Olá, concurseiro! Nesta edição do Aprova Informa vamos mostrar um sistema de avaliação bastante útil para que você aumente o seu rendimento nos estudos.

O primeiro passo desse sistema é identificar o que está indo bem e o que está indo mal no seu planejamento de estudos. Para saber isso, faça uma lista com os métodos de aprendizagem que você utiliza. Entre os métodos podem estar:
• A Pré-leitura
• A Leitura aprofundada
• As Aulas expositivas
• Os Exercícios
• Simulados
• Resumos
• Os Mapas mentais
• As Revisões, entre outros.

Depois, atribua uma nota para cada um dos itens respondendo à pergunta: de 1 a 10, como eu avalio o meu rendimento nesta atividade?

Vamos supor que você deu as seguintes notas para cada método.
Você deverá voltar sua atenção para os itens que receberam notas mais baixas e buscar alternativas para aumentar seu potencial.

Por exemplo: se ao item Aulas Expositivas você atribuiu nota 5, significa que o seu rendimento não está sendo satisfatório. Por isso, você deve analisar o que pode ser feito para aproveitar melhor as aulas e reverter esse quadro.

Se você não tem o hábito de fazer anotações, experimente anotar os tópicos mais importantes enquanto assiste a uma aula. Por outro lado, se você costuma fazer anotações, tente deixar isso de lado e prestar mais atenção à aula, optando por fazer um resumo somente quando o professor terminar a explicação. Avalie qual das duas maneiras favorece mais o seu entendimento da matéria e adote-a na sua rotina.

Fazer a pré-leitura do assunto antes de assistir à aula também pode colaborar com a fixação do conteúdo, assim como resolver exercícios ligados ao tema estudado.

Outra mudança pode ser feita com relação ao horário que você costuma assistir às aulas. Identifique o período do dia que você acha que rende mais nos estudos e reorganize sua agenda. E, se após algumas horas estudando, você notar que seu rendimento está caindo, faça uma pausa, respire, tome uma água ou um suco, e depois retorne.

Pequenos hábitos também podem fazer diferença. Antes de iniciar um dia de estudos, lembre-se de deixar separado todo o material que você pode precisar, como papel, lápis, borracha, marcador de texto, computador, livros e dicionário. Se você precisar se deslocar fisicamente para buscar um objeto correrá o risco de perder a concentração e precisará gastar mais do seu tempo para retomar o foco.

E nunca é demais reforçar: na hora de estudar, mantenha distância de tudo o que pode comprometer a sua concentração.
Se o celular estiver por perto enquanto você estuda e aquelas notificações de Facebook e WhatsApp começarem a aparecer na tela, certamente você se dispersará. Mesmo que você não olhe a mensagem, isso ficará martelando na sua cabeça, prejudicando seus estudos. Então, o melhor é esquecer o mundo externo, desligar o celular e sair da internet.

Ao fazer uma análise do que pode ser melhorado e adotar algumas mudanças você vai perceber uma grande diferença na qualidade do seu aprendizado. Não deixe para depois. Quanto antes você fizer isso, melhor será o seu resultado!

O Aprova Informa fica por aqui. Até o nosso próximo encontro!  Inscreva-se no canal do Aprova no Youtube: http://goo.gl/XvJwYc

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *