Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Recado de última hora – prova TFCE – TCU 2015

Publicado em 8 de agosto de 2015 por - 4 Comentários

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

 

Amanhã é o grande dia: aplicação das provas objetiva e discursiva do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo. Resolvi escrever este texto com algumas dicas de última hora. Vamos lá:

 

  • As provas serão aplicadas em dois turnos então você deve ter em mente uma coisa: será cansativo! Partindo dessa premissa e fazendo uma analogia aos esportes esta prova é uma maratona e não uma corrida de velocidade. Você deve dosar bem sua energia para não ficar extremamente cansado na segunda parte da prova da tarde.

 

  • Uma ideia simples é levar alguns alimentos e fazer pausas após cada hora de prova. Cinco minutos é suficiente para acalmar o raciocínio e melhorar seu desempenho. Não esqueça de tomar água mantendo-se hidratado para diminuir a fadiga.

 

  • Se você não é adepto do consumo de enérgico essa é a hora! Na prova da tarde leve um pouco de energético, tipo redbul (não esquecendo de colocar o energético em uma garrafa transparente, sem rótulo).
    • Cuidado! Não tome o conteúdo inteiro da garrafa de uma vez. Fracione o conteúdo tomando um pouco de dez em dez minutos. Essa dose de cafeína vai fazer com que você fique mais disposto e não eufórico (que pode causar desconcentração). O objetivo é ficar concentrado e desperto e não eufórico ok?

 

  • Ainda em casa, retire os alimentos das embalagem e coloque-os em saquinhos transparentes (aqueles de guardar alimentos no refrigerador). Isso evita problemas com fiscais mais “linha-dura”.

 

  • Hoje é o dia de criar a estratégia de resolução das questões. A estratégia que eu indico é a seguinte:
    • Ao abrir o caderno de provas, leia as questões discursivas para ter um primeiro contato com o tema proposto.
    • Comece a resolução pelas questões objetivas.
    • A técnica de estruturação da peça técnica que eu apresentei na aula extra pode ser utilizada para estrutura o resumo de qualquer questão subjetiva! É mais eficaz do que fazer um rascunho corrido pois facilita a visualização de todos os itens que você vai abordar no seu texto!
    • Não resolva a prova, necessariamente, pelas ordem que a banca apresenta. Você está preparado e deve começar pelas matérias que tem mais facilidade. Isso vai garantir os pontos principais que você estudou. Em teoria, se você domina o conteúdo, vai resolver essas questões mais rapidamente sobrando mais tempo para pensar sobre os assuntos que você não domina tanto além da tranquilidade de já contar com alguns bons pontos garantidos.
    • Observe que, as vezes, nas questões objetivas você encontra a resposta (ou parte da resposta) das questões discursivas.
    • Reserve um tempo (ao menos 15 minutos) para passar as respostas objetivas para o gabarito. Muito cuidado nessa hora: você pode utilizar o seu documento de identificação como régua para evitar erros de transcrição.

 

  • Se durante a prova bater a ansiedade respire fundo e peça para ir ao banheiro. Jogue uma água no rosto, ande devagar no corredor, respirando fundo até reassumir o controle. Só volte a resolver a prova depois de se acalmar.

 

  • Saia cedo de casa! Isso mesmo, você estudou bastante, está preparado e não quer ficar de fora de uma das duas provas certo? Acidentes de carro, corridas de rua, pneus furados, carro quebrado, elevador emperrado, são coisas que acontecem nas melhores família e você não quer ser vítima dessa fatalidade certo? Melhor esperar sentado na porta do seu local de prova do que chegar correndo e desesperado!

 

Creio que essas são as dicas finais! Descansem hoje que amanhã é o grande dia! Desejo muita sorte amigos!!!!!!

 

Um abraço

 

Prof. Miguel Martins

 

P.S: atenção – essa estratégia de resolução de prova tem caráter meramente sugestivo! Você é livre para escolher seu caminho, mas é sempre bom ter um ponto de partida, certo???


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

4 comentários

  • Daniele Nascimento

    Obrigado prof* pelas dicas, não gosto de RedBull, mais pareceu uma ideia interessante, tendo em vista que na hora da prova da um sono “danado”. rsrs

  • Antonio Fernando de Oliveira

    Agradeço

    Professor pelo recado e acho que so errei 03 trêis de orçamento pela abordagem .Obrigado pelo incentivo e com fé em Deua mim classifique.valeu!!!!!

  • Robson Castro

    Comprei o programa do concurso do TCU este ano e nao recebi essa importante parte que é
    a tecnica de estruração da peça técnica.
    Vc poderia me enviar esse material?
    Agradeço a atençao
    Robson Castro

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *