Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dobradinha do Aprova 34 – Trotes nas Universidades

Publicado em 25 de junho de 2015 por - 2 Comentários

Nesta edição do Dobradinha do Aprova 34: Atualidades e Redação, os professores Marlus e Laércio falam dos famosos trotes universitários, que ganham atenção principalmente no início de cada ano acadêmico.

Os professores buscam as raízes históricas e contam que, por muito tempo, a maior parte da oferta de ensino superior era do Governo Federal e Estadual, por meio do sistema público de educação.

Em 1980, surgiu o vestibular selecionando o ingresso de estudantes para formação de nível superior. Pode-se entender que a seleção foi criada em função do Estado não conseguir atender a todos interessados nos cursos acadêmicos.

O vestibular se tornou algo a ser superado. E, implicitamente, ser aprovado nele implica em uma conquista e, logo, merece comemoração.

E mesmo com a expansão das instituições educacionais privadas, que se deu massivamente no século 21, o ingresso no ensino superior ainda significa pequena parcela dos estudantes que concluem o ensino médio.

Neste cenário, as comemorações do início da vida universitária são fervorosas. Mas os professores explicam que o problema em si do trote não é a comemoração, mas os excessos, a violência e a exposição dos adolescentes em situações humilhantes, totalmente indignas, inadequadas e desnecessárias.

Saiba mais! Assista ao programa.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *