Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Minha casa está situada na Rua da Paz ou “à” Rua da Paz?

Publicado em 9 de junho de 2015 por - 4 Comentários

“Buenas e me espalho”, caríssimos alunos e alunas do Aprova concursos!

Inicio este post com uma frase famosa de um personagem do nosso ilustre Érico Veríssimo. Escolhi este personagem porque é um lutador, um guerreiro nato, chamado ” Capitão Rodrigo”. Como vocês enfrentarão o concurso para ingressar na Guarda Municipal de Curitiba, nada melhor do que ele para inspirá-los.

Encontramos algumas frases escritas de maneira informal em nosso cotidiano, por isso trouxe uma situação muito comum: usa-se situada na rua , ou à rua? Todas as nossas casas estão situadas na rua, ou na avenida, ou na alameda, ou na quadra, ou no beco , etc. Você já viu alguma casa situada “a” algum bairro? Não, todos vemos casas situadas em um bairro.

Residente, sito e morador também pedem preposição em : ser residente na Rua da Paz, ir a um supermercado sito na Avenida Sete de Setembro, ser morador na Alameda Itu.

( Luiz Antonio Sacconi – Gramática Essencial Ilustrada – Editora Atual – 1999)

Portanto, ao preencher os formulários com os endereços dos cidadãos curitibanos, usem a preposição correta. Afinal, faltam poucos dias para vocês passarem no concurso, não é?????

 

Um grande abraço e até a próxima semana

 

Profª Lilian Mattos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

4 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *