Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

MP/SP: Na primeira fase o uso de terno é obrigatório?

Publicado em 18 de maio de 2015 por - 4 Comentários

Olá Caros1ternoscarosermenegildozegna Alunos!

Estive acompanhando a 1ª fase do 91º Concurso para Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo que ocorreu ontem (17/05/2015), que contou com aproximadamente 12.000 inscritos concorrendo a 80 vagas.

Alguns alunos me perguntaram sobre a obrigatoriedade ou não do uso do terno e gravata já na primeira fase, porquanto no edital de referido concurso constava que os candidatos deveriam comparecer com traje forense.

Nos concurso públicos em geral não se exige o uso de terno e gravata na 1ª fase (prova objetiva), é apenas uma recomendação que geralmente está nos editais. Nas fases seguintes o candidatos deve comparecer de roupa social.

 Na prova oral, por óbvio, o uso é obrigatório.

Pelo que consta, já é uma tradição em São Paulo que os candidatos compareçam de terno na 1ª fase das provas para Juiz e Promotor, mas em outros estados não verificamos tal fato. Vale lembrar que muitos candidatos vem de longe para fazer a prova e nem sempre levar ou usar um terno na viagem é fácil ou possível. Isso sem falar no desconforto, considerando as condições climáticas e a duração da prova. Mas no meio jurídico, já trabalhos/trabalharemos de terno não é mesmo?Na prova de ontem a maioria expressiva dos candidatos estava de terno e gravata e as mulheres de traje similar, mas alguns candidatos compareceram de tênis e calça jeans e fizeram a prova sem problemas. Existia o boato sobre a anotação do nome do candidato em tal situação, mas um Promotor que atuava como fiscal de prova posteriormente esclareceu que não recebeu esta orientação por parte da Instituição.

De todo modo é claro que não se vai a uma prova de bermuda, chinelo e regata, mas o uso do terno na primeira fase em regra não é obrigatório.


DICAS:

  1. Sempre verifique todos os detalhes do edital para evitar dissabores.
  2. Utilize uma roupa confortável e discreta, seja social ou não.
  3. Lembre-se que as provas duram várias horas.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe. O seu reconhecimento é um grande incentivo. Estamos também sempre abertos a sugestões de temas.

Acredite em você! Boa prova, sucesso e contem comigo!

Prof. Pedro Luciano E. Ferreira – conheça o nosso trabalho acessando o currículo Lattes (CNPQ): http://lattes.cnpq.br/0622287330666595


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

4 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *