Concurso Marinha Corpo de PraçasA Marinha do Brasil deve abrir concurso com 30 vagas para o curso de formação de Aquaviários – Moço de Convés da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). As inscrições devem iniciar em abril e a primeira etapa de provas está prevista para maio de 2015.

Requisitos
É necessário ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a), maior de 18 anos de idade (até o dia da inscrição), com nível de escolaridade mínima do 9.º ano (antiga 8.ª série) do Ensino Fundamental. E ainda possuir indicação de empresa com embarcações classificadas para navegação de mar aberto, ou de apoio portuário, de AB igual ou superior a 50.

Inscrições
As inscrições devem iniciar em abril de 2015 e vão até o mês de maio de 2015, no Grupo de Atendimento ao Público da Capitania (Rua Benjamin Constant, nº. 707, Costeira, Paranaguá). A taxa deverá custar R$ 8,00.

Provas
Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, previstas para o mês de maio deste ano.

1ª etapa – provas escritas sobre conhecimentos de Português e de Matemática. Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver nota mínima 5 em cada uma das disciplinas constantes das provas escritas, estando assim, em condições de participar da segunda etapa.

2ª etapa – os candidatos aprovados na 1ª etapa serão submetidos a um teste de suficiência física, composto de prova de natação (na distância de 25 metros, sem limite de tempo (NÃO SERÁ ACEITO NADO TIPO “CACHORRINHO”) e prova de permanência flutuando (sem qualquer auxílio, com duração de 10 minutos – O CANDIDATO NÃO PODERÁ SUBMERGIR NENHUMA VEZ).

Período Escolar 
Está previsto para acontecer entre junho e outubro de 2015, das 14h30 às 20h30, com direito a empréstimo de material de ensino e merenda escolar. Os aprovados seguem para o Programa de Instrução no Mar.

Programa de Instrução no Mar (PIM)
Após aprovação do período escolar, realizado em sala de aula, o aluno será submetido ao PIM, como Praticante de Moço de Convés, por um período de no mínimo dois meses, a bordo de embarcações classificadas para a navegação em mar aberto, com arqueação bruta igual ou superior a 500 e iniciado, preferencialmente, logo após o término do período escolar.

Haverá um Livro Registro de Instrução (LRI) para registro das tarefas executadas sob orientação de um Instrutor (Oficial de Náutica ou um subalterno apto), designado pelo Supervisor do PIM (Imediato) e ratificado pelo Comandante da embarcação.

Confira informações sobre outros concursos das Forças Armadas
Para mais informações sobre os cursos preparatórios ligue: 0800 606 8889.

Informações sobre o concurso da CPPR

  • Inscrições: previstas para abril a maio/2015
  • Cargo: Moço de Convés
  • Vagas: 30
  • Provas: previstas para maio/2015
  • último edital (2014)

Comente

Os comentários estão desativados.