Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Petrobras – Análise da prova (Tec. Log. Transp. Jr – Controle)

Publicado em 9 de dezembro de 2014 por - 2 Comentários

Olá futuros aprovados!

Em relação às minhas disciplinas, a prova de Técnico de Logística de Transporte Júnior – Controle foi bem tranquila, sem grandes surpresas. Na verdade, esperava até uma prova mais difícil.

Para equilibrar melhor os conteúdos do edital, poderiam até ter explorado mais os conteúdos de Logística e Cadeia de Suprimentos e Transporte Aquaviário e Aéreo, que foram pouco cobrados.

Pela minha análise, apenas uma questão é passível de recurso (questão 30 – comentário abaixo).

Aos que conseguiram uma boa pontuação, peço um pouco de tranquilidade, humildade e paciência, pois somente o resultado final poderá confirmar seu bom resultado. De qualquer forma, estarei torcendo para que vocês sejam aprovados!

Aos que não alcançaram uma boa pontuação, não se sintam derrotados! Saibam que o estudo nunca é um esforço em vão. Também não se esqueçam de que aprendemos mais nos erros do que nas vitórias, de que somos imperfeitos, mas que devemos estar em constante evolução.

Continuem focados, motivados e firmes nos estudos!

Um abraço!

André Sandes

ANÁLISE – QUESTÃO 30

30. Substâncias irritantes são aquelas que podem provocar lesões de natureza inflamatória na pele ou nas mucosas. A seguinte substância é classificada como irritante:
(A) metanol
(B) amoníaco
(C) benzeno
(D) água sanitária
(E) tolueno

Gabarito oficial: Letra D (água sanitária)

A questão apresenta duas alternativas corretas, pois além da água sanitária, o amoníaco também é uma substância irritante, conforme demonstrado nas referências abaixo:

“Conhecido como amoníaco ou amônia. Usado em limpeza doméstica, saponificações de gorduras e óleos. É tóxico e irritante aos olhos.” (SoQ – Portal de Química)

Amoníaco, gás amoníaco ou amônia (NH3), é um gás incolor, alcalino e irritante em condições normais de temperatura e pressão.” (Cetesb.sp.gov.br)

“A amônia, com símbolo químico NH3 (…) O gás é um irritante poderoso das vias respiratórias, olhos e pele. Dependendo
do tempo e do nível de exposição podem ocorrer efeitos que vão de irritações leves a severas lesões corporais.” (Norma Técnica 03/2004 – MTE)

“A amônia é um gás tóxico, incolor, mais leve que o ar (…) possui odor forte, sendo irritante às mucosas.” (Avaliação de sistemas de monitoramento de gás amônia em galpões avícolas com ventilação negativa – Dissertação de Mestrado)

Portanto, conforme embasamento teórico, a questão deve ser anulada, pois apresenta duas alternativas possíveis (Letras B e D).

Referências:

Bases – Portal da Química
Disponível em: http://www.soq.com.br/conteudos/ef/funcaoquimica/p2.php

Amônia – Cetesb
Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/mortandade/causas_contaminantes_amonia.php

Nota técnica nº 03/2004 – Refrigeração Industrial por Amônia – MTE 2005.
Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BCB2790012BD580E60A0282/pub_cne_refrigeracao.pdf

Amaral, M. F. P. do. Avaliação de sistema para monitoramento de gás amônia em galpões avícolas com ventilação negativa. Viçosa: UFV, MG. 2007. Dissertação Mestrado.
Disponível  em: http://www.ufv.br/dea/ambiagro/gallery/publica%C3%A7%C3%B5es/tesemairams.pdf


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *