Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso 2015 de Oficiais da AFA – Academia da Força Aérea

Publicado em 16 de janeiro de 2015 por - 333 Comentários

afaA Academia da Força Aérea publicou edital com 98 vagas de nível médio no curso de formação de Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF), sendo este último ofertado somente a candidatos do sexo masculino. As vagas para o Curso de Infantaria são exclusivas para candidatos de sexo masculino.

Os aprovados farão o Curso de Formação na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), durante quatro anos, sendo considerados Cadetes da Aeronáutica. O curso tem regime de internato e oferece auxilio financeiro, direito a moradia na própria AFA, alimentação e plano de saúde. Após a conclusão do curso com aproveitamento o aluno será nomeado Aspirante a Oficial e estará graduado como Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Prepare-se para esse concurso com o Aprova Concursos!
Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889.

Sobre o concurso

  • Edital 2015: publicado
    • Inscrições: abertura prevista para maio de 2015
    • Cargo: Oficial Aviador, Oficial de Infantaria e Oficial Intendente
    • Vagas: 98
    • Requisitos: ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano; ter entre 17 e 22 anos, ambos os sexos.
    • Remuneração: R$ 945,00 (durante o curso) e R$ 5.967,00 (após formado)
    • Curso: duração de 4 anos (Pirassununga – SP).
    • Prova: 26/07/15
    • Organizadora:EPCAR

Requisitos

– ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3.º ano;

– não possuir menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso.

Etapas

A seleção é feita por meio de exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar (somente para os candidatos que optaram pela especialidade de aviação e obtiveram a menção “APTO” na inspeção de saúde e no exame de aptidão psicológica), teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

As etapas serão realizadas nas cidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio (OMAP) designadas para coordenar os eventos deste Exame, sendo elas: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Canoas (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

– O Exame de Escolaridade é realizado por meio de Provas Escritas e de Redação das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Física; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.

Somente serão convocados para prosseguirem no Exame e participarem da Concentração Intermediária (para realizar a INSPSAU, o EAP, o TAPMIL e o TACF) os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida pela Média Final, por Curso. Para participar da Concentração Intermediária, poderão ser convocados candidatos em quantidade até oito vezes o total das vagas previstas para cada Curso, podendo o número ser inferior a esse limite e diferente entre os Cursos, de acordo com a conveniência da Administração.

– Inspeção de Saúde

Os requisitos que compõem a INSPSAU e os parâmetros exigidos para a obtenção da menção APTO constam da ICA 160-6 “Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica”, divulgada nos endereços eletrônicos constantes no item 1.4.2. Somente será considerado APTO na INSPSAU o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA. Clique aqui e confira o que será avaliado.

Gravidez

Na ocasião da INSPSAU, as candidatas do sexo feminino deverão apresentar Exame Preventivo Ginecológico e Laudo Ginecológico, com data de realização prévia não superior a 90 dias.

Durante o período compreendido entre a Inspeção de Saúde do Exame de Admissão e a matrícula no CFOAV ou no CFOINT, a candidata não deverá apresentar estado de gravidez, dada a incompatibilidade com os testes físicos específicos, de caráter seletivo, estabelecidos nestas Instruções, que oferecem risco ao feto e à própria candidata.

Em caso de constatação do estado de gravidez durante o período compreendido entre a Inspeção de Saúde deste Exame e a matrícula no Curso, sendo este o único motivo da sua INCAPACIDADE, não será permitida à candidata prosseguir neste Exame, mas poderá vir a ser convocada para realizar novamente a Concentração Intermediária e todas as etapas subsequentes, no Exame imediatamente posterior ao período da gestação. A candidata deverá providenciar Requerimento Administrativo (Anexo J), destinado ao Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica, solicitando a postergação da participação no atual processo seletivo e sua permanência no próximo certame.

– Exame de Aptidão Física

Os candidatos ao CFOAV (Curso de Formação de Oficial Aviador), CFOINT (Oficial Intendente) e CFOINF (Oficial de Infantaria) serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse conforme a função que exercerá. O resultado do Exame de Aptidão Física (EAP) para cada candidato será expresso por meio das menções APTO ou INAPTO. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis, bem como os considerados restritivos ao adequado desempenho do cargo, foram estabelecidos previamente por meio de estudo científico de análise do trabalho e produção do perfil profissiográfico, conforme abaixo discriminado:

Os candidatos ao CFOAV serão avaliados nas áreas de:

a) Personalidade: serão consideradas, para o bom desempenho no cargo, características desejáveis como adequação a normas e padrões, comunicação, cooperação, equilíbrio emocional, planejamento e organização, relacionamento interpessoal, responsabilidade e resistência à frustração; e características restritivas como desatenção, desmotivação, desorganização, indisciplina, individualismo, instabilidade emocional, irresponsabilidade e negligência;

b) Aptidão: será avaliado a atenção concentrada, a atenção difusa, o raciocínio espacial e o raciocínio lógico; e

c) Interesse: demonstrar ou expressar gosto, tendência ou inclinação pelas atividades inerentes à função pretendida.

Os candidatos ao CFOINT serão avaliados nas áreas de:

a) Personalidade: serão consideradas, para o bom desempenho no cargo, características desejáveis como adequação a normas e padrões, equilíbrio emocional, planejamento e organização, relacionamento interpessoal, resistência à frustração e responsabilidade; e características restritivas como depressão, desatenção, desmotivação, desorganização, indisciplina, individualismo, instabilidade emocional, irresponsabilidade e negligência;

b) Aptidão: será avaliado o raciocínio lógico e atenção concentrada; e

c) Interesse: demonstrar ou expressar gosto, tendência ou inclinação pelas atividades inerentes à função pretendida.

Os candidatos ao CFOINF serão avaliados nas áreas de:

a) Personalidade: serão consideradas, para o bom desempenho no cargo, características desejáveis como adequação a normas e padrões, cooperação, equilíbrio emocional, planejamento e organização, relacionamento interpessoal, resistência à frustração, responsabilidade, segurança e vitalidade; e características restritivas como depressão, desatenção, desmotivação, desorganização, indisciplina, individualismo, instabilidade emocional, irresponsabilidade e negligência;

b) Aptidão: será avaliado o raciocínio lógico e atenção concentrada; e

c) Interesse: demonstrar ou expressar gosto, tendência ou inclinação pelas atividades inerentes à função pretendida.

Clique aqui e confira todos os critérios de avaliação desta etapa.

– Teste de Aptidão à Pilotagem Militar

O TAPMIL é uma bateria informatizada de testes psicológicos, que tem por objetivo avaliar o potencial de aprendizagem à pilotagem militar do candidato, com vistas ao aproveitamento com sucesso na instrução de voo realizada na AFA, de maneira isolada ou combinada, aferindo, dentre outras habilidades: capacidade psicomotora (coordenação e tempo de reação), raciocínio espacial, atenção seletiva, processamento de informação (auditiva e visual) e capacidade de gerenciar tarefas múltiplas (psicomotora e cognitivas combinadas).

O TAPMIL ocorrerá na AFA, em Pirassununga – SP, em um único dia, dentro do período estabelecido no Calendário de Eventos.

– Teste de Avaliação de Condicionamento Físico

O TACF será realizado segundo os procedimentos e parâmetros fixados na ICA 54-2 “Aplicação do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico para Exames de Admissão e de Seleção do Comando da Aeronáutica”. Clique aqui e confira quais são os critérios desta etapa.

– Validação Documental e Matrícula no CFO

A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no Curso. Confira aqui quais documentos são necessários.

A documentação somente será apresentada pelo candidato aprovado em todas as etapas anteriores e convocado para a Concentração Final.

Curso de Formação

O Curso de Formação tem aproximadamente 6 meses de duração, contados a partir da data da matrícula, e faz parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna e para verificação da aptidão militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.

No primeiro mês do curso haverá um Estágio de Adaptação Militar (EAM), com duração de aproximadamente 40 dias corridos, em regime de internato, fazendo parte do estágio probatório para verificação da aptidão à vida militar.

Durante o estágio probatório, que vai até a cerimônia da entrega do Espadim (símbolo do Cadete da Aeronáutica), o candidato que demonstrar falta de aptidão à carreira militar será submetido a Conselho de Desempenho Acadêmico e, se considerado contraindicado para permanecer no Curso, será excluído e licenciado das fileiras da FAB.

Em caso de constatação do estado de gravidez, a partir da matrícula até a conclusão do Curso, a Cadete, por estar na condição de Praça Especial, prevista no Estatuto dos Militares será desligada do Curso e licenciada da Aeronáutica.

Além da base comum, cada curso será particularizado conforme a seguir:

CFOAV: o Curso é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.

CFOINT: o Curso é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

CFOINF: o Curso é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o Cadete de Infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas Unidades de Infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

A convocação de candidatos excedentes é feita através de ligação telefônica e telegrama

Carreira

Os candidatos aprovados serão nomeados Aspirantes-a-Oficial da Aeronáutica e podem alcançar como último grau hierárquico, o posto de Coronel, desde que cumpram os pré-requisitos estabelecidos, e venham a ser selecionados dentro das vagas disponibilizadas para esses postos e sejam aprovados nos subsequentes cursos de carreira obrigatórios, tudo conforme a legislação em vigor à época.

O Coronel Aviador poderá vir a ser promovido até o posto de Tenente Brigadeiro do Ar, o Coronel Intendente até o posto de Major Brigadeiro Intendente, e o Coronel de Infantaria até o posto de Brigadeiro de Infantaria.

Último concurso

O último concurso para formação de Oficial da Academia da Força Aérea ofertou 80 vagas, distribuídas entre os cursos de formação de Oficiais Aviadores (35 vagas, ambos os sexos), Intendentes (25 vagas, ambos os sexos) e de Infantaria (20 vagas, somente para o sexo masculino). A taxa de inscrição foi de R$ 70. Clique aqui e confira o edital.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

333 comentários

  • Alisson leite

    ola , queria saber como faz o inscrição para entrar na AFA ,estou cursando o terceiro ano ,tenho 17 anos ,e estou muito interessado para fazer o concurso ,e tenho muitas duvida ,dos primeiros passo ,desde a inscrição até o exame medico para servir a AFA , poderia me ajudar ??? agradeço dez de já…

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Allison, tudo bem?
      Neste link você pode conferir algumas informações de como foi o processo de admissão em 2015.
      http://www.fab.mil.br/cabine/concursos/01_IE_CFOAV_CFOINT_CFOINF_2015.pdf
      Abraços,

  • Nubia Batista

    Gostaria de saber quantos dias dura a convocação intermediaria da AFA em Recife, pois esta marcada para a segunda etapa.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Nubia, tudo bem?
      Sugerimos que acesse o link http://www.fab.mil.br/index.php para mais informações.
      Abraços,

  • bruno henrique anthiuk

    Bom dia, queria saber como faço para engessar na academia militar da força aérea?
    tenho 20 anos, tenho muito interesse, morro em sinop mato grosso, e se tivesse possibilidades preferia entra em uma academia no mato grosso mesmo

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Bruno,
      Tudo bem?
      Neste link você pode conferir algumas informações de como foi o processo de admissão em 2015.
      http://www.fab.mil.br/cabine/concursos/01_IE_CFOAV_CFOINT_CFOINF_2015.pdf
      Abraços,

  • Fernanda Guaitolini

    Ola , Bom Diia queria saber como faço para entrar na AFA , tenha 19 anos estou muito enteressada para servir , como fasso para me inscrever ? Moro em Pirasununga SP

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Fernanda, tudo bem?
      Neste link você pode conferir algumas informações de como foi o processo de admissão em 2015.
      http://www.fab.mil.br/cabine/concursos/01_IE_CFOAV_CFOINT_CFOINF_2015.pdf
      Abraços,

  • Jhonatas moyses

    para ingressar precisa ter alguma documentação autorizando pilotagem de aeronaves???

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Jhonatas, tudo bem?
      O último concurso teve como requisitos ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano; ter entre 17 e 22 anos, ambos os sexos.
      Abraços,

  • Giovani Ramos Barbosa da Silva

    Olá! tenho 19 anos, tenho ensino médio completo cursando superior. Sou de Cuiabá – MT, onde faço minha inscrição é quando é a prova ? Sabem me informar também se há algum curso CFO em minha cidade ? não acho em lugar algum.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Giovani, tudo bem?
      Você pode acompanhar a abertura das inscrições neste link: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
      Abraços,

  • Filipe Beltrame

    se eu tiver 16 no inicio do ano em que curso o 3º ano mas fazer 17 ater o final do ano eu posso fazer a prova e se aprovado passar a estudar?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Filipe, tudo bem?
      Em 2015, foram requisitos ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano; ter entre 17 e 22 anos, ambos os sexos.
      Abraços,

  • Gelson Katuzeco Mavungo Sucami

    So Angolano mas gostaria muito trabalha e fazer parte deste elenco tenho 23 so de 1992 de 16 de março vivo em angola-cabinda

  • Suzana Karen

    Tenho 17 anos e pretendo entrar pra AFA aos 22(que seria quando eu estaria terminando meu curso superior, não tento agora, porque quero terminar primeiro) eles contam com formação acadêmica? Onde ocorrem as inscrições e em que período do ano costumam ocorrer?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Suzana,
      Você pode acompanhar a abertura das inscrições neste link: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
      Abraços,

  • Glaucio Gil

    Se o candidato a cadete já for sargento especialista de aeronáutica ,o limite de idade para este candidato é maior??? O cadete q era sargento recebe como sargento ou cadete durante os 4 anos de formação??

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Glaucio

      Sugerimos que entre em contato com a aeronáutica para esclarecer melhor sua dúvida.
      http://www.fab.mil.br/perguntasfrequentes

      Abs.

  • Danielli

    Tenho 17 anos, termino o ensino médio esse ano e queria muito ingressar na AFA. Quando será o próximo exame ?????

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Danielli,
      Você pode acompanhar a abertura das inscrições neste link: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
      Abraços,

  • Jarleson Ramon

    Olá, boa noite, gostaria de saber quando será o próximo exame para ingressar na AFA ?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Jarleson,
      Você pode acompanhar a abertura das inscrições neste link: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
      Abraços,

  • Os comentários estão fechados.