Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Os famosos 4 p’s do marketing – parte 1

Publicado em 9 de fevereiro de 2015 por - 2 Comentários

Os famosos 4p’s do marketing – parte 1

Eles já foram reduzidos e ampliados para outros tantos p’s, mas ficaram conhecidos pelo numero 4 e desta forma incidem nas provas de concursos públicos. Estamos falando do também chamado Mix de Marketing, composto de Marketing ou apenas 4p’s, todos sinônimos.

O Mix de marketing é composto por: Produto, preço, praça e promoção.

O PRODUTO é considerado o “p” mais importante dentre todos. E por que será concurseiro? Ora, porque se eu não tiver o produto para ser comercializado, estabelecerei preço de que? Divulgarei o que?

O produto pode ser da forma como conhecemos, tangível (com formato específico) como por exemplo: um computador, uma bola de futebol, um celular, etc. Mas o produto também pode ser uma cidade (lugar) ou até mesmo uma personalidade (alguém famoso como a Gisele Bunchen ou o Neymar).

Por produto, podemos entender também um serviço (Intangível), como por exemplo uma passagem de avião, um quarto de hotel ou uma conta bancária. Mas isso já é outro assunto.

Ë fundamental que entendamos o real conceito de um produto. O que você compra na realidade quando adquire um curso preparatório? Pode pensar que compra “apenas” um curso preparatório para determinado concurso ou pensar que na verdade está adquirindo uma preparação para a realização do sonho da carreira pública.

Gosto muito de usar em minhas aulas o exemplo do cinema. Hoje parece absurdo imaginar que este mercado quase quebrou alguns anos atrás, quando o consideravam apenas como venda de filmes. Depois de algum tempo sofrendo, compreenderam que quem quer apenas ver um filme, aluga ou baixa na internet. Mas quem quer passear, relaxar ou divertir-se, vai ao cinema.

Na prática, compreenderam que o real conceito do cinema não é apenas venda de filmes, mas sim entretenimento. Parece uma bobagem, mas que mudou completamente este mercado.

Voltando as provas, os 4 p’s é um item do edital de Técnicas de Vendas para o concurso do Banco do Brasil, que certamente deve pintar na prova.

Em nosso próximo artigo, abordaremos os demais “p’s”.

Sucesso, alminhas!

Professor Everson


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *