Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Prova TRE GO – Técnico Judiciário/Administrativa – Noções de Administração de Recursos Materiais

Publicado em 5 de março de 2015 por - 12 Comentários

Confira abaixo comentários das questões de Noções de Administração de Recursos Materiais  prova de Conhecimentos Específicos aplicada neste domingo (1) aos candidatos às vagas de Técnico Judiciário da área Administrativa do concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE GO).

Atenção, cabe recurso em várias questões!

Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.

85 Os direitos trabalhistas, o sistema de ensino público e o sufrágio universal são iniciativas que foram instituídas no Brasil na primeira metade do século XX e que buscavam o chamado estado de bem-estar social.
C (GABARITO CORRETO, MESMO O SUFRÁGIO UNIVERSAL É CARACTERÍSTICA DA BUROCRACIA, OU SEJA, O VOTO, JÂNIO QUADROS, POR EXEMPLO, FOI ELEITO PRESIDENTE EM 1960 COM MAIS DE 6 MILHÕES DE VOTOS.)

86 A reforma administrativa ocorrida em 1967 pretendia o rompimento com a rigidez burocrática, e, para isso, as atividades da administração foram centralizadas e algumas instituições de administração indireta foram extintas.
E (GABARITO CORRETO, ALGUMAS ATIVIDADES FORAM DESCENTRALIZADAS E O DEC. 200/67 FORMALIZOU ADM. INDIRETA, OU SEJA, NÃO AS EXTINGUIU)

87 O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado.
C (GABARITO CORRETO, NO MODELO PATRIMONIALISTA HAVIA UMA CONFUSÃO ENTRE PATRIMÔNIO PÚBLICO E PRIVADO, SENDO QUE UM SE CONFUNDIA COM O OUTRO)

88 Comparativamente a outros modelos, as desvantagens do modelo burocrático incluem a sua rigidez, que pode levar à ineficiência do aparelho administrativo.
C (GABARITO CORRETO, POR ISSO A REFORMA GERENCIAL, QUE TINHA COMO OBJETIVO TRAZER EFICIÊNCIA AO ESTADO)

89 Nas gestões que adotaram os modelos gerenciais de administração pública, os quais surgiram como uma fase de modernização do modelo burocrático, o Estado permaneceu responsável pela formulação e execução de serviços prestados à sociedade de forma direta.
E (GABARITO CORRETO, O ESTADO FORMULA AS POLÍTICAS E BOA PARTE DOS SERVIÇOS, EM ESPECIAL OS NÃO EXCLUSIVOS SÃO PRESTADOS POR TERCEIROS, LOGO O ESTADO PRESTA DE FORMA INDIRETA)

90 O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, tinha por objetivo a desburocratização da administração pública do Brasil mediante a modernização de estruturas e processos.
E (GABARITO CORRETO, O DASP FOI O ÓRGÃO IMPLEMENTADOR DA BUROCRACIA, ELE NÃO MODERNIZOU NADA, TINHA COMO OBJETIVO CENTRALIZAR TUDO NAS MÃOS DO GOVERNO FEDERAL)

Acerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.
91 A cultura organizacional é representada pelas normas formais e informais que orientam o comportamento dos membros da organização em seus trabalhos diários.
E (GABARITO CORRETO, AS NORMAS FORMAIS E INFORMAIS AJUDAM A ENTENDER A CULTURA, MAS NÃO DETERMINAM A CULTURA ORGANIZACIONAL)

92 A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.
E (GABARITO CORRETO, A CULTURA NÃO É SUBJETIVA, E ELA NÃO É CAPAZ DE IMPEDIR A INTRODUÇÃO DE NOVA TECNOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA)

93 A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades.
C (GABARITO CORRETO DIFICULTA A COOPERAÇÃO E FACILITA A ESPECIALIZAÇÃO)

 

Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos diversos da administração pública moderna.

94 O conjunto de decisões que determinam o desempenho das organizações no curto prazo constitui o planejamento estratégico. No médio ou longo prazo, esse conjunto é denominado gestão estratégica.
C (GABARITO INCORRETO, NO CURTO PRAZO É PLANEJAMENTO OPERACIONAL, QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)

95 Na administração pública, a gestão de contratos deve priorizar a observância dos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade em detrimento dos princípios da eficiência e da eficácia.
E (GABARITO CORRETO, A GESTÃO DE CONTRATOS DEVE SEGUIR TODOS OS PRINCÍPIOS DA ADM. PÚBLICA)

96 Na administração pública, os processos podem ser caracterizados por sua abrangência. Nesse aspecto, são denominados horizontais os processos realizados inteiramente em uma unidade funcional.
E (CORRETO O GABARITO,OS PROCESSOS HORIZONTAIS SÃO DESENHADOS TENDO COMO BASE O FLUXO DO TRABALHO, AO PASSO QUE OS PROCESSOS VERTICAIS – USUALMENTE SE REFEREM AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO EMPRESARIAL E SE RELACIONAM COM A ALOCAÇÃO DE RECURSOS ESCASSOS (FUNDOS E TALENTOS).

97 O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.
C (GABARITO INCORRETO, O GOVERNO EMPREENDEDOR DEVE SERVIR AO CIDADÃO COM EFICIÊNCIA, NÃO DAR RESPONSABILIDADES AO CIDADÃO, QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)

98 Com o objetivo de alcançar a excelência em seus serviços, a gestão pública empreendedora deve ter como base a avaliação contínua de suas estratégias, seus planos e suas metas pela sociedade.
C (GABARITO CORRETO, A GESTÃO EMPREENDEDORA UTILIZA TAMBÉM FERRAMENTAS DA INICIATIVA PRIVADA, COMO A GESTÃO ESTRATÉGICA)

99 Entre outros aspectos, a gestão pública diverge da gestão privada porque, em sua totalidade, os princípios regentes daquela não são aplicáveis a esta.
E (GABARITO CORRETO, ALGUNS PRINCÍPIOS SÃO APLICADOS AOS DOIS, OU SEJA, TANTO A GESTÃO PÚBLICA QUANDO A GESTÃO PRIVADA)

 

A respeito da conceituação e dos tipos de classificação de materiais, julgue os seguintes itens.

105 A classificação de materiais mais comum inclui as matérias-primas, os materiais em processamento e os semiacabados, além dos produtos acabados da empresa.
C (GABARITO CORRETO, EM QUALQUER FASE OS MATERIAIS PODEM SER CLASSIFICADOS)

106 Os itens básicos iniciais do processo produtivo de uma empresa devem ser classificados como matérias-primas, constituídas pelos insumos que iniciam o processo produtivo da empresa.
C (GABARITO CORRETO, INSUMO É AQUILO QUE SERÁ TRANSFORMADO)

107 A classificação de materiais deve ser direta e simples: a abrangência constitui um atributo para tal classificação.
C (GABARITO CORRETO, A ABRANGÊNCIA É UMA CARACTERÍSTICA DA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS)

108 Classificação consiste no agrupamento de materiais de acordo com características semelhantes.
C (GABARITO CORRETO, CLASSIFICAR SIGNIFICA ORDENAR SEGUNDO CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, AGRUPANDO-OS CONFORME AS SUAS CARACTERÍSTICAS OU EM FUNÇÃO DE SUA APLICAÇÃO, SEM CONTUDO CAUSAR CONFUSÃO OU DISPERSÃO NO ESPAÇO E/OU ALTERAÇÃO DA QUALIDADE, EM VIRTUDE DE APROXIMAÇÃO OU CONTATOS COM OUTROS MATERIAIS DE FÁCIL COMBUSTÃO, DECOMPOSIÇÃO, DETERIORAÇÃO, ETC).

109 Há poucas formas de se classificar os materiais, razão por que se faz necessária a criação de adaptações às necessidades das empresas.
E (GABARITO CORRETO, HÁ VARIAS FORMAS DE CLASSIFICAR MATERIAIS)

110 Para a obtenção de resultados úteis e seguros no gerenciamento de estoques de uma empresa, deverão ser estabelecidas prioridades na seleção dos materiais, os quais deverão ser classificados com base em um único atributo.
E (GABARITO CORRETO, EXISTEM VÁRIOS ATRIBUTOS PARA UMA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS)

 

Acerca da gestão de estoques e compras e dos procedimentos de compras no setor público, julgue os itens que se seguem.

111 O setor de compras é um subsistema orientado para fora da empresa, com interação junto aos fornecedores externos e também junto a vários órgãos internos.
C (GABARITO CORRETO, O SETOR DE COMPRAS FAZ UMA INTERFACE ENTRE A PARTE INTERNA E EXTERNA DA ORGANIZAÇAO)

112 As etapas do ato de comprar, ligadas diretamente aos fundamentos do gerenciamento de estoques, são: determinação de o quê, de quando e de quanto comprar.
C (GABARITO CORRETO, TUDO ISSO FAZ PARTE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

Com relação a controle de estoques, de recebimento e armazenagem de materiais, julgue os itens subsequentes.

113 A avaliação dos estoques pode ser feita, entre outros métodos, por meio da avaliação pelo custo médio e pelo método FIFO, ou PEPS (o primeiro que entra é o primeiro que sai).
C (GABARITO CERTO, QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO, ESSE CONTEÚDO NÃO ESTAVA PREVISTO NO EDITAL)

114 Os requisitos para que um material seja classificado como material de armazenagem complexa restringem-se às características de oxidação, volatização e combustibilidade; são classificados como de armazenagem simples os materiais caracterizados pela fragilidade intrínseca.
E (GABARITO CORRETO, MATERIAL DE ARMAZENAGEM COMPLEXA TEM OUTROS REQUISITOS DE CLASSIFICAÇÃO)

115 O procedimento sequencial correto de um almoxarifado consiste em: armazenagem, distribuição e recebimento.
E (GABARITO CERTO, O CORRETO SERIA: RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA, DEPOIS ACEITAÇÃO, DEPOIS ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO, QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)

116 Para que o processo de armazenagem seja eficiente, é necessário que o espaço físico do armazém seja organizado de modo a viabilizar o manuseio e o fluxo do material.
C (GABARITO CERTO, UMA ARMAZENAGEM EFICIENTE DEVE POSSUIR UM LOCAL E LAYOUT ADEQUADOS)

117 O método FIFO, ou PEPS (o primeiro que entra é o primeiro que sai), é o utilizado na armazenagem de produtos perecíveis em almoxarifados e em carrocerias de caminhões para entrega de pedidos.
E (GABARITO CORRETO, NA REALIDADE ESSE CRITÉRIO É UTILIZADO PARA CALCULAR O ESTOQUE FINAL E O CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS, A QUESTÃO É PASSÍVEL DE RECURSO POIS ESSE TÓPICO NÃO ESTAVA PREVISTO NO EDITAL)

 

Julgue os itens a seguir, relativos a controle de estoques.

118 Ocorre excesso de material estocado quando for positivo o resultado da seguinte equação: saldo atual – ponto de ressuprimento + lote econômico de compras.
C (GABARITO CORRETO, O RESULTADO DEVERIA SER ZERO, RESULTADO POSITIVO SIGNIFICA EXCESSO DE ESTOQUE)

119 Após a devida análise, poderão ser alienados, e dadas as respectivas baixas no controle de estoque, os bens classificados como excedentes, obsoletos e inservíveis.
C (GABARITO CORRETO, LEMBRANDO QUE ALIENAÇÃO SIGNIFICA VENDA)

120 Os inventários têm o objetivo de certificar se, em determinado instante, os documentos contábeis e fiscais do estoque estão de acordo com os relatórios do sistema informatizado de controle de estoque.
E (GABARITO ERRADO, DISCORDO, OS INVENTÁRIOS FÍSICOS REALMENTE TEM ESSA FINALIDADE, QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

12 comentários

  • Suelma

    ENTREI COM RECURSO SEGUNDO ORIENTAÇÕES CITADAS ACIMA.

  • Valdir

    nao entendi porque entrar com recurso no questao 115 , pois ela esta errada e o gabarito trouxe a questao (E) errada, a sequencia da resposta esta errada de fato, entao o gabarito é a letra (E)

  • Celso

    A questão 120 esta com o gabarito correto pois, a certificação é entre os documentos e os estoques fisicos, e não entre os relatorios do sistema. “Os inventários têm o objetivo de certificar se, em determinado instante, os documentos contábeis e fiscais do estoque estão de acordo com os relatórios do sistema informatizado de controle de estoque”.

    A questão 97 tambem esta com o gabarito correto, já que, por mais que possa parecer contraditório, segundo o mainstream(?) da administração o governo empreendedor dá responsabilidades sim ao cidadão.

    Quanto às outras questões, refletem minha descrença em fazer questões de adm. da cespe. Sempre com uma ou outra altamente subjetiva. Foi a unica materia na qual eu errei significativamente

  • welton lucas da silva

    queria saber sobre os recusos de questões? Na eliminação de questões, eu ganho ou perco? grato

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Welton!
      Se a questão for anulada, nenhum candidato ganha ponto com ela. Se o gabarito mudar para certo ou errado, ganharam pontos os candidatos que responderam de acordo com o novo gabarito.
      Abs!

  • Nicson

    É incrível a quantidade de erros encontrados nesta prova, uma banca de renome como o Cespe deve conferir se as questões estão corretas antes de serem aplicadas aos candidatos com isso, evitaria muitos recursos.

  • giliad

    a questao 116 dessa prova sua nao estaria errada ?

    porque quando fala em manuseio seria uma coisa manual com as maos,nao trás eficiencia…

  • JUNIOR

    PROFESSOR, QUAL É A DEFINIÇÃO DE STAKEHOLDERS ?
    O QUE É ?

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *