Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O dia seguinte do concurseiro

Publicado em 5 de maio de 2015 por - 10 Comentários

Concurseiros passam por muitos “dias seguintes”. Veja só:

O dia seguinte de quando decide estudar para um concurso.

01-DECIDE_ESTUDAR_PARA_CONCURSO2

Empolgado, o concurseiro vai atrás do material para estudar, pesquisa sobre o último concurso, lê o edital, arruma um espaço no quarto ou na sala, promete a si mesmo que a partir daquele dia todo o tempo disponível será dedicado ao estudo. Antes de dormir se sente confiante e já sonha com o exercício do cargo, em como vai gastar o salário e onde serão as primeiras férias.

 

 

O dia seguinte à publicação do edital.

07-RESULTADO_FINAL2Nervoso, o concurseiro vê que adicionaram duas novas disciplinas ao conteúdo programático. Como se não bastasse, a banca não é mais a mesma do concurso anterior e o prazo para a aplicação da prova é ainda menor do que o esperado. Ansioso e ao mesmo tempo empolgado, o concurseiro quer devorar todo o conteúdo programático do edital e decreta um longo recesso na sua vida social.

 

 

O dia seguinte após efetuar a inscrição.

03-APÓS_EFETUAR_INSCRICAO2

 

O concurseiro pensa “Agora é pra valer! Gastei tudo o que podia e TENHO que passar neste concurso. Vou intensificar os estudos e fazer valer todo o investimento”.

 

 

O dia seguinte à divulgação do número de candidatos inscritos.

04-NUMERO_CANDIDATOS_INSCRITOS2Incrédulo, o concurseiro fica se perguntando por que todo mundo resolveu fazer o mesmo concurso que ele. Chega à conclusão que a concorrência de candidatos por vaga é maior do que vestibular para medicina. Fica imaginando quantos “japas” vão prestar o concurso e quantos candidatos estão estudando há mais tempo do que ele. Bate um desânimo, mas agora não tem jeito: é partir para o tudo ou nada.

 

 

O dia seguinte à prova.

02-PUBLICACAO_EDITAL2Das duas, uma: ou o concurseiro se desliga completamente e não quer nem saber de pensar em concurso ou ele passa o dia em busca de comentários, fóruns e publicações extraoficiais sobre as questões cobradas na prova.

 

 

 

O dia seguinte à divulgação do gabarito.

06-DIVULGACAO_GABARITO2Ao olhar o gabarito, o concurseiro fica feliz ao ver que acertou questões complexas, mas desolado quando vê que errou questões básicas. Ele passa o dia alternando sentimentos de confiança, quando lê comentários de candidatos que zeraram alguma disciplina, e sentimentos de total desânimo, quando lê comentários de candidatos se vangloriando de terem gabaritado certa matéria.

 

 

 

O dia seguinte ao resultado final.

09-POSSE2Aqui são muitas as possibilidades.  Se o resultado foi negativo, o concurseiro mais experiente já começa a planejar a preparação para o próximo concurso. O concurseiro novato, por outro lado, pode pensar que concurso público não é pra ele e que o melhor é desistir mesmo (ainda que mude de opinião quando o sentimento de frustração passar). Já se o resultado foi positivo, primeiro vem o estágio do “não acredito! passei mesmo?”. Depois vem a euforia e a sensação de dever cumprido. “Ufa!”

 

 

O dia seguinte à convocação.

08-CONVOCACAO2

 

A maior parte dos concurseiros nem se dá conta da correria que é para juntar toda a documentação necessária para a nomeação. Chega a dar até um medinho de não conseguir tudo a tempo.

 

 

 

O dia seguinte à posse.

05-PROVA2

 

A melhor sensação do mundo, dizem alguns. Alegria, orgulho, satisfação de ter conseguido. E um pouquinho de ansiedade também, o que é normal diante do novo, do desconhecido, do tão almejado cargo público.

 

 

 

 

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

10 comentários

  • Lucimara Diniz Valle

    Complicado, mê enxerguei nos comentários, só que não froxo, estudo a todo tempo que posso, de manhã um pouco, a tarde tbém, sábado, domingo, mas fico arrepiada de pensar na Redação, informática, direito previdenciário muita picuínha, mas não desisto só vou parar no dia da prova, e que Deus me ajuda tia o tico e teco da minha cabeça e coloque dois japinhas no lugar, um beijão a todos!!! como diz o professor vamos que vamos!!!

  • Camila Salgado

    Me identifiquei muito com o texto!
    Concordo plenamente, estou me preparando para o concurso do INSS, mesmo que seja para o ano 2016, conforme alguns falam, não irei desistir, estou na luta diariamente para este concurso, apesar de ser o meu primeiro concurso, estou me dedicando ao máximo aos estudos, 8 horas por dia.

    “A força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade indomável.”
    Mahatma Gandhi

    Bons estudos a todos!!!

    • Dione

      Então não leve a mal. Mas nunca se inicia uma frase com próclise.

      • mara

        Fiquei procurando a próclise ! Desculpe mas vc está errada. A regra e ” nunca inicia frase com pronome pessoal ”
        Ali não tem como ser próclise pois força nem verbo e ! E próclise e pronome antes de verbo.

  • Elda

    Dei trelas lendo esse post, rs também me vi aqui… mas, agora é estudar ATÉ PASSAR!

  • Naiala Ferreira

    Já passei por todas essas fases, agora vivo com a experiência que adquiri.
    Permaneço confiante, e aguardo ansiosamente o dia da prova. Estou guardando todos os possíveis discursos para fazer quando ver o meu nome estampado na lista dos aprovados (rsrsrs)!
    Desejo a todos os concurseiros ânimo, sabedoria, e fé!

  • Nadia

    Me achei em muitas fases..rsrsrs…mas sei que concurso público é até passar.
    Força e fé a todos.

  • Nelita Cardoso Decresci

    È exatamente assim. Não é o meu primeiro concurso.Já tive outras duas experiências.Mas tenho me empenhado bastante, lógico dentro da minha realidade.Mãe,esposa,profissional etc…Mas além de estudar bastante conto com a minha fé. “Mãe passa na frente abrindo os caminhos, portas e portões”.Aquele que recorre á sua intercessão jamais será decepcionado e em muitas situações na minha vida pude fazer essa experiência contigo.Esse concurso será mais uma. Amém.

    • mara

      Amém. Isso mesmo. Nossa Senhora passa na frente. Não vencemos por nós mesmos e Deus que faz justiça sobre aqueles que lutam , buscam seus Desejos e Nele confia. !

  • Everson

    Bom dia á todos ;

    Eu sei bem como é difícil a preparação,porém com fé,determinação,força de vontade e sempre acreditar todos nós alcançamos nossos objetivos,digo isso por experiência própria sou funcionário publico municipal a dois anos e a minha meta agora é ser funcionário publico estadual ou federal.Por isso galera determinação,força de vontade,acreditar em você mesmo e o principal FÉ EM DEUS E EM NOSSA SENHORA QUE VAI DAR CERTO.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *