Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

RESPONSABILIDADE DO EMPRESÁRIO IRREGULAR

Publicado em 11 de março de 2015 por - Comentar

Olá queridos alunos, tudo bem?

Tema bastante cobrado nas bancas de concursos e também na OAB refere-se à responsabilidade do empresário irregular. A questão abaixo exemplifica bem o tema:

Em relação às obrigações assumidas por Olímpio Noronha, assinale a alternativa correta.

a) São válidas tanto as obrigações assumidas no exercício da empresa quanto estranhas a essa atividade e por elas Olímpio Noronha responderá ilimitadamente.
b) São nulas todas as obrigações assumidas, porque Olímpio Noronha não pode ser empresário concomitantemente com o serviço público militar.
c) São válidas apenas as obrigações estranhas ao exercício da empresa, pelas quais Olímpio Noronha responderá ilimitadamente; as demais são nulas.
d) São válidas apenas as obrigações relacionadas ao exercício da empresa e por elas Olímpio Noronha responderá limitadamente; as demais são anuláveis.

Aqui a resposta está toda no art. 973, do CC/2002. A ideia é a seguinte: aquele que é impedido de exercer atividade empresarial, caso a exerça, responderá por todas as obrigações contraídas. No caso, Olímpio que é militar não pode exercer atividade empresarial (tanto que não possui registro), portanto, está irregular. Por tal razão responde pelas obrigações. Grande abraço e bons estudos. (resposta “A”)

 

Abraço a todos e bons estudos.

 

Prof. Guilherme Corrêa


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *