Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 112 – Técnicas para melhorar a aprendizagem

Publicado em 7 de abril de 2015 por - 3 Comentários

Olá concurseiro! Muitas vezes, uma pessoa que está se preparando para um concurso precisa fixar muito conteúdo em um curto espaço de tempo. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar nessa missão.

Inscreva-se no canal do Aprova no Youtube: http://goo.gl/XvJwYc

Por isso, nesta edição do Aprova Informa, nós vamos descobrir o que você pode fazer para melhorar a sua capacidade de aprendizado.

Técnicas de relaxamento

Segundo estudos, existe um estado mental propício para a aprendizagem. E que, ao atingi-lo, qualquer aluno pode aprender mais e melhor num espaço de tempo mais curto.

Esse estado mental ideal pode ser obtido a partir de técnicas de relaxamento. De acordo com especialistas, essas técnicas ajudam a reduzir o estresse e abrem os “poros do subconsciente” para uma memorização mais efetiva.

Então, antes de entrar de cabeça nos estudos, procure inserir na sua rotina atividades que ajudem você a relaxar. Você pode praticar exercícios físicos, yoga, dança, mergulho, caminhada, ou qualquer outra coisa que traga prazer e alivie a sobrecarga mental.

Os especialistas sugerem também que ouvir músicas suaves enquanto estuda e escutar as mesmas músicas um pouco antes de dormir, pode contribuir com a melhor fixação do conteúdo. Que tal experimentar?

Definição de meta

Outro ponto importante que pode favorecer o seu aprendizado é ter uma meta bem clara. A partir do momento em que você estabelece um objetivo, passa a contar também com uma motivação extra, ficando, assim, mais aberto a novos conhecimentos.

Estilo de aprendizagem

Você sabe dizer qual é o seu estilo de aprendizagem? De que forma você absorve melhor o conhecimento?

Os estilos de aprendizagem são estudados na Programação Neurolinguística. São divididos em 3 categorias.

Em geral, todos nós utilizamos, em maior ou menor grau, todas elas. No entanto, cada pessoa costuma ter predominância em uma destas categorias. Saber em qual delas você se encaixa poderá ser muito útil nos seus estudos.

Veja quais são:

– A primeira delas é a visual que faz uso da visão como meio de obter e reter as informações. Pessoas visuais aprendem melhor por meio da leitura de texto e imagens. Fazer anotações na forma de gráficos e diagramas é bastante eficiente para esses alunos.

– O segundo estilo é o auditivo onde a pessoa se vale da audição para absorver o conhecimento. Ouvir as explicações de um professor em uma videoaula e fazer a leitura dos textos em voz alta ajudam – e muito – na memorização dos conteúdos para quem tem esse sentido mais apurado.

Por fim, temos o estilo Cinestésico que usa sentidos relacionados ao movimento para guardar informações. O próprio ato de escrever potencializa o aprendizado de pessoas que possuem essa característica.

E se você tem outras dicas sobre este assunto, envie para nós o seu comentário!

Encontro você no próximo Aprova Informa. Bons estudos!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

  • Milena Scaramussa Pastro

    Meu estilo de aprendizagem é o visual. Faço uso de palavras chaves e as coloco em diagramas ou associo a figuras que a representem. Quando me deparo com palavras que não possuem uma figura própria delas, por exemplo nomes próprios, eu as imagino sendo escritas no espaço e em seguida a palavra escrita de forma completa. Parece meio maluco, mas eu entendi que foi uma forma de ilustrar, literalmente, as palavras para memorizá-las. Bons estudos galera!

  • marcelo

    gostei , ajudou bastante . O único problema é que não tem audio esse vídeo.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Marcelo

      Acabamos de testar, e está funcionando normalmente.
      Tente acessar direto pelo canal do Aprova no youtube: https://youtu.be/x1wpOiHuzgM

      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *