Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Prova de Conhecimentos Bancários – Concurso do Banco do Brasil – Escriturário

Publicado em 17 de março de 2015 por - 17 Comentários

Confira abaixo as questões comentadas de Conhecimentos Bancários a aplicadas na prova do concurso do Banco do Brasil para os candidatos ao cargo de Escriturário no domingo (15). Modelo: prova 1.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Questão 56:
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais no Brasil, sendo
(A) subordinada ao Banco Central do Brasil
(B) subordinada ao Banco do Brasil
(C) subordinada à Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA)
(D) independente do poder público
(E) vinculada ao poder executivo (Ministério da Fazenda)

Amplamente evidenciado em nossas aulas a subordinação da CVM ao Ministério da Fazenda. Assim a opção correta é a E.

 

Questão 57:
O Banco Central do Brasil é um órgão do Subsistema Normativo do Sistema Financeiro Nacional.
Ele determina, periodicamente, a taxa de juros de referência para as operações de um dia com títulos públicos, via atuação de seu(sua)
(A) Comitê de Estabilidade Financeira (COMEF)
(B) Comitê de Política Monetária (COPOM)
(C) Conselho Monetário Nacional (CMN)
(D) Conselho de Administração
(E) Câmara de Compensação de cheques e outros papéis

Quem assistiu a nossas aulas não podia como errar. Frisamos diversas vezes: “são 8 reuniões anuais do COPOM e tem como objetivo fixar as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros das operações com os títulos públicos negociados pelo Bacen.” Opção correta B.

 

Questão 58:
Os cartões de crédito são, às vezes, chamados de “dinheiro de plástico”. Seu uso crescente como meio de pagamento implica vários aspectos, EXCETO o(a)
(A) ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão.
(B) crédito automático até certo limite para os possuidores de cartão.
(C) aumento da demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão, para pagamento de suas transações.
(D) aumento da segurança da transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor.
(E) indução ao crescimento de vendas para os estabelecimentos credenciados.

Os cartões de crédito foram criados exatamente para DIMINUIR a circulação de moeda corrente nas relações de negócios. Todas as afirmações estão certas, EXCETO a opção C.

 

Questão 59:
Uma desvalorização cambial da moeda brasileira (real) frente à moeda norte-americana (dólar), implica a(o)
(A) diminuição do número de reais necessários para comprar um dólar
(B) diminuição do estoque de dólares do Banco Central do Brasil
(C) diminuição do preço em reais de um produto importado dos EUA
(D) estímulo às exportações brasileiras para os EUA
(E) aumento das cotações das ações das empresas importadoras na bolsa de valores

Comentado em sala de aula: quando nossa moeda desvaloriza, o exportador ganha e o importador perde. O exportador, quando trocar os dólares por real, levará mais reais. O importador ao comprar dólares para pagar dívida no exterior, utilizará mais reais para a negociação.  Afirmação correta é a D. As demais afirmações dizem exatamente o inverso do citado acima.

 

Questão 60:
Tradicionalmente, o rendimento da Caderneta de Poupança sempre foi determinado pela variação da TR (Taxa Referencial) mais juros de 0,5% ao mês. Entretanto, os depósitos realizados a partir de 04/05/2012 têm rendimento vinculado à meta da taxa Selic.
Desde então, se esta meta for igual ou menor que 8,5% ao ano, os juros da Caderneta de Poupança são
(A) aumentados para 130% da Selic
(B) aumentados para 130% da Selic mais a TR
(C) aumentados para 100% da Selic
(D) reduzidos para 70% da Selic
(E) reduzidos para 70% da Selic mais a TR

Molezinha, molezinha. Apresentamos um slide que diz exatamente o consta na opção correta, que é a E.

 

Questão 61:
O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é uma aplicação que tem como objetivo a complementação da aposentadoria do seu investidor. Pode-se dizer que o PGBL é bom para o empregado que possui renda tributável e declara o imposto de renda no modelo completo, pois ao investir num PGBL, tem-se restituído o Imposto de Renda (IR) retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação.
Como a tributação do PGBL ocorre no resgate sobre o(s) seu(s)

(A) rendimentos, o IR é postergado, mas não há a sua isenção.
(B) rendimentos, o IR é diferido, mas não há a sua isenção.
(C) rendimentos, há isenção do IR.
(D) valor integral, o IR é adiado, mas não há a sua isenção.
(E) valor integral, há isenção do I

A questão pode ser “morta” por eliminação para quem assistiu a nossas aulas. Vejamos:

Dissemos que no PGBL o imposto de renda incide sobre o total resgatado ou sobre a renda mensal.

Tomando como base essa informação, eliminamos as afirmações A, B e C por sabermos que é sobre o TOTAL (sobre os rendimentos é o VGBL). A afirmação E é descartada por dizer que “há isenção do IR”.

Sobrou apenas a afirmação D. O que pode gerar mal-entendido é a expressão “o IR é adiado”, mas ele refere-se que irá ocorrer no final, quer dizer, no resgate.

 

Questão 62:
A sociedade empresária W & Z Ltda. pretende expandir a sua atuação e, para tal fito, necessita de numerário, uma vez que seu capital disponível não lhe permite corporificar seu crescimento. Nessa linha, inventaria os seus bens desembaraçados disponíveis e apresenta proposta de empréstimo bancário com as garantias que enumera no documento que entrega ao gerente do Banco onde tem suas operações financeiras. O gerente sugere que a garantia seja concretizada por penhor mercantil e apresenta os contratos necessários, previamente aprovados pelo setor jurídico, e indica que o numerário será disponibilizado em até vinte e quatro horas após a formalização do negócio.
Nos termos do Código Civil, prometendo pagar em dinheiro a dívida que garante com penhor mercantil, o devedor poderá emitir, em favor do credor,
(A) cheque especial
(B) letra de câmbio própria
(C) debênture comercial
(D) carta de crédito pignoratícia
(E) cédula do respectivo crédito

Afirmamos diversas vezes que os bancos utilizam o instrumento CÉDULA por ser um misto de título de crédito e contrato, desburocratizando a negociação. Assim, o único instrumento que pode ser confeccionado é uma cédula. Opção correta é a E.

A única afirmação que poderia gerar dúvidas seria a Carta de Crédito Pignoratícia (opção D), mas vejamos a definição de Carta de Crédito para tirar as dúvidas:

A carta de crédito é aquela em que uma pessoa (remetente ou autor) autoriza a outra (destinatária), para que conceda, sob sua garantia, a uma terceira pessoa (acreditada ou favorecida) determinada importância em dinheiro ou em mercadoria.  

 

Questão 63:
Sr. X é concitado por Sr. Y a atuar como avalista em título de crédito no qual Sr. Y é devedor. Dado o alto grau de amizade entre os dois, o ato é praticado. Algum tempo depois, Sr. X recebe comunicação de que pende de pagamento a dívida resultante do aval.
Diversas dúvidas acudiram ao avalista que, consultando profissional especializado em títulos de crédito, assentou que o seu dever de pagamento estaria relacionado a

(A) obrigações portadas por devedor, mesmo ilíquidas
(B) cláusulas contratuais estipuladas em desfavor do devedor
(C) títulos de crédito derivados do original
(D) obrigação líquida constante do título
(E) estoque de débito do avalizado junto ao credor

O avalista se equipara ao devedor e é responsável pelo valor líquido constante do título de crédito do qual é garantidor. É o contrário de fiança, que “Não sendo limitada, a fiança compreenderá todos os acessórios da dívida principal, inclusive as despesas judiciais, desde a citação do fiador.”


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

17 comentários

  • Fabíola

    Professor Jonas eu assisti todas as suas aulas…. inclusive mais de uma vez. E adorei, muito obrigada!
    E fiquei com dúvida na questão 63. No caso a alternativa que diz que o o estoque de débitos do avalizado junto ao credor não está correta também. Pois o avalista deve pagar o que o devedor não pagou, aquilo que já está pago não deve ser considerado.

  • Ricardo

    Professor Jonas,
    Agradeço muito suas aulas de conhecimentos bancários e de atendimento.
    Assisti a todas suas vídeos aulas – intensivão, sendo que errei, em conhecimentos bancários, somente a questão dificil No 62, a qual cai na “pegadinha” do penhor mercantil e assinalei incorretamente a opção da carta de crédito pignoratícia.
    Em atendimento errei também somente uma questão.
    Nunca tinha feito concurso para cargos bancários e tenho graduação em área não ligada à financeira obtida a longa data. Estava muito enferrujado em termos de concursos públicos.
    Me exercitei somente com questões acerca destes temas aplicadas em concursos anteriores do BB e que estavam dispobinilizadas pelo site do Aprova. Aprendi bastante também com os comentários postados lá em cada questão por colegas concurseiros.
    Antes das suas aulas, meu percentual de acerto foi abaixo de 40% em um simulado que fiz da última prova do BB e após suas bem explicadas aulas acertei em torno de 90% dos pontos válidos neste concurso realizado em 2015.
    Mais uma vez, obrigado.

  • Flavia

    eu errei a esta questao pois pensei a mesma coisa que a colega acima…

  • Rafael

    Obg professor Jonas graças as suas aulas fui bem em conhecimentos bancários, pra falar a verdade nunca achei tão fácil uma matéria de conhecimentos específicos. É a primeira vez que estudo através do aprova mas estou muito satisfeito com o nível dos profissionais que fazem parte do quadro de professores.

  • Luiz Cláudio Ferreira

    Professor, no gabarito oficial da cesgranrio após recurso, consta como resposta correta da questão de número 60 sobre poupança a letra D. Apenas 70% da selic. Me ajude a entender. Obrigado!

  • Sandro

    Na questao 60 alteraram o gabarito e agora falam que o correto é “D – reduzidos para 70% da Selic”. Mas não tem a TR??? Será que consideraram que os JUROS se referem apenas aos 70% SELIC e que a TR não seria “juros”, mas outra coisa, outro nome?? Mas tá estranho, não?

  • Magda

    Quero receber todos os simulados

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Magda,
      Tudo bem?
      Verificamos que seu e-mail já está cadastrado no blog.
      De qualquer forma, você receberá novamente uma mensagem de confirmação.
      Abraços,

  • Tais Viali

    Olá,

    Gostaria de receber também os simulados.

  • Marilene Machado

    Quero receber as provas e os gabaritos
    Obrigada
    os simulados com as respostas para fixar conteúdo

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Marilene

      Veja os cursos disponíveis neste link:
      https://www.aprovaconcursos.com.br/cursos-aprova-premium/sgc-banco-do-brasil-bb-escriturario/

      Abs.

  • Maristela Monnerat

    Boa tarde gostaria de receber informações e simulados pelo Email desde ja agradeço.

  • Fernando

    Professor a questão 58 ela poderia ser anulada concorda pius a resposta letra A traz como pagamento a data de vencimento do cartão que acaba sendo falso pois pagamos no vencimento da fatura sabendo que o cartão também tem vencimento

  • deusevane

    boa tarde
    gostaria de receber todos os simulados de conhecimentos bancários para concurso do BB,do especifico também,poderia me enviar?de já agradeço.

  • Taynar Mendes Gama

    Quero obter mas conhecimentos. E isso ai !!!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *