade moral;
j) estar quite com o serviço militar e obrigações eleitorais.

Etapas
Os aprovados no vestibular da UFPR serão submetidos às Provas de Habilidades Específicas, sendo:
a) Exame de Capacidade Física – ECAFI;
b) Exame de Sanidade Física – ESAFI;
c) Avaliação Psicológica;
d) Investigação Social.

Curso de Formação
O Curso de Formação de Oficial Policial-Militar (CFO/PM) e o Curso de Formação de Oficial Bombeiro-Militar (CFO/BM), são de graduação em nível superior com realização na Academia Policial Militar do Guatupê (em São José dos Pinhais/PR) com duração de três anos, em regime de internato.

O curso é composto por disciplinas fundamentais que estão ligadas diretamente à vida militar e buscam adaptar os cadetes para o melhor cumprimento da sua atividade como policial militar e bombeiro militar. O conteúdo abrange diversos segmentos do direito, uso correto de armas de fogo, psicologia, estatística, educação física, direitos humanos e policiamento comunitário, além de técnicas de salvamento e prevenção de incêndios, entre outras.

O cargo inicial de Cadete da PMPR possui vencimento básico de R$ 2.806,94 e a de 2.º Tenente dos Quadros de Oficiais PM e BM é de R$ 8.336,63, de acordo com o estabelecido na Lei Estadual nº 17.169, datada de 24 de Maio de 2012, alterada pela Lei Estadual nº 18.096 datado de 29 de maio de 2014.

Os alunos farão estágios administrativos nos quartéis desde o início do Curso de Formação e, ao fim as atividades, nas ruas. No último ano de formação, os cadetes fazem estágios operacionais supervisionados nos diversos batalhões do Estado do Paraná e atividades da corporação.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná e PM PR


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *