Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Levantamento, Transporte e Descarga individual de materiais

Publicado em 10 de junho de 2015 por - Comentar

Forma correta de fazer levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

Forma correta de fazer levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

O item da NR17.2 trata do Levantamento, Transporte e Descarga Individual de materiais.
Você sabe qual o peso máximo que um trabalhador pode carregar manualmente em seu trabalho?

O Transporte individual ou manual de cargas é todo o transporte no qual o peso da carga é suportado individualmente por um só trabalhador, compreendendo desde o levantamento até a deposição da carga.

O peso máximo da carga que um trabalhador poderá suportar individualmente – sem o auxilio de instrumento mecânico- foi definido na CLT, nos arts. 198, 390 e 405. Diz o texto consolidado que o peso máximo que um trabalhador homem deve suportar individualmente é de 60 quilogramas e a mulher e o jovem (aquele com idade inferior a 18 e maior que 14 anos) um peso nitidamente inferior: 20kg para trabalhos contínuos e 25kg para trabalhos eventuais.

A NR 17, no entanto, estabeleceu no item 17.2.2, que o trabalhador (homem, mulher ou jovem) não pode ser submetido ao transporte manual de cargas que comprometa sua saúde.

E ainda:

No ítem 17.2.3. Vemos que Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *