Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso INSS – Há ou não carência para receber benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão?

Publicado em 5 de agosto de 2015 por - 3 Comentários

inss-concursoMuitos concurseiros que estão se preparando para a prova do INSS estão com a dúvida se há ou não carência para receber benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão.

A professora de Direito Previdenciário dos cursos preparatórios do Aprova Concursos para o concurso do INSS,  Melissa Folmann, já tem esclarecido em suas aulas que não há carência. Inclusive, respondeu essa dúvida no programa Tira-dúvidas do INSS (assista aqui).

Para bater o martelo nessa questão e não deixar mais nenhuma dúvida, o INSS divulgou no dia 30 de julho Memorando que confirma a inexistência da carência em função da Adequação do Sistema PRISMA (Lei nº 13.135/15).

Clique aqui e confira o Memorando!
Documento: Memorando-Circular Conjunto nº 39/DIRBEN/DIRAT/INSS

Concurso do INSS

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a realização de concurso do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)  para abertura de 950 vagas de nível médio e superior nos cargos de Técnico e Analista do Seguro Social. A remuneração dos cargos vai de R$ 4.886,87 a R$ 7.496,09. O edital deve ser publicado até dezembro deste ano!

banner_inss_950

 

 

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

  • cilene

    Boa tarde,
    Estou estudando para o concurso do INSS e assistindo a aula sobre aposentadoria por idade, surgiu uma dúvida:
    A professora Melissa fala na aula que não existe mais no INSS a aposentadoria compulsória.
    A Lei fala que o empregador poderá solicitar a aposentadoria do empregado que já cumpriu a carência (180 contribuições), sendo assim compulsória, a aposentadoria do empregado.
    A dúvida é
    A aposentadoria compulsória por idade ( 70 anos)ainda existe no INSS?
    Ela é compulsória apenas para o empregado que ao completar 70 anos, e cumprido a carência e o seu empregador solicitar a aposentadoria por idade, ele será compulsoriamente aposentado.
    No caso ,ela é compulsória para o empregado e a sua solicitação por parte do empregador é opcional?

  • gessica

    Olá, não entendi ainda. Existe ou não carência? A carência de 24 contribuições que consta na MP foi contemplada na lei? Está em vigor?

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *