Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso 2015 do Instituto Militar de Engenharia para Engenheiro Militar

Publicado em 7 de janeiro de 2015 por - 38 Comentários

IMEO Instituto Militar de Engenharia (IME), do Comando do Exército, abre todos os anos vagas no Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais (CACFG) da Ativa e da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares do Exército. As inscrições abrem no dia 13 de julho de 2015 e deverão ser feitas no site www.ime.eb.br. São admitidos candidatos do sexo masculino e feminino.

O IME tem a tradição de possuir um dos vestibulares mais difíceis do país, com questões abrangentes e que  exigem profundo conhecimento dos candidatos sobre os assuntos abordados.

O curso de formação, realizado no IME, no Rio de Janeiro, tem a duração de um ano letivo e após a sua conclusão o aluno é declarado aspirante a oficial do Quadro de Material Bélico. O aluno que concluir o 1.º ano do curso estará apto a prosseguir o curso de graduação, com duração de quatro anos.

SOBRE O CONCURSO

  • Edital 2015: publicado
    • Inscrições: 13/07/17 a 01/09/15
    • Cargo: Engenheiro Militar
    • Vagas: 98
    • Requisitos: ser brasileiro(a) nato(a), ter no mínimo 16 anos e no máximo 21 anos completados no período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso, ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio.
    • Remuneração: R$ 5.967,00 (após formado na Ativa)
    • Curso: curso de formação e graduação com duração de 5 anos no Rio de Janeiro-RJ (12/02/2016)
    • Prova: 15/10/15
    • Organizadora: IME

Requisitos

Dentre os principais requisitos, os candidatos devem:

– Ter concluído o ensino médio.

– Ter no mínimo 16 e no máximo 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para o quadro da reserva os candidatos devem ter no máximo 21 anos.

– Candidato do sexo masculino: ter altura mínima de 1,60m. Altura mínima de 1,57m para candidatos até 16 anos de idade, desde que o exame radiológico de extremidade revele a possibilidade de crescimento.

– Candidato do sexo feminino: ter altura mínima de 1,55 m.

Benefícios para os alunos da ativa

Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

Etapas

O concurso será dividido em Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF), a serem realizados nas datas estabelecidas no Calendário Complementar às IRCAM/IME. O EI tem caráter eliminatório e classificatório e a IS e o EAF são eliminatórios.

O Exame Intelectual tem caráter eliminatório e classificatório e é composto de duas fases:
1.ª Fase constará de prova objetiva de matemática, física e química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões, sendo 15 de matemática, 15 de física e 10 de química.
2ª Fase contempla três provas discursivas das matérias específicas (Matemática, Física e Química), e duas provas mistas (com questões objetivas e/ou discursivas) de Português e de Inglês, todas de caráter eliminatório e classificatório. A redação terá caráter apenas eliminatório.

As provas geralmente são aplicadas em cinco dias, sendo realizada no 1.° dia uma prova de múltipla escolha contendo 40 questões (15 de Matemática, 15 de Física e 10 de Química) com 5 itens cada. Nos dias que se seguem, são realizadas, na ordem: provas de Matemática (2.° dia), Física (3.° dia) e Química (4.° dia), contendo cada prova 10 questões discursivas. No último dia são realizadas as provas de Português e Inglês.

O candidato deve alcançar nota maior ou igual a 4 em cada prova discursiva e obter média geral final maior ou igual a 5.

Inspeção de Saúde (IS)

A Inspeção de Saúde tem caráter eliminatório. Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas no Exame Intelectual, bem como os candidatos convocados como excedentes, deverão apresentar-se no IME para a realização da Inspeção de Saúde devendo apresentar os resultados de alguns exames de laboratório. Confira aqui os exames e critérios desta etapa.

Exame de Aptidão Física (EAF)

O Exame de Aptidão Física tem caráter eliminatório, com exceção da prova de flexão de braços em barra horizontal fixa, que serve apenas como avaliação diagnóstica.

O candidato convocado para o EAF deverá apresentar-se levando traje esportivo (camiseta, calção ou bermuda e tênis). Durante a realização do EAF, será permitido ao candidato executar até duas vezes cada uma das tarefas, sendo a segunda tentativa no dia posterior ao da execução da primeira tentativa.

A aptidão física dos(as) candidatos(as) ao ingresso no IME é expressa pelo conceito APTO ou INAPTO, e é avaliada de acordo com os índices mínimos a seguir.

Candidatos do sexo masculino:

1.º Dia 2.º Dia
FLEXÃO ABDOMINAL (SEM TEMPO) FLEXÃO DOS BRAÇOS SOBRE O SOLO
(SEM TEMPO)
BARRA
(SEM TEMPO)
CORRIDA LIVRE
(DOZE MINUTOS)
18 9 apenas para efeito de avaliação diagnóstica. 1800

Candidatos do sexo feminino:

1.º Dia 2.º Dia
FLEXÃO ABDOMINAL (SEM TEMPO) FLEXÃO DOS BRAÇOS SOBRE O SOLO (SEM TEMPO) CORRIDA LIVRE
(DOZE MINUTOS)
14 6

I – abdominal supra

– posição inicial: o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice-versa). O avaliador deverá se colocar ao lado do avaliado, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do mesmo a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula (omoplata). Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício;

– execução: o candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição, e prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões abdominais, sem parada, será opção do candidato e não há limite de tempo.

II – flexão de braços

– posição inicial: apoio de frente sobre o solo, braços e pernas estendidos; para a tomada da posição inicial, o candidato deverá se deitar, em terreno plano, liso, apoiando o tronco e as mãos no solo, ficando as mãos ao lado do tronco com os dedos apontados para frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo, assim, que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura do ombro. Após adotar a abertura padronizada dos braços, deverá erguer o tronco até que os braços fiquem estendidos, mantendo-se os pés unidos e apoiados sobre o solo;

– execução: o candidato deverá abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, ou o corpo encoste no solo, estendendo, então, novamente, os braços, erguendo, simultaneamente, o tronco e as pernas até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será completada uma repetição. Deverá executar o número máximo de flexões de braços sucessivas, sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões de braços, sem paradas, será opção do candidato e não há limite de tempo.

Observação: para os candidatos do sexo feminino, durante o exercício de “Flexão dos Braços sobre o Solo”, será permitido o apoio dos joelhos sobre o solo, ficando a candidata, durante a execução da tarefa, apoiada nas mãos, nos joelhos e na ponta dos pés.

Flexão de braços em barra horizontal fixa

– posição inicial: pegada na barra em pronação, com os dedos polegares envolvendo-a (palmas das mãos para frente) e braços totalmente estendidos. As mãos deverão permanecer com um afastamento entre si correspondente à largura dos ombros e o corpo deverá estar estático;

– execução: após a ordem de iniciar, o candidato deverá executar a flexão dos braços na barra até que o queixo ultrapasse completamente a barra (estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço) e, imediatamente, descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos (respeitando as limitações articulares individuais), quando será completada uma repetição. O ritmo das flexões de braços na barra será opção do candidato.

Observações: não poderá haver nenhum tipo de impulso, nem balanço das pernas para auxiliar o movimento. A contagem de flexões será encerrada no momento em que o candidato largar a barra. Não há limite de tempo para execução.

Corrida de 12 (doze) minutos

– execução: partindo da posição inicial, de pé, cada candidato deverá correr ou andar a distância máxima que conseguir, no tempo de 12 minutos, podendo interromper ou modificar seu ritmo de corrida. A prova deverá ser realizada em piso duro (asfalto ou similar), e, para a marcação da distância deverá ser utilizada uma trena de 50 (cinquenta) ou 100 (cem) metros, anteriormente aferida.

Observações: é proibido o acompanhamento do candidato durante a tarefa, por quem quer que seja, em qualquer momento da prova. É permitida a utilização de qualquer tipo de tênis e a retirada da camisa.

Curso de Formação e Graduação

O Curso de Formação e Graduação do IME tem a duração de 5 anos. O candidato pode optar pelas seguintes especialidades da engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Ao fim do 2.° ano encerra-se o ciclo básico. É feita a média geral da turma, ativa e civis, para que seja feita uma classificação da turma, e pela qual, do primeiro ao último colocado será feita a escolha de especialidade.Os três anos seguintes, que constituem o período profissional, serão cursados de acordo com a escolha do aluno, dentro da especialidade que ele escolheu, ou teve que escolher.

  1. Alunos optantes pela ativa: têm instrução militar durante os 5 anos de formação, sendo promovidos ao posto de 1.º Tenente no início do 5º ano. Durante esse período, fazem jus a alojamento, alimentação, vencimento e fardamento. Também têm aulas sobre Administração Pública, Direito militar, Liderança e Chefia e outros temas necessários ao futuro Oficial do Exército Brasileiro (EB).
  2. Alunos optantes pela reserva: têm instrução militar apenas no 1.º ano do IME, sendo imediatamente declarados Aspirantes a Oficial e incluídos na reserva do Quadro de Engenheiros Militares (QEM). Apenas nesse período de formação militar, fazem jus a alojamento, alimentação, vencimento e fardamento. Nos quatro anos seguintes, prosseguem o curso de graduação como alunos civis.

Dentre as atividades, os alunos realizam: treinamento físico-militar (TFM), tiro, ordem unida, operações no terreno, visitas a quartéis e museus históricos militares e aulas de história militar.

IME

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.

Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

Siglas:

CG – Curso de Graduação (oficiais oriundos de AMAN)

CFG-A – Curso de Formação e Graduação – Ativa

CFG-R – Curso de Formação e Graduação – Reserva

ONA – Outras Nações Amigas

OFA – Oficiais de Outras Forças Armadas

Cfrm – Curso de Formação (civis já formados em Engenharia que fazem formação militar no IME)

Último concurso

O último concurso do IME para admissão no CFG foi realizado em 2014 e oferecei 65 vagas no CFG/Ativa e 33 no CFG/Reserva. Clique aqui e confira o manual do candidato.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

38 comentários

  • Otavio De Oliveira Braz

    Sempre tive interesse nessa instituição IME, pois a area de engenharia me agrada muito .
    e pretendo seguir carreira.

  • marcelo

    Meu nome é Marcelo eu quero entrar para exercito ou marinha fuzileiro naval e eu tenho 14 anos quando eu fazer 16 e tiver no 2 ano do encino medmedio posso entrar ?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Marcelo

      Com 15 anos é possível participar do concurso para o Colégio Naval da Marinha, veja mais informações no link:
      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/04/27/marinha-abre-230-vagas-no-colegio-naval/

      Abs.

    • sergio

      MARCELO
      EXISTEM BASICAMWNTE A CARREIRA DE OFICIAIS E DE SGT.

      UM EXIGE 2 GRAU COMPLETO, A OUTRA SO O 1.
      SUGIRO ENTRAR NO SITE DO EXÉRCITO BRASILEIRO E NO DA MARINHA.
      LA TEM TODAS AS INFORMAÇÕES.

  • Vitor

    Quero fazer parte do IME, mas moro na Bahia. A instituição disponibiliza moradia para os alunos?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Vitor

      De acordo com o site do IME:

      “BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DA ATIVA
      Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.”

      http://www.ime.eb.br/informacoes-gerais-2.html

      Abs.

  • Victória Moura

    Olá , tenho 16 anos e estou no 2° ano de ensino médio. Será que eu poderia cursar a prova ?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Victória

      Conforme descrito acima, é necessário ter no mínimo 16 anos e no máximo 21 anos completados no período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (2015), ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio. Você poderá participar no próximo ano.
      Veja mais informações no link: http://www.ime.eb.br/vestibular/cfg-ensino-medio/informacoes-gerais.html

      Abs.

  • DIEGO LIMA

    OLÁ , TENHO 17 ANOS E JÁ CONCLUIR O ENSINO MÉDIO, QUERIA SABER POR GENTILEZA QUANDO VAI SER EXATAMENTE O DIA DAS INSCRIÇÕES ??? E OS LOCAIS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS ??? QUERIA MUITO ENTRAR NO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA-IME , NO CASO NÃO SOU DO RIO DE JANEIRO-RJ , ENTÃO TEM ALGUMA AJUDA DE CUSTOS PRA OS ALUNOS???
    FICAREI MUITO GRATO SE ME RESPONDER , AGRADEÇO DESTE DE JÁ …..

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Diego

      O edital ainda não foi publicado, portanto, ainda não há informações a respeito das datas de inscrição.
      Sugerimos que entre em contato com o IME para esclarecer melhor suas dúvidas, pelos telefones (21) 2546-7007 / (21) 2546-7130 / (21) 2546-7131 / (21) 2546-7132 ou email vestibular@ime.eb.br

      Abs.

  • Chirstiane nacimento

    Ola ,gostaria de sabe ,se pra quem mora em Brasilia -DF ,eles irão eta disponibilizando alojamento , e se haverá local de prova tanbem em Brasilia -DF ?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Chirstiane

      Veja mais informações neste link: http://www.ime.eb.br/informacoes-gerais-2.html

      Abs.

  • Alisson

    Olá, tenho 21 anos e completo 22 esse ano. Queria saber se eu ainda posso ingressar no IME, e como faço. Agradeço desde já. OBRIGADO!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Alisson

      É necessário ter no máximo 21 anos completados no período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso.
      Para mais informações, sugerimos que entre em contato com o IME.
      Tel: (21) 2546-7007 / (21) 2546-7130 / (21) 2546-7131 / (21) 2546-7132 / Fax: (21) 2546-7139 ou vestibular@ime.eb.br
      Abs.

  • Daniela Alves

    Olá quero saber quando ira abrir as incrições para o IME?
    Bom não do Rio de Janeiro,sou do Pará então quero sabersi tem alguma ajuda como alojamento para os alunos ?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Daniela

      O edital ainda não foi publicado, deve sair neste mês.
      Quanto ao alojamento, de acordo com o site do IME:

      “BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DA ATIVA
      Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.”

      http://www.ime.eb.br/informacoes-gerais-2.html

      Abs.

  • Vitor

    Olá.. Meu nome é Vitor e tenho duas dúvidas..

    1ª Gostaria de saber se ao me formar no IME como oficial da ativa serei obrigado a servir como oficial ou terei a opção de sair das forças armadas se desejado sem ter nenhum tipo de punição.
    2ª Nos últimos anos qual das opções de formação (reserva ou ativa) tem tido maior número de candidatos por vaga.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Vitor

      Sugerimos que entre em contato com o IME:
      vestibular@ime.eb.br ou (21) 2546-7007 / (21) 2546-7139

      Abs.

  • Guilherme Pinotti Nogueira

    Olá,

    Estou no 8º semestre de Engenharia de Controle e Automação, é possível ingressar na carreira de Engenharia Militar com este curso?

    Obrigado!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Guilherme

      Para participar deste concurso é necessário possuir apenas o nível médio completo.

      Abs.

  • Rosana

    Como faço a escricao da minha filha

  • Raieza

    Ola,moro no Ceará mas longe de Fortaleza,o meu sonho é entrar pro exército,minha mãe não tem condições de pagar um alojamento e não tenho família na capital,como faço para fazer a prova?

  • João Vitor

    Tenho 19 anos, e estudo o ultimo ano do ensino médio e quero me ingressar no ime. como faco a minha inscrição?

  • EDILSON

    COMO FASO PARA PEDIR A EXCEÇÃO????

  • Karolayne Fialho

    Olá….. Tenho 17 anos, estou terminando o ensino médio, e moro em cáceres Mt, gostaria muito de fazer engenharia -IME mas moro muito longe será que teria como eu fazer ou não

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Karolayne

      O IME fica no Rio de Janeiro, veja mais informações no link:
      http://www.ime.eb.br/localizacao.html

      Abs.

  • VICTOR HENRIQUE

    JÁ ESTOU CURSANDO 8º PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL E TENHO 21 ANOS, QUAL O PROCEDIMENTO A SER FEITO NESSE CASO PARA QUE EU POSSA INGRESSAR NO IME?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Victor

      Sugerimos que veja mais informações no link
      http://www.ime.eb.br/pos-graduacao/admissao/informacoes-gerais.html

      Abs.

  • Andressa Gonçalvs

    Eu tenho 17 anos to no ultimo ano do ensino médio e gostaria muito muito mesmo de fazer engenharia só que eu moro longe eu moro em navegantes-sc sera que tem como eu fazer?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Andressa

      O IME fica no Rio de Janeiro, veja mais informações no link:
      http://www.ime.eb.br/localizacao.html

      Abs.

  • Augusto

    As inscrições de 2015 foram encerradas, correto ? Queria saber quando abrirão novas vagas.

  • Maria eduarda

    Oi tenho 16 e ano que vem faço 17, sempre fui desde criança apaixonada pelo exercito. Gostaria de saber se o senhor poderia me mandar por EMAIL as provas dos anos anteriores do IME, seria muita gentileza!
    Obrigada, um abraço!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Maria Eduarda,
      Tudo bem?
      Neste link você encontra as provas anteriores: http://www.ime.eb.br/vestibular/cfrm-nivel-superior/provas-anteriores-do-concurso-de-admissao-ao-cfrm.html
      Abraços,

  • Os comentários estão fechados.