Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Marinha abre 48 vagas no Quadro Complementar de Oficiais Intendentes

Publicado em 19 de maio de 2015 por - 24 Comentários

A Marinha divulgou edital de concurso com 48 vagas de nível superior para o Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM) com cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval, que visem ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno. O concurso exige nível superior nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia.

ESTUDE PARA ESTE CONCURSO COM O APROVA CONCURSOS!
Para mais informações sobre o curso preparatório, ligue: 0800 606 8889.

Requisitos
– Ser brasileiro nato (ambos os sexos);
– Ter menos de 29 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2016;
– Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;
– Não estar na condição de réu em ação penal;
– Ter concluído o curso superior (Bacharelado ou Licenciatura) relativo à profissão a que concorre, até 07/03/2016 (data prevista no Calendário de Eventos do Anexo II, para a Verificação de Documentos);

Vagas
São ofertadas 44 vagas para Administração; 3 para Ciências Contábeis e 1 para Economia. Haverá reserva de 20% das vagas para candidatos negros.

Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas nos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, somente entre 08h00 do dia 20 de maio e 23h59 do dia 22 de junho de 2015, horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição é de R$ 55,00 e poderá ser pago até o dia 25 de junho de 2015, no horário bancário.

Os candidatos poderão também efetuar suas inscrições nas ORDI relacionadas no Anexo I do edital. As inscrições poderão ser realizadas nos dias úteis entre 20 de maio e 22 de junho de 2015, das 08h30 às 16h.

Provas

A prova escrita de conhecimentos profissionais juntamente com a redação, terão duração de 4 horas. A CP será objetiva e tem como propósito verificar a habilitação profissional do candidato e constará de 50 questões. O dia e horário da prova ainda não foram definidos. A Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais e a Redação serão realizadas no dia 16 de agosto de 2015. 

As cidades de realização de provas são: Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).

Etapas
A Seleção Inicial (SI) é composta pelos seguintes eventos: Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais (CP); Redação; e  Eventos Complementares constituídos de: I) Inspeção de Saúde (IS); II) Teste de Aptidão Física (TAF); III) Verificação de Documentos (VD) – Fase preliminar; e IV) Verificação de Dados Biográficos (VDB) – Fase preliminar.

Após aprovação nas etapas anteriores,  os candidatos passarão pelo o Curso de Formação de Oficiais (CFO) previsto para iniciar em 28 de março de 2016, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. Há um Período de Adaptação de, aproximadamente, três semanas e uma etapa básica compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos.

O candidato ingressará na graduação de Guarda-Marinha e durante o curso perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Durante o CFO, o candidato fará um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até 8 semanas, que tem por finalidade a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e à avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas. O CFO terá a duração de, aproximadamente, 39 (trinta e nove) semanas.

O ingresso no QC ocorrerá no posto de Segundo-Tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases da Seleção Inicial e ter sido aprovado em todas as fases do CFO.

ESTUDE PARA ESTE CONCURSO COM O APROVA CONCURSOS!
Para mais informações sobre o curso preparatório para este concurso, ligue: 0800 606 8889.

Informações sobre o concurso da Marinha (QC-IM)
• Inscrições: 20/05/15 a 22/06/15
• Cargos: Oficiais Intendentes
• Vagas: 48
• Taxa de Inscrição: R$ 55,00
• Provas: 16/08/15
• Nível: superior
• Edital
Retificação I

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

24 comentários

  • Keliane

    Oi, em relação a ter menos de 29 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2016 quer dizer não ter completado 29 anos até janeiro de 2016? Completo 29 anos em junho não posso participar da seleção, é isso?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Keliane

      Veja o que consta no edital:

      “3.1.2 – São condições necessárias à inscrição:
      a) ser brasileiro nato (ambos os sexos) b) ter menos de 29 (vinte e nove) anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2016, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012;”

      https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Edital.pdf?id_file=2800

      Você pode acessar a Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012 neste outro link:
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12704.htm

      Abs.

      • Victor

        A lei n°12.704 diz c) Concurso para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais: ter menos de 29 (vinte e nove) anos de idade.O candidato poderia entrar com recurso, alegando que a lei fala sobre ter menos de 29 anos , mas não é clara ao dizer que é apartir da data de inscrição ou do ano que inicia o curso? Por exemplo a pessoa faz a inscrição agora em 31/07 com 28 anos mas em dezembro fara 29.Caberia recurso?

      • Blog Aprova Concursos

        Olá Victor,
        Entendemos que cabe sim, mas o ideal seria você consultar um advogado. Abs!

    • Wilkey Jonathan

      Bom dia Keliane,

      Você pode participar, podem participar qualquer pessoa que nasceu antes do dia 31/12/1988. Pelo meu cálculo você nasceu em 1987, então poderá participar tranquilamente.

      • Wilkey Jonathan

        Errata,

        Escrevi errado, pode participar qualquer pessoa que nasceu depois do dia 31/12/1986. Qualquer pessoa que nasceu a partir do dia 01/01/1987 poderá participar tranquilamente.

    • LAIS.MAR

      ter 28 até 01/01/2016 não pode fazer 29 até essa data

    • ivoney

      É óbvio. Voce não sabe ler. ??????

  • Kelly

    Alguém sabe como é a escala de trabalho de um oficial da marinha?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Kelly

      Sugerimos que entre em contato com a Marinha para esclarecer melhor sua dúvida:
      https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/contato.html

      Abs.

    • LAIS.MAR

      depende do local onde se vai trabalhar. muito relativo. geralmente cumpre-se expediente normal e alguns dias no mês cumpre o serviço de dormir lá ou sair um pouco mais tarde

  • Bruno

    Qual a remuneração inicial deste concurso?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Bruno

      Esta informação não foi divulgada no edital, sugerimos que entre em contato com a Marinha:
      https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/contato.html

      Abs.

  • ellen ferreira

    olá.
    Tenho uma duvida.
    Concluirei a graduação em Administração em Julho de 2016, neste caso, não poderei participar, correto?
    Agradeço
    Ellen

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Ellen

      Conforme descrito no texto acima, é necessário ter concluído o curso superior (Bacharelado ou Licenciatura) relativo à profissão a que concorre, até 07/03/2016 (data prevista no Calendário de Eventos do Anexo II, para a Verificação de Documentos).

      Abs.

  • Victor

    Boa tarde,

    Infelizmente não tive uma educação bucal na minha infância, que ocasionou em alguns problemas na minha saúde bucal. Sendo assim, tive algumas perdas e hoje possuo algumas falhas. Nada muito grande, até por que, venho fazendo um tratamento há alguns anos (infelizmente é algo muito caro em nosso país). Pois bem, na minha estética frontal, não possuo nenhuma falha, onde tenho as mesmas, se localiza na parte de trás. Totalizando em 6 falhas, na arcada de cima e de baixo. Lendo o edital, não encontrei nada que reprove. Devo temer a isso ou posso corrigir essas falhas após ter ingressado na Marinha?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Victor

      Sugerimos que veja os critérios da Inspeção de Saúde no anexo IV do edital:
      https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Edital%20Ret%201.pdf?id_file=2869

      Abs.

  • geiza

    boa noite,
    vou fazer a prova para o quadro oficial intendente da marinha do brasil graduação ciencias contabeis,
    voces tem este preparatorio?
    fico no aguardo.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Geiza

      Veja informações sobre o curso no link:
      https://www.aprovaconcursos.com.br/concurso/marinha-oficiais-intendentes-da-marinha-ciencias-contabeis/

      Abs.

  • Elisangela Muniz

    Olá! Gostaria de saber quando terá concurso para cargo oficial da marinha. Tenho um filho de 20 anos q gostaria de fazer.
    aguardo resposta.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Elisangela

      Sugerimos que veja mais informações no link https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html

      Abs.

  • Keyla cristina

    Olá, boa tarde..
    No caso só poderia tentar entrar na parte administrativa, se tiver feito faculdade? Só com o técnico administrativo concluído eu não poderia tentar fazer a prova?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Keyla

      Conforme descrito nos requisitos acima, para este concurso era necessário “Ter concluído o curso superior (Bacharelado ou Licenciatura) relativo à profissão a que concorre”

      Abs.

  • Os comentários estão fechados.