Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 106 – Como organizar um cronograma de estudos para 2015

Publicado em 13 de janeiro de 2015 por - Um Comentário

Olá Concurseiro!

Você já viu nas edições anteriores do Aprova Informa que muitas vagas deverão ser abertas no serviço público nos próximos meses. E se a sua meta é passar em um concurso neste ano de 2015, o primeiro passo é organizar a sua agenda de estudos. Vamos lá?!

Se você já tem um concurso específico em mente, ótimo! Basta pegar o último edital publicado e colocar em uma planilha as disciplinas e assuntos contidos no conteúdo programático.

Caso você ainda esteja em dúvida em relação ao concurso que quer fazer, não tem problema. Coloque na planilha as disciplinas que são mais cobradas nos concursos, como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Para selecionar os assuntos, a dica é procurá-los nos editais dos últimos concursos realizados pelas principais bancas, como o Cespe e a Fundação Carlos Chagas.

O próximo passo é incluir na planilha os horários que você irá destinar aos estudos. Defina quantas horas por semana você irá estudar e distribua essas horas entre os dias da semana. Quanto mais tempo tiver para estudar, melhor. Mas é importante que você estabeleça horários possíveis de serem cumpridos. Pois, se sua meta for muito difícil de alcançar, isso irá gerar frustração e poderá comprometer sua preparação.

Agora você irá distribuir as disciplinas e assuntos nos horários pré-definidos. Confira algumas dicas de como fazer essa distribuição:

– Não dedique mais do que 2 horas a uma mesma disciplina ou assunto. O ideal é intercalar bem as disciplinas.

– Diversifique os métodos de estudo. Em 2 horas você pode ler sobre um assunto, assistir a uma aula ou resolver questões. Reservar um tempo para fazer resumos e esquemas também é recomendável. Tente tornar o estudo o mais dinâmico possível.

– Lembre-se de incluir na rotina de estudos, intervalos regulares. Alongue-se, vá ao banheiro, beba água ou coma algo leve.

– Dedique um tempo maior de estudos às disciplinas que você tem mais dificuldade e também àquelas que têm um peso maior na prova.

– Não esqueça de fazer revisões do conteúdo estudado periodicamente.

Planejamento pronto, agora é começar a estudar! É importante que você seja disciplinado e procure seguir rigorosamente o que foi definido. Mas se o estudo não estiver rendendo como deveria, talvez seja necessário fazer alguns ajustes na carga-horária.

Para melhorar o seu rendimento lembre-se de ficar longe das distrações!

Como em qualquer treino, estudar para concursos exige esforço, sobretudo no início. Mas, mantendo a persistência, logo a rotina vira hábito e, assim, você ficará mais próximo de conquistar seu objetivo!

E é desejando muito sucesso a você em 2015 que eu encerro esta edição Aprova Informa. Bons estudos e até a próxima!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *