Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dicas para prever o que pode cair na prova

Publicado em 16 de junho de 2015 por - 9 Comentários

O conteúdo é extenso e as horas de estudo parecem ser insuficientes. Esse é um drama vivido pela maioria dos candidatos que se preparam para concursos. Mas, com uma dose de curiosidade e senso de observação, é possível prever alguns assuntos que podem ser cobrados na prova. E estes, sem dúvida, deverão estar na ponta da língua.

Veja algumas dicas de como identificar os conteúdos que podem cair na sua prova:

facebook11. Resolva o maior número possível de questões, não só das provas anteriores do concurso que irá fazer, mas, principalmente, das provas aplicadas recentemente pela mesma banca organizadora.

2. Conhecer e entender o perfil do examinador (aquele que elabora as questões da prova) pode ser um diferencial e tanto. Por isso, mais do que resolver as questões e avaliar seu conhecimento sobre o assunto, procure observar como a questão foi formulada, o que o examinador quis de fato avaliar ao colocar aquela questão na prova, que palavras ele utilizou para se expressar, se ele foi mais objetivo ou mais subjetivo, enfim, coloque-se no lugar no examinador.

3. É bastante comum os examinadores associarem as questões teóricas da prova com a realidade da instituição e do cargo ao qual o candidato está concorrendo. Por isso, informe-se sobre as atividades desempenhadas no órgão, leia a fundo o site da empresa, preste muita atenção às regras e leis próprias da instituição. Sabemos que nem sempre a prática é exatamente como a teoria. Mas, lembre-se que na prova será cobrado o que está previsto nas regras e leis.

4. Não existe um padrão certo e outro errado, existem apenas padrões diferentes. Portanto, não espere que o examinador pense como você. Tenha a mente aberta para compreender e aceitar perspectivas diferentes das suas.

5. Perceba o que está acontecendo a sua volta no país, no mundo. Leia os jornais!

6. Preste atenção às dicas de professores e profissionais especializados. A experiência deles pode ser valiosa.

7. Ao identificar temas que sejam razoáveis de cair, ou que estão de fato caindo nas provas, e ao traçar uma linha que o examinador esteja seguindo, anote tudo que, estando no conteúdo programático do edital, se encaixe num padrão. Descubra qual é o padrão e você poderá prever o futuro!

8. Mesmo identificando potenciais assuntos para a prova, obviamente você não deve deixar de estudar os demais conteúdos cobrados no edital, apenas terá um norte do que pode e deve ser priorizado!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

9 comentários

  • Everson

    Boa tarde Caros; Preciso de uma ajuda de vocês talvez vocês podem me ajudar. No ano passado eu fiz o concurso do MTE para agente administrativo,porém não fui muito bem pois a Cespe só complica o candidato,porém está previsto novamente o concurso para agente administrativo, eu tenho todo o material de estudo desde apostila,prova anterior inclusive a de 2014 que eu fiz. Trabalho usando a ferramenta do MTE pois sou servidor público aqui na prefeitura de Carapicuíba e trabalho na secretaria do trabalho estou á 2 anos trabalhando com seguro desemprego e suas mudanças ,imo (intermediação de mão de obra).A minha dúvida é que devo focar em algum tópico especifico ou o meu material de estudo está bom ? ou será que pode mudar as matérias ? No aguardo Att Everson !

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Everson

      Temos que aguardar a publicação do novo edital para mais informações.
      Você pode ver os cursos disponíveis no link: https://www.aprovaconcursos.com.br/busca?search=mte

      Abs.

  • João Vicente Rapczynski

    Muito bom. Dicas são sempre valiosas para saber melhor o que estudar.

  • Maria simone gonçalves

    Olha seria muito bom, receber publicações, dicas e sempre muito bem vidas .
    Assim a preparamos melhor para os concursos.

  • Selma França Silva M. Dorea

    Já fiz muitos concursos e não passo em nenhum o último que fiz foi do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA QUERIA TANTO PASSAR POIS TRABALHO EM CARTÓRIO HÁ TEMPO. PRECISO DE TODA ORIENTAÇÃO.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Selma

      Sugerimos que veja mais informações a respeito dos Planos de Assinatura, que incluem um serviço exclusivo de mentoria que auxilia o aluno a estabelecer uma estratégia para seus estudos.
      https://www.aprovaconcursos.com.br/assinatura-completa/

      Abs.

  • monica pereira lima

    ola gostaria de receber oque vai cair nas provas o que devemos estudar

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *