Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Os últimos dias antes da prova: o que (não) fazer

Publicado em 13 de março de 2015 por - 12 Comentários

Time-Tracking-300x300Olá queridos alunos! Devido a grande aceitação de nosso último artigo no blog do APROVA sobre “as tentações quando estudamos”, ficamos realmente motivados a escrever não apenas comentários jurídicos, mas também dicas, posturas de estudos e experiências destes anos de docência juntos aos mais dedicados concurseiros.

Penso que é uma grande honra acompanhar e auxiliar vocês em sua preparação rumo à aprovação no Exame da OAB e também em um Concurso Público. As dicas de hoje se referem aos últimos dias e momentos antes das provas. O que fazer e o que não fazer.

Nos dias que antecedem as provas encontramos as mais variadas reações dos alunos: alguns estudam com dedicação intensiva, outros apenas ficam falando e alguns se entregam ao desespero e/ou falta de motivação.

É claro que os alunos que se dedicam intensivamente estão no caminho certo! Assim há pouco a ser dito: continue, persevere! Procure revisar as matérias alternando-as. Sugiro até duas de cada vez para não confundir conteúdos. Releia os seus resumos e não pense agora em iniciar um livro, mas nada impede consulta-lo para tirar alguma dúvida pontual. Responda questões da banca. Muitas questões!

Existe o grupo de alunos que só fica falando e não estuda! Sim, não estuda! Gosta de carregar livros e mais livros nas aulas, improvisar perguntas desnecessárias para fazer média com professor ou amigos, mas na realidade é disperso, chega atrasado e/ou sai mais cedo da aula. “Não consegue estudar sozinho” e por isso vai aos grupos de estudos e após 15 minutos começa a falar de outros temas (sempre sobre a matéria, é claro) ou até dorme. “Sabe de tudo”, mas sem a profundidade suficiente para passar. Posta fotos no facebook “estudando” com seus livros desejando que amigos/familiares o considerem um herói. Enfim, precisa de atenção. Cuidado! Se você faz isso, se emende; se você tem colegas assim, oriente em separado ou se afaste para não ser arrastado junto.

Já o terceiro grupo merece especial atenção. Saiba que a ansiedade é normal nos últimos dias. Até previsível. Um pouco de medo e nervosismo faz parte do jogo, inclusive aquele frio na espinha quando abrem o envelope de provas. Como você acha que os grandes generais como Aníbal, Napoleão ou Patton estavam antes das batalhas decisivas? Afinal somos um feixe de emoções e não insensíveis máquinas. Mas de nada adianta estudar e se fixar na derrota antes da luta.

Tome o controle da situação, levante a cabeça, tenha ânimo! Policie seus pensamentos e avalie seus hábitos. Se você deseja vencer deve ter pensamento de vitória e saber onde quer chegar! Não estou falando de psicologia barata, mas de uma postura mental justa que esteja em perfeita coerência com o que se deseja, enfim “aprumada”. Muitos alunos estudam, estudam, mas nos dias que antecedem a prova não se preparam psicologicamente e morrem na praia. O que se verifica é “auto sabotagem”, confusão e erros grosseiros.

Enfim, para todos eu trago a lição do estrategista Dwight Eisenhower: “a sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”.

Se você estudou bastante não bote tudo a perder nestes últimos dias, inclusive agindo com soberba ou sendo relapso como a turma do “já ganhou”, mas seja humilde para ser exaltado.

Quem não estudou não tem escolha e deve contar com o “acaso”, com o chute, pois a ignorância cobra o seu preço e não enganamos a vida. O desespero bate, a consciência pesa. Mas nem tudo está perdido, aprenda a lição e estude estes últimos dias e não desperdice mais tempo daqui pra frente. Ele é precioso. Não existe outro caminho que não estudar – e estudar com firmeza e vigor – sem pensar que vai passar com “receitas de bolo”, métodos mágicos ou milagrosos. Passada a prova, alguns relaxam e continuam sem estudar.

O mais difícil é quebrar a inércia, é começar, mas quanto mais estudamos mais a confiança nos circunda e nos dá a certeza que estamos no caminho certo! Que é só uma questão de tempo! Contem sempre com toda a equipe e estrutura do APROVA para ajuda-los!

Na véspera da prova não adianta querer fazer o que até então não foi feito. Contudo, não perca o aulão de véspera pois é lá que você “receberá” algumas questões! Depois tenha uma alimentação leve, confira e separe documentação/canetas e durma bem. Vestimenta confortável e boa antecedência no local da prova garantem tranquilidade. Não concordo quando dizem que “o bom brasileiro deixa tudo para a última hora”. Isso é desculpa e falta de compromisso! Depois de fechar o portão não adianta chorar. Vai pro youtube. Leve água e uma barra de cereais para quebrar a tensão. Controle o tempo e vá uma vez ao banheiro para “esticar o corpo”.

Se você gostou deste artigo, curta, compartilhe, comente. O seu reconhecimento é um grande incentivo. Estamos também sempre abertos à sugestões. Acredite em você! Boa prova, sucesso e contem comigo!

Prof. Pedro Luciano E. Ferreira – Maiores informações acesse o currículo lattes (CNPQ): http://lattes.cnpq.br/0622287330666595


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

12 comentários

  • Matheus Sena

    Ótimo artigo, em plena sexta-feira 13, vamos colocar pra “quebrar” nos estudos!

  • Penha Dias.

    Excelentes sugestões.Colocá-las em prática pode ser difícil,mas,vale a pena.

  • Roberta

    Boa tarde tudo bem,quero muito fazer o concurso dos correios, porém, sabemos sobre está questão de justiça. Qual dica me daria,porque queria antecipar meus estudos para que não fique muito em cima,mad tudo depende deste caso na justiça. Obrigada. Tenha fim semana abençoado.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Roberta

      Você pode antecipar sua preparação, veja mais informações a respeito dos cursos do Aprova no link abaixo:
      https://www.aprovaconcursos.com.br/cursos-aprova-premium/correios/

      Abs.

  • Cláudia Ramos

    Boas dicas! Obrigada!

  • Silmara Dantas

    Como sempre, o seu artigo foi excelente! Parabéns.

  • Luciene

    Bom saber que faço parte da turma que já está no caminho certo..rs..

    Ótimas dicas!

  • Adrya

    Olá, adorei o artigo, mas como a colega acima ressaltou, também gostaria de saber se essa crise política que estamos enfrentando pode interferir na abertura de novos concursos públicos federais como do INSS?

  • Dalila Moreira

    Muito bom o artigo, motivador! Em três dias irei fazer minha prova, e confesso, estou bastante ansiosa, mas tenho consciência que fiz minha parte da melhor maneira que consegui. Agora é não desesperar e tentar uma vaga.
    Obrigada pelas palavras.
    🙂

  • Ramon Bonaparte

    Foi pontual, preciso e conciso . Seus conselhos me serviram como uma roupa sob medida. Obrigado pela dose de ânimo, me sinto mais determinado ainda !!!Que Deus esteja contigo e com sua família.

    • Prof. Pedro Luciano

      Obrigado Ramon e a todos os demais pelos comentários!
      Tenham perseverança até a vitória. Eventualmente pode nos atacar o desânimo, é normal, mas não deixemos passar de um dia!
      Bons estudos e contem comigo!
      Atenciosamente,

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *