Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Ergoftalmologia – Cuidados com a visão do trabalhador

Publicado em 15 de julho de 2015 por - 2 Comentários

Ergoftalmologia - Cuidados com a visão do trabalhador

Ergoftalmologia – Cuidados com a visão do trabalhador

Constantemente nos deparamos com os cuidados que a Ergonomia traz em relação ao corpo do trabalhador, considerando anatomia, fisiologia e antropometria. O conceito da Ergoftalmologia busca uma nova área de estudo e atenção: a visão do trabalhador e as consequências de um longo tempo de exposição da visão do trabalhador ao computador, por exemplo.

A Ergoftalmologia é uma área da ciência que estuda o sistema de trabalho, propondo o melhor relacionamento entre o trabalho e a visão. O objetivo principal é a prevenção e a administração de desconforto e doenças oculares em relação ao trabalho, visando máxima eficácia com máxima eficiência da função visual.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS PREJUDICIAIS À SUA VISÃO:
O uso prolongado do computador pode causar um cansaço visual conhecido como Síndrome do Uso do Computador.
Os sintomas incluem olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade á luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte e dificuldade em conseguir foco. Outros sintomas são enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.

DICAS PARA PREVENIR O CANSAÇO VISUAL:
Evitar ventiladores ou ar condicionado direto sobre o rosto;
Uso de proteção de tela para controlar a luminosidade;
O monitor deve ficar a uma distância de 50 a 60 cm, sempre abaixo da linha dos olhos. Isso promove o fechamento parcial dos olhos e diminui a área de exposição ocular;
Mantenha sempre limpa a tela do monitor e, caso use óculos, as lentes também;
Quem utiliza lentes de contato deve fazer uso de colírio lubrificante;
Piscar é fundamental. O número normal de piscadas de um indivíduo está entre 15 a 20 piscadas por minuto, mas quando se está diante da tela do computador, essa frequência pode baixar para até 5 vezes; Pausa de pelo menos 10 minutos a cada hora trabalhada, para relaxar e voltar a piscar normalmente.

E você? Trabalhador e estudante, tem cuidado da sua visão? Tem se deparado com alguns destes sintomas ao ficar exposto ao computador? Aproveite as dicas e previna-se!!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Augusto Henrique

    Boa tarde.
    Thaise, sou acadêmico do 3° ano de Fisioterapia do Unisalesiano de Araçatuba – SP, trabalho como Técnico de segurança do trabalho na Klin Produtos infantis LTDA. Achei interessante o que vem escrevendo e por isso gostaria de saber se você poderia estar compartilhando informações e até materiais referentes a área de Ergonomia/norma 17 conosco. Nossa empresa estará iniciando um projeto referente a ergonomia aplicada ao trabalho e ao ler o que tem publicado despertou-me interesse por tudo o que tais publicações envolvem .
    Desde já agradeço a sua atenção, estando no aguardo de vossa resposta.
    Obrigado.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *