Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 116 – Acelere sua aprendizagem

Publicado em 2 de junho de 2015 por - Comentar

Nesta edição do Aprova Informa, veremos como você pode adotar pequenas atitudes para melhorar a sua aprendizagem.  Inscreva-se no canal do Aprova no Youtube: https://goo.gl/6uDHzV

Como você bem sabe, a quantidade de informação exigida nos concursos públicos costuma ser grande. Muitas vezes, ao se deparar com o conteúdo que deve ser estudado, fica aquela sensação de que é impossível aprender tudo aquilo até a data da prova.

Se você está passando por isso, não se preocupe: nós do Aprova Informa preparamos algumas dicas de como acelerar sua aprendizagem. Você verá que é capaz sim aprender mais e melhor em menos tempo.Vamos a elas?

Estude em um ambiente confortável.
Sentir-se confortável com o local escolhido eleva a sua capacidade de aprendizagem em até 93%. Por isso, dê preferência a locais silenciosos e arejados – vale até estudar ao ar livre, como em um parque que não tenha muito movimento ou no jardim da sua casa. Estudar em ambientes muito fechados ou formais movimentam apenas uma área de nosso cérebro.

Estabeleça intervalos
Já está comprovado que, depois de uma hora fazendo a mesma atividade, nosso cérebro perde capacidade de reter novas informações. Por isso, a cada hora dê um tempo nos estudos e busque um novo estímulo – levante, respire, mexa os ombros, faça alongamentos, caminhe ao ar livre, prepare um café ou um pequeno lanche. Alguns minutinhos bastam para relaxar e recuperar a atenção. Grandes empresas utilizam esse método para reduzir o estresse e aumentar a capacidade dos funcionários.

Alterne as formas de estudar
Por mais que as videoaulas sejam sua principal fonte de aprendizagem, procure incluir, de forma intercalda, leituras, elaboração de resumos, resolução de questões, entre outros.
Lembre-se que o Aprova Concursos mantém um banco gratuito com mais de 260 mil questões. O endereço está aqui na sua tela.
A novidade é que agora elas também podem ser baixadas no seu smartphone.

Identifique a sua forma de aprendizagem
Especialistas em programação neurolinguística traçaram três perfis com características distintas de aprendizagem: o mental, pertencente a pessoas que assimilam melhor as informações visuais. O relacional que caracteriza aqueles que aprendem mais facilmente com a audição. E o ativo ou sinestésico, relativo àqueles que aprendem de forma mais eficiente por meio das sensações.

E, por fim, nossa última dica é: faça repetições
O ser humano possui uma memória de curto e outra de longo prazo. As novas informações sempre entram na memória de curto prazo. Para que essas informações façam parte da memória em longo prazo é importante trabalhar com repetições. Para isso, vale a pena resolver muitos exercícios, fazer resumos, esquemas, realizar leituras e rever videoaulas.

Uma prática aconselhada por estudiosos é repassar o conteúdo que você estudou no dia anterior logo pela manhã. Faça isso nos primeiros 15 minutos após acordar. Segundo eles, nesse horário a capacidade de retenção do conteúdo alcança a marca de 70%. Não custa nada tentar, não é mesmo?

Se você levar essas dicas com seriedade, estudar com disciplina, muita dedicação e acreditar no seu potencial certamente terá condições de alcançar os seus objetivos!

O Aprova Informa fica por aqui. Deixe suas sugestões no nosso site. Bons estudos e até a próxima! Veja aqui outras dicas para concursos: https://goo.gl/vOjQBZ 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *