Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Norma Regulamentadora nº 17 – ERGONOMIA

Publicado em 8 de junho de 2015 por - Comentar

A Norma Regulamentadora 17, que é de aplicação transversal em diferentes atividades econômicas, regulamenta os arts. 198 e 199 da CLT e estabelece dispositivos que devem ser observados por empresas e empregados na busca por condições ambientais de trabalho que ofereçam o máximo de conforto, segurança e desempenho ao trabalhador.

Segundo o professor Alan Wisner (1987), ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.

A ergonomia, portanto, utiliza-se de diferentes instrumentos para organizar o ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível a tarefa de ser realizada com a preservação da saúde do trabalhador.

A NR17, com o propósito de tornar o ambiente de trabalhado seguro e saudável, basicamente estabelece alguns parâmetros que as empresas devem observar para adequação dos materiais (levantamento, transporte e descarga), dos postos de trabalho, especialmente quanto aos equipamentos e mobiliário, das condições ambientais de trabalho (temperatura efetiva, umidade relativa do ar, ruído, velocidade do ar, níveis de iluminamento) e da organização do trabalho (aspectos relacionados à execução da tarefa desenvolvida pelo trabalhador e às pausas para descanso).

Embora a Norma tenha estabelecido tais parâmetros, ela permite que a empresa por meio de uma análise ergonômica do trabalho (Veja post sobre análise ergonômica do trabalho) adote as condições supostamente mais adequadas para seus trabalhadores.

Nunes, Flávio de Oliveira. Segurança e Saúde no trabalho:esquematizada volume2. 2 ed. rev. atual – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2014

title=”NR17 site do Ministério do Trabalho”>http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEFBAD7064803/nr_17.pdf


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *