Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

FELIZ CONCURSO NOVO EM 2015!!

Publicado em 2 de janeiro de 2015 por - 3 Comentários

Salve, salve, meus nobres alunos do Aprova!

Iniciamos hoje uma nova etapa e gostaria de parabenizá-lo logo de cara! Não sabe o porquê? Simples, meu/minha valente concurseiro (a): este será o ano da realização do seu maior objetivo – a conquista da tão sonhada vaga no serviço público!
Pensando nisso, abro 2015 com uma boa dica. Estive recentemente no Rio de Janeiro onde tive o prazer de encontrar, mais uma vez, um grande amigo e gramático – o prof. Fernando Pestana – e receber dele sua mais recente publicação: “AS DÚVIDAS DE PORTUGUÊS MAIS COMUNS EM CONCURSOS”. Analisei o livro nos poucos dias que tirei para descansar e verifiquei a praticidade, “de A a Z”, do livro. É uma boa ferramenta! Claro, se você já tem o “Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa” do Cegalla ou as “1001 dúvidas de Português” do Ernani Terra, tem também bons materiais de apoio. Fica, porém, minha primeira dica de 2015! 😉
Para não perder a viagem, vou mandar uma rapidinha aqui, dos “famigerados” Fatos da Língua Culta. Vamos lá: vale você tomar muito cuidado com os nossos amigos, os parônimos.
Observe esta notícia: “O dólar comercial subiu em função da eminente escassez de investimentos em moeda estrangeira no país“.
“Eminente” ou “Iminente”?
Se você ficou na dúvida, é bom dar uma estudada nos tais dos parônimos! Eles costumam derrubar os desavisados! No excerto acima foi usado “eminente” no lugar de “iminente”. Não “dê mole”, meu/minha aluno(a)! “Eminente” é um adjetivo que quer dizer “alto”, “elevado” (colina eminente, lugar eminente, prédio eminente) ou, no sentido figurado, “importante”, “excelente”, “superior” (eminente doutor, eminente professor, eminente senador); já “iminente” é o que está prestes a acontecer. Normalmente se usa em textos que mostrem algum tipo de perigo ou ameaça (“perigo iminente”, “risco iminente” ou mesmo “iminente escassez”, como queria o sujeito que escreveu a notícia). Sacou?
Então é isso! Até a próxima!!

AM Ben Noach.

P.S.: Estou sempre às ordens! Pode me procurar e me adicionar no Facebook!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *