Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 117 – Qual concurso escolher?

Publicado em 16 de junho de 2015 por - 2 Comentários

Olá, concurseiro!

Para muitos que estão entrando agora no mundo dos concursos, decidir para quais deles se dedicar pode ser algo bastante difícil. Uma escolha mal feita pode trazer frustração, tanto durante a preparação quanto após a aprovação.

Por isso, nesta edição o Aprova Informa vai dar algumas orientações para que você tome a melhor decisão!

Analise a vaga

É importante lembrar que a realização profissional não depende unicamente de uma boa remuneração. Ao se inscrever para um concurso você também deve levar em conta se as atividades daquele cargo e se a instituição que oferece a vaga está em sintonia com o seu perfil e com seus objetivos de carreira.

Tente imaginar como você se sentiria atuando naquela função e, se for possível, converse com alguns servidores que atuam no local para ter mais informações sobre como é o dia a dia por lá.

Existe ainda a possibilidade de o cargo exigir mudança de cidade. Você deve analisar se estará preparado para isso e se iria se adaptar a essa nova cidade. Caso não, o ideal é escolher um concurso que ofereça vagas onde você mora.

Escolha uma área

Muitas pessoas fazem provas para todos os concursos que abrem, mas essa não é uma boa estratégia!

É preciso ter foco. Uma boa dica é escolher concursos que estejam dentro de uma única área como, por exemplo, bancária, fiscal ou jurídica.

Como grande parte das disciplinas cobradas tende a ser a mesma, aquilo que você estudou para uma determinada prova poderá ser aproveitado para outra, otimizando, assim, o seu esforço.

Esqueça a concorrência

Decidir fazer ou não um concurso de acordo com a relação entre o número de candidatos e a quantidade de vagas disponíveis é um erro.

Alguns concursos atraem um grande número de pessoas. Isso não significa, no entanto, que todos os inscritos são fortes concorrentes já que boa parte dos candidatos não se prepara adequadamente e faz a prova apenas por fazer.

E o contrário também é verdadeiro. Alguns concursos podem ter poucos, mas bem preparados participantes.

Por isso, não se deixe levar por esses números. O importante é que você faça o seu melhor.

E, uma vez feita a sua escolha, comece a planejar a sua preparação e mantenha o foco nos estudos, tendo sempre muita força, ânimo, dedicação e disciplina. Assim, a conquista de sua vaga será apenas uma questão de tempo.

E esta edição do Aprova Informa fica por aqui. Não se esqueça de mandar a sua sugestão para os próximos programas. Até lá!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Edlânia Lírian

    Gostaria de obter provas de concursos anteriores de Professores de língua estrangeira.
    Obrigada,
    Edlânia Lírian (Lana)

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Edlânia

      De qual órgão?
      Você pode ver cursos disponíveis para este cargo no link: https://www.aprovaconcursos.com.br/busca?search=professor+lingua%20estrangeira

      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *