Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

INSS: agência nova de MG fechada por falta de servidores

Publicado em 30 de janeiro de 2015 por - 26 Comentários

inssextrema

Agência de Extrema – Foto: Reprodução EPTV divulgada no G1

A população da cidade de Extrema (MG) aguarda a inauguração de uma agência no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está pronta há quatro meses, mas que não foi aberta ainda por falta de servidores.

Os moradores que precisam dos serviços do instituto precisam se deslocar para as cidades vizinhas para serem atendidos.

Carência de servidores

O Tribunal de Contas da União (TCU) já alertou sobre a carência de servidores e o risco de uma redução considerável do quadro funcional do INSS até 2017.

O Instituto tem 17.660 cargos vagos e ainda está com 10.106 servidores em condições de aposentaria, porém, até 2017 devem ser 18.420 servidores nessa situação. A elevada presença de servidores em condição de aposentadoria é consequência da política de remuneração dos inativos. Aposentados, perderão 50% da GDASS, 70% da remuneração total.

Novo concurso público é a solução

Conforme divulgou o portal de notícias G1, “o INSS informou que está trabalhando para conseguir transferir  servidores para atuar na unidade em Extrema, mas informou que o número de técnicos disponíveis não é suficiente. Por isso, deve abrir um concurso público, mas a data ainda não foi definida. Além de extrema, outras nove cidades seriam beneficiadas com a nova agência da previdência social”.

4.730 vagas solicitadas

Em maio de 2014, o INSS solicitou ao Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão (MPOG) autorização para abertura de concurso com 4.730 vagas de nível médio e superior. O pedido retornou para o Ministério da Previdência no final do ano passado e aguarda aprovação após a votação da Lei Orçamentária Anual de 2015 (LOA 2015) que será realizada em fevereiro.

Veja mais notícias publicadas sobre o concurso do INSS!

Prepara-se para o concurso do INSS com o Aprova Concursos!
INSS novo


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

26 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *