Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Princípios do SUS

Publicado em 29 de maio de 2015 por - Comentar

Bom diaaaaa, pessoas! Que vcs tenham um lindo dia!!! 
E pra vc que vai fazer o processo seletivo da Prefeitura de Contagem segue uma questão comentada!
Bons estudos e boa prova!
(Residência multiprofisisonal – FAMUC – FUNEC – 2015) Sobre os princípios do Sistema Único de Saúde, analise as proposições.
I – A integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa na Rede de Atenção à Saúde, mediante referenciamento do usuário na rede regional e interestadual, conforme pactuado nas Comissões Intergestores.
II – A descentralização político-administrativa prevê a ênfase na descentralização dos serviços para os municípios e a integralidade das ações e serviços.
III – Deve-se garantir a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral e a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
IV – A universalidade é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
Estão CORRETAS:
A) I e III; B) II e IV; C) I, II e III; D) I, II, III e IV.
A opção A está verdadeira. Segundo o art. 20, do decreto 7508: a integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa na Rede de Atenção à Saúde, mediante referenciamento do usuário na rede regional e interestadual, conforme pactuado nas Comissões Intergestores. (Copiado e colado do artigo 20)
A opção B está falsa, visto que segundo o art. 7 da lei 8080, inciso IX: a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde; Fique atento: A descentralização não dá ênfase na integralidade, por isso a opção está falsa.
A opção III está verdadeira, pois preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral e a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie são princípios e diretrizes do SUS, segundo a lei 8080.
A opção IV está falsa, pois o conceito: “é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.” Refere-se ao conceito de INTEGRALIDADE e não universalidade como proposto pela opção.
Portanto, o gabarito correto é: A


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *